Resenha: Sob o calor do sertão - Nana Pauvolih



Sob o calor do sertão 
Independente
E-book 
Classificação: 
Sinopse: Sob o calor do Sertão é um conto, baseado em um livro da autora, ainda manuscrito. Retrata o encontro de duas pessoas totalmente diferentes: Elisabeth Medeiros, uma socialite carioca, escritora, que resolve visitar o Nordeste para escrever um livro mais realista; e Marcus Lobo, um médico cheio de ideais, que abandonou tudo para viver no sertão da Bahia, lutando contra doenças, fome e miséria. Para Lisa, é um choque de realidade. Ela vê coisas que nunca pensou existir, não sabe se aguenta uma vida tão longe do conforto com o qual está acostumada. Mas se apaixona loucamente pelo médico bruto, grosso, que enfrenta a todos por um mundo melhor. Um amor que tem tudo para dar errado. Mas que pode mudar a vida de duas pessoas.

Ficção / Literatura Nacional / Romance

Elisabeth Medeiros é uma escritora bem sucedida, uma socialite carioca,  com a vida “perfeita”, e ao escrever o manuscrito de seu novo livro resolve visitar o nordeste brasileiro, mas ao pegar uma estrada errada, acaba em uma pequena cidade no interior da Bahia e essa experiência vai mudar completamente sua vida.

Dr. Marcus Lobo trabalha no único posto de saúde na região, um homem introspectivo, e um tanto grosseiro, mas que possui um enorme coração. Ele luta contra a fome e a miséria e tenta levar um serviço de saúde de qualidade para  a população que já vive com tantas mazelas no sertão.

Após sofrer uma acidente Elisabeth vai parar no posto onde Marcus trabalha e a partir desse encontro, muitas coisas surgem.

Nana Pauvolih escreveu um romance singular, sob o calor do sertão, expõe a triste realidade de milhares de brasileiros no nordeste do Brasil, a autora colocou em detalhes as aflições vivenciadas por um povo sofrido, a falta de saneamento básico, saúde, educação todas as mazelas que acometem aquele povo. Foi uma experiência única e diferente, me senti parte das descobertas da personagem e extremamente triste em saber a realidade que algumas pessoas vivem.

A autora poderia ter abordado ainda mais o viés crítico da obra, parabéns a autora que prova que literatura pode ser mais do que divertimento, servem também para críticas e abrir os olhos do povo. De todos os romances da autora este é diferente, a narrativa está mais rápida, em alguns momentos mais densa, Nana consegue transitar entre a leveza e a aspereza que a trama pede.

O romance despertado na história é interessante, no início pensei que jamais daria certo, mas a autora consegue me convencer e comprei o romance, ainda não gosto do Dr.Marcus Lobo, mas, confesso que ele e Elisabeth fazem um casal dinâmico e leve.

Estou ansiosa para ler o restante da história que possui personagens cativantes, uma ótima narrativa e boa condução de enredo.

Quotes:
"Está sendo muito difícil admitir isso, quando me acha um grosseirão?"

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Ele me deixa muito feliz!