[Resenha] Pax - Sarah Pennypacker


Pax
Autora: Sara pennypacker
Editora: Intrínseca
Skoob
Onde comprar: Amazon 

Sinopse: Peter e sua raposa são inseparáveis desde que ele a resgatou, órfã, ainda filhote. Um dia, o inimaginável acontece: o pai do menino vai servir na guerra, e o obriga a devolver Pax à natureza. Ao chegar à distante casa do avô, onde passará a morar, Peter reconhece que não está onde deveria: seu verdadeiro lugar é ao lado de Pax. Movido por amor, lealdade e culpa, ele parte em uma jornada solitária de quase quinhentos quilômetros para reencontrar sua raposa, apesar da guerra que se aproxima. Enquanto isso, mesmo sem desistir de esperar por seu menino, Pax embarca em suas próprias aventuras e descobertas.
Alternando perspectivas para mostrar os caminhos paralelos dos dois personagens centrais, Pax expõe o desenvolvimento do menino em sua tentativa de enfrentar a ferocidade herdada pelo pai, enquanto a raposa, domesticada, segue o caminho contrário, de explorar sua natureza selvagem. Um romance atemporal e para todas as idades, que aborda relações familiares, a relação do homem com o ambiente e os perigos que carregamos dentro de nós mesmos.
Pax emociona o leitor desde a primeira página. Um mundo repleto de sentimentos em que natureza e humanidade se encontram numa história que celebra a lealdade e o amor.

= = = Resenha = = = 


Oi genteee! Tudo bom?

Vocês se lembram quando a Darkside chegou ao mercado trazendo edições lindas, todas trabalhadas na capa dura? Eu ficava babando nas capas esperando por alguma resenha que comentasse sobre os livros. Eu me lembro que na época até levantou-se a questão de que, livros eram objetos de decoração e não de disseminação de conhecimento e diversão.

As editoras, vendo o crescimento e a quantidade de vendas, foram no embalo e começaram a investir em edições igualmente lindas também em capa dura. Uma dessas obras é um lançamento de julho de 2016 da editora Intrínseca.

Pax é um livrinho bonitinho, fofinho e "emocionantezinho"; mas, "inho" demais. Ao menos para mim.

"Dois, mas não dois. Inseparáveis. Bem... antes de ontem eu tive certeza de que Pax tinha encontrado comida. Eu senti. E ontem, quando vi a lua, eu soube que Pax estava vendo o mesmo que eu naquele momento."

O livro conta a história de Peter. Uma criança que foi criada pelo pai, já que perdeu a mãe ainda muito novo e tem em Pax; uma raposinha órfã que foi adotada ainda filhote, um exemplo de amigo sincero e fiel. 

O pai de Peter é chamado para servir na guerra, sem ter com deixar deixar a criança ele decide que a criança deve ficar com o avô enquanto a guerra não termina. Com medo de que a raposa estranhe a nova casa ou atrapalhe na movimentação, causando alguma queda perigosa de seu pai, o pai de Peter decide devolver Pax a seu habitat natural.

Nesse ponto o livro se divide em dois pontos de vista. O primeiro, do próprio Peter, mostra um menino que percebe que sua vida não está completa sem seu amigo. E a narrativa de Pax, que demonstra um carinho, inocência e lealdade pela única família que ele conheceu.

"Pax amava seu menino, mas, acima disso, sentia-se responsável por ele. Tinha o dever de protegê-lo. Quando não podia cumprir esse papel, a raposa sofria."

No caminho de ambos os protagonistas passam outros personagens que acabam ensinando e aprendendo com eles. provocando uma evolução na história.

"Estou exatamente onde deveria estar e fazendo exatamente o que deveria fazer. Isso é paz."

A escrita é rápida e fluida, as 300 páginas passam e você nem as percebe. O final é um tanto quanto previsível, mas, não tira seu encanto e emoção. O que talvez tenha me decepcionado tanto, foi o hype gerado em cima de um livro que acabou sendo apenas: fofinho.


Quanto a edição a Intrínseca saiu de sua zona de conforto. As ilustrações e detalhes nas páginas fazem o miolo do livro tão lindinho quanto a capa. A fonte e espaçamento também estão diferentes; maiores me pareceu mais confortável. Provavelmente pensado para um público mais jovem.





Fico por aqui pessoal.



Beijossss







Post válido para o TOP COMENTARISTA de MARÇO/2017

18 comentários :

  1. Oi Tays, tudo bem?
    Eu fiquei doida por este livro na época, mais pela boniteza do que pela história em si. Eu gosto da premissa deste livro, e mesmo ele não tenho grandes emoções acho que a leitura vale a pena para aqueles dias de ressaca literária ou quando se está na bad e precisa-se um livro que aqueça o coração.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Tays!!!
    Tem um bom tempo que estou doidinha para ler o livro, já li muito nas resenhas que a historia é muito linda,e ainda se tratando da época em que vive o personagem acho que mexe com o coração de muita gente acredito eu, vamos ver se consigo ler ainda esse semestre não só porque li a resenha mais para saber realmente se vou gostar.
    Até mais!!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, a trama é simples mas muito bem construída e dotada de momentos emocionantes. A diagramação está encantadora com essas cabeças de raposas no início de cada capítulo, adorei. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Pode parecer estranho mas sou tipo louca por raposas kkk sabe como todos querem um cachorro? eu quero uma fox S2
    Amei a resenha e super, super leria esse livro. Me emocionei um pouco por ele ir atrás do bichinho

    ResponderExcluir
  5. Achei esse livro lindo, como você disse, saiu muito da zona de conforto da Intrínseca, afinal, a maioria dos livros deles são considerados normais, sem muitos detalhes, a história pelo que vi, muitas pessoas falam super bem (até comparam um pouco com o estilo do O Pequeno Príncipe) e outras acham um pouco sem graça, pela resenha acho que terei que concordar com você, pra mim parece ser um livor muito "inho", sem grandes acontecimentos ou um momento de tensão, não sei se leria, mas se tiver a oportunidade, porque não lê-lo? Mas acho que não iria atrás.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Poxa ler mais e mais sobre esse livro está me deixando em super depressão, porque estou sem dinheirinhos e estou desejando esse livro mais do que nunca. Esse é um livro que eu tenho namorado de longe já faz algum tempo. Se quer saber, sempre me lembrou muito o desenho do cão e a raposa. No entanto, percebe-se que é tão fofo quanto, mas tem uma história bem diferente. Como uma apaixonada e protetora de animais, sei que não é fácil ter que se separar do fiel amigo, com certeza vou ficar cativada por essa amizade tão pura e sincera entre o Peter e Pax

    ResponderExcluir
  7. OI.
    Que coisa mais linda, achei diferente de um maneira muito positiva, podemos tirar varias lições de livros como este, fiquei triste pelo menininho que perdeu seu tão adorado amigo, mas infelizmente esse não era seu habitat natural, estou louca para saber qual será o desfecho final desse livro, ansiosa demais para ler.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Realmente só depois que a Darkside fez sucesso que as editoras passaram a valorizar mais as edições, vendo que isso super influencia os leitores que, assim como eu, julgam os livros pela capa kkk Super me interessei por Pax desde o lançamento, mas é aquela coisa ''vivo colocando e tirando ele da minha lista de desejados'' talvez por sempre achar que ele iria mesmo ser ''inho'' demais. O enredo em si é emocionante e já quero conhecer o desfecho da história dessa amizade. Talvez se eu tiver uma oportunidade eu leia.

    ResponderExcluir
  9. Oi Tays, tudo bem?
    Até que enfim as editoras estão fazendo a tarefa de casa né, e criando essas edições incríveis. Achei super diferente termos a visão do Peter e do Pax. O do menino eu até esperava, mas a visão da raposa foi uma surpresa. Já vou adicionar o livro no skoob para não esquecer dele.
    Beijos
    [SORTEIO]Baile Literário
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  10. Acredito que demorou muito para as editoras seguirem o mesmo caminho da Dark Side... A capa do livro chama a atenção para a leitura, vejo isso no meu trabalho direto, um livro que a capa esta bem feita, bem trabalhada, chama a atenção para a pessoa ler a sinopse, e a sinopse bem feita, faz com que a pessoa leve o livro..
    Porem com esse livro, ele tinha me convidado pela capa, POREM, a sinopse não havia me comprado muito (apesar de ser com raposa e eu amooooo raposas.. rs) e por isso não li o livro..(fora a falta de dinheiro..) mas a sua resenha, com as "frases" do livro, me atraiu.. vou por na minha lista.. ^^ bjss

    ResponderExcluir
  11. Tays, esse livro parece ser um amorzinho. Só conhecia a capa, nunca li a sinopse ou uma resenha e posso dizer que eu amei a história. Fiquei com tanta dó do Pax ser deixado na floresta, imaginei a dor que o Peter sentiu. Gostei do fato do livro ser narrado no ponto de vista do Peter e Pax, mostra como eles não podiam se distanciar, e o amor que os dois obtiveram um pelo outro com o passar do tempo.

    ResponderExcluir
  12. Tays!
    Gosto de livros sobre amizade e principalmente com animais, porque tudo é muito puro, os sentimentos são fortes e verdadeiros.
    Não sei o que faria sem meus bichinhos de estimação.
    Achei apenas que o protagonista é bem jovem para empreender tamanha aventura.
    Desejo uma ótima semana !!
    “Se sabemos exatamente o que vamos fazer, para quê fazê-lo?” (Pablo Picasso)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  13. Realmente este livro está com uma edição maravilhosa. Que pena que a história não é tão envolvente quanto pensava, e chega até a ser infantil. Quero muito ler este livro, e agora já vou avisada que a história é emocionante, mas nem tanto. Gostei da história apresentar a relação entre um garoto e um animal silvestre. Enfim, gostei da sua resenha, mesmo com seus pontos negativos, quero muito conferir a história.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  14. Eu acho linda essa capa, tenho ele mas infelizmente ainda não, pretendo em breve. Amei a sua resenha e estou ansiosa para ler sobre o amor do menina e da raposa. Os quotes que escolheu também são ótimos e me deixaram com mais vontade ainda de ler logo.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Tays!!
    Adoro ler livros sobre amizade de animais e pessoas!! A edição desse livro está maravilhosa!! Gostei muito da resenha e aumentou minha vontade de ler esse livro!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Eu olhava pra esse livro e posso dizer que não imaginava uma história tão profunda. Achei maravilhoso que a Intrínseca começou a investir nesse tipos de livros e posso dizer que ela tem feito um trabalho maravilhoso digno de competir com a editora Darkside. Eu gostaria de ler esse livro pra poder me emocionar com esse enredo, na verdade confesso que a parte que mais me.interessa é a da raposa. Obrigada pela resenha.

    ResponderExcluir
  17. Ta aí um livro que não me interessou em nada. Acho que não sou chegada a animais narrando histórias (exceto A revolução dos bichos porque NÉ)
    Sobre as edições, eu acho que devem sim ser bonitas mas de nada adianta se o conteúdo não convence. Aliás, as edições da Darkside são belíssimas, mas um livro que li deles já vou colocar pra sorteio porque achei bem inho, mas nesse caso CHATINHO mesmo hahahaha
    Talvez Pax tenha sido escrito mesmo voltado para um público mais infantil/juvenil.

    Duas Leitoras - no Top Comentarista de Março você pode escolher entre 4 livros!

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Quando vi esse livro logo fiquei bem interessada na historia, mas lendo algumas resenha vi que é um livro bem fofinho e emocionante, só que não é muito o tipo de livro que gosto de ler, por isso acho que não é um livro que iria me envolver e conquistar, mas adorei esse capricho da editora com a edição parece esta linda !!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Ele me deixa muito feliz!