[Resenha] As coisas que perdemos


As coisas que perdemos
Autor: Denise Flaibam
Independente
Skoob
Onde comprar: Amazon


Sinopse: O mundo acabou como uma tempestade. Primeiro houve o caos, e então o silêncio. 
A Morte se espalhou pelas ruas de todo o mundo. Morte, porque ela tomou a humanidade para si. O silêncio do fim foi substituído por uma orquestra de sons grotescos, pelo arrastar lento e caótico de corpos moribundos; pelos sons do medo. 
O que antes regia a sociedade não existe mais. Tudo foi deixado para trás. 
Viva ou morra. Lute ou morra. Mate ou morra. 
Dylan ouviu falar sobre um lugar seguro. Lá, ela e Max podem ter uma nova chance. O garotinho de quem ainda está cuidando, mesmo quando tudo acabou, é o seu gatilho para seguir em frente. Se não existe esperança, para que lutar? 
As fronteiras artificias que marcam o fim do mundo trilham perigos e incertezas para aqueles que escolheram viver, e uma assustadora pergunta passará a comandar todos os movimentos dos que ainda resistem: até onde você irá para sobreviver?


= = = Resenha = = =


"Era a praga, a maldição que se abatera sobre o mundo e levara bilhões de pessoas a caminhar pelas ruas, famintas por carne humana." 



Oi genteee! Tudo bom?

Mês passado colocamos para escolha de vocês qual livro leríamos para fazer uma resenha em conjunto. A Ana Paula e eu (Tays) lemos o livro e viemos trazer nossas conclusões.

Como a Ana escreve muito melhor do que eu (mais pura verdade) fiz apenas alguns comentários que estarão de vermelho. Aproveitem ;)

Começamos conhecendo Dylan e Max. Dylan é uma adolescente que está prestes a sair de uma zona "segura" para fugir da ameaça que assola o mundo. Max é o garotinho de quem ela cuida e que é como se fosse seu irmãozinho mais novo. Max é um garoto excepcional. Gostei muito desse personagem, trouxe um sentimentalismo a mais para a trama, deixando o leitor desesperado e apreensivo.
Infelizmente, Dylan não me conquistou ao ponto de se tornar uma das minhas personagens preferidas, nem a mim. Peguei birra da descrição dela, não a via nem loira e o nome Dylan me soou muito masculino. O cargo de melhor personagem ficou para Iris, uma mexicana arretada que faz parte dos Salvadores, grupo que Dylan e Max encontram depois de fugir da zona segura. 


"Mire na cabeça, atire e não olhe para trás".


Sei que é difícil criar um enredo que seja diferente de algo que já vimos na TV ou lemos em algum outro livro com o mesmo tema, mas Denise conseguiu inovar em algumas partes: comecemos com os personagens principais - uma criança e uma adolescente. Até hoje, NUNCA li um livro ou vi uma série onde os personagens principais fossem tão novos. Sim, em TWD temos Carl; em Z Nation, a Addy e o 10.000 (que parecem ser adolescentes). Nos livros, li As Crônicas dos Mortos e Ivan e Estela (os personagens principais da trama) são adultos, apesar de ter uma penca de filhos! rsrsrsrs Em Terra Morta, Tiago é o personagem principal da trama, como a narrativa é em primeira pessoa, acredito que ele tenha em torno de 25 anos, pois o mesmo não possui mais os pensamentos e atitudes de um adolescente. 



"Max nunca, nunca, desde que ela o conhecia por gente, havia deixado outra pessoa que não ele usar aquela máscara. E ali estava o menino, estendendo-lhe seu símbolo de destemor para que Dylan o pegasse." 


Outro ponto que me surpreendeu foi a criação dos zumbis. Eles têm uma diferença dos quais estamos habituados: durante o dia, são letárgicos e pouco perigosos; a noite, são feras terríveis, fortes, prontas para atacar e matar qualquer ser humano. E nos pregar vários sustos. kkkk


"Dano no cérebro; fácil assim, certo? Não. Se fosse fácil, eles não teriam perdido o mundo para aquelas criaturas. Famílias, amigos, vizinhos, a humanidade não teria sucumbido a algo tão devastador se fosse tão fácil assim se livrar disso."


Não vou falar isoladamente de cada personagem, mas como assisto a TWD e Z Nation, não pude deixar de comparar alguns personagens do livro com outros das séries. Também reparei que a "Misericórdia" é um termo usado tanto na série Z Nation quanto neste livro. 
No mais, gostei de como a autora não teve dó de matar personagens que julgaríamos essenciais para a trama; também gostei do romance improvável e de imaginar um segundo romance vindo por aí. 
Denise não aposta no clichê, ela trabalha as emoções e situações dos personagens e nos deixa com aquele gostinho de quero mais. Terminei o livro maldizendo a autora por ter me feito ficar encantada e puta da vida durante a leitura. Mesmo assim, tenho que admitir: Gostei demais! ;) 

"Podemos morrer amanhã. – Ele repetiu o que ela dissera no primeiro dia em que ficaram juntos. Íris abriu os olhos, enfezada, e encontrou os dele a encará-la seriamente. O sorriso voltou, e ela o odiou tanto que chegou a amá-lo."


A narrativa é em terceira pessoa, acompanhando os personagens e principalmente Dylan. Gosto muito desse tipo de narrativa, nos dá uma visão mais ampla de todo o cenário. Encontrei alguns erros de revisão, nada que prejudicasse minha leitura (eu fiquei irritada), mas que vale a pena ser mencionado para, quem sabe, ser sanado no futuro. A capa é perfeita, linda e condizente com o enredo, nos deixa ávidos para saber o que nos espera nessas páginas. 
Só senti falta de uma ambientação. Não sabemos, em momento nenhum, em que cidade, estado ou país os personagens estão. América do Norte, talvez? Pelo clima? Mas, me pareceu um artifício da autora para nos colocar onde quisermos. Talvez um mundo pós mudanças climáticas, por exemplo.

Enfim, indico sim a obra. Gostei muito de conhecer essa história e confesso, estou mega hiper curiosa para ler o livro 2. Se vocês gostam desse tipo de leitura, recomendo de olhos fechados. Para aqueles que nunca leram nada do universo zumbi, este é um ótimo livro para começar, aqui, vocês vão encontrar ação e suspense na medida certa!

Boa leitura pessoal!



Beijos, Ana e Tays.


Post válido para o TOP COMENTARISTA do mês de MARÇO/2017




13 comentários :

  1. Não por onde começo a falar como gostei da historia, achei bem construída e com protagonistas protegendo quem ama, também estranhei o nome Dylan me faz pensar que é menino mas isso não me impede de ler o livro, também gostei da maneira como a autora desenvolveu esses zumbis de uma maneira bem criativa e já imaginei assustadores.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi meninas! Ai que resenha linda JKASNFUIASBIABIAGBASU
    Fiquei muito feliz por ACQP ter sido escolhido para a sua leitura conjunta, e agora por ver suas opiniões! Foi o livro que eu "menos" tive dó de matar oersonagens, porque num apocalipse zumbi tá meio que liberado morrer de repente :P
    Desculpa qualquer sofrimento!
    Espero que a Dyl ganhe mais o coração de vocês no próximo volume (o nome dela foi proposital pra causar 'ué?' :P). Ela tem um mega crescimento no livro 2, e a dinâmica com alguns personagens vai tornar a jornada dela bem interessante. O meu arco favorito, tho, sempre será o da Íris. E se vocês já gostaram dela, espero que amem ainda mais!
    Obrigada pela resenha e por terem acreditado na história :')

    Beijos,
    Denise Flaibam <3

    ResponderExcluir
  3. Olá meninas, tudo bem?
    Adoro este formato de resenha, dá pra ter mais de um ponto de vista. Não curto muito o universo dos zumbis, então não me interessei pelo livro. Adoro histórias narradas em terceira pessoa, e este negócio de não falar a cidade pra gente imaginar como quisermos é bem massa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi meninas.
    Até eu que não li o livro outou curiosa pelo segundo.
    Achei a premissa bem interessante, já estou apaixonada pelo pequeno Max, estou curiosa para conferir a tragédia dos personagens, enfim esse vai para minha lista com certeza.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Ola, em meio a tantos clichês tematizados de apocalipses zumbis, surge algo inovador e ousado. Estou muito curioso para ler o livro, uma vez que esses seres criados pela autora são caracterizados com elementos diferentes. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ana e Tays!!
    Adorei a resenha em conjunto!! Gostei bastante da premissa do livro e como o livro livro tem zumbis no meio logo fiquei bem interessada na história!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  7. Ana e Tays!
    é verdade o inusitado do fato de ter protagonistas tão jovens em livros de zumbis, ainda não tinha lido nada exclusivamente com crianças dessa idade.
    Gosto de livros com zumbis e acredito que seja uma boa pedida para leitura, apesar dos erros apontados pelas duas, deveria ter um revisão melhor.
    Parabéns pela resenha em dupla.
    “Não há nada bom nem mau a não ser estas duas coisas: a sabedoria que é um bem e a ignorância que é um mal.” (Platão)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Tinha visto esse livro antes e ficado bem curiosa principalmente pelo titulo que logo me chamou atenção, gostei muito dessa historia, acho que mesmo a Dylan não conquistando tanto os outros personagens acabam trazendo uma historia bem interessante e parece que a autora consegue criar um mundo bem interessante, fiquei curiosa para poder ler !!

    ResponderExcluir
  9. Embora eu assista e jogue muitas coisas que envolvem zumbis, não leio muito sobre eles. Esse livro já havia chamado minha atenção antes, e depois de ler sua resenha constatei de que vale a pena passar por essa nova experiência.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito do enredo. Realmente o nome Dylan soa masculino, bem no comecinho da resenha imaginei um personagem masculino mesmo. Legal ter referências dessas séries, eu parei de ver TWD no meio da quarta temporada, mas gosto do tema e realmente não dá para inovar tanto em cima do tema, mas parece que ficou ótimo. Uma pena que tenha alguns erros de revisão. Gostei da resenha e me interessei pela obra.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  11. Eu achei o enredo interessante mesmo e até deu vontade de ler o livro, acho que nunca peguei um livro de zumbi pra ler então vai ser uma experiencia bem diferente e como você disse que esse livro séria ótimo pra começar vou tentar ler. Olha não vou julgar o nome da personagem não mas não tem como negar que Dylan assim que eu leio esse nome me vem um menino mas ok. Obrigada pela resenha e gostei de saber a opinião das duas.

    ResponderExcluir
  12. Adorei o enredo do livro, nunca li livros de zumbis, então seria uma leitura totalmente nova, admito que para mim Dylan era um garoto, mas se diz que é uma garota, então ok, é uma garota.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Não sabia que teria continuação. Vi algumas resenhas, adicionei à minha lista e como esses dias estava gratuito na Amazon, baixei. Achei legal essa construção dos zumbis e que eles sejam diferentes a cada período do dia.
    Acho que não sentirei falta da ambientação, na verdade não sou muito ligada a isso. Só me irrito quando se passa em Londres kkkk tô saturada!

    Beijos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Ele me deixa muito feliz!