[Resenha] Não Fuja!



Não Fuja!
Trilogia Não Pare! - Livro #3
Autora: FML Pepper
Editora Valentina
Skoob
Onde Comprar: Americanas - Submarino

Sinopse: Vida. Morte. O que há entre elas? Antes e depois delas? Dois universos tão distintos e intimamente ligados. Como não sucumbir ao desejo que lhe drena a vida? Como aceitar que existe morte em vida e vida na morte? O que fazer quando a morte é a centelha que pulsa na vida, embebida de escuridão? A bússola da existência gira e aponta: o medo é uma opção; a vida, uma batalha; a morte, uma bênção.


=== Resenha sem Spoiler dos livros anteriores ===

Antes de começar  resenha, aconselho que, você leitor que ainda não conhece a Trilogia Não Pare!, leia as resenhas dos livros anteriores (Não Pare! e Não Olhe!), pois a sinopse desse livro é bem esquisita e, sem conhecimento nenhum do enredo, poderá ficar perdido.

Partindo de onde Não Olhe! parou, vamos acompanhar Nina em sua jornada em Zyrk por respostas, e confesso, essa dimensão criada pela autora é maravilhosa! Eu adoro os personagens que nela vivem e o modo como são insensíveis não porque querem, mas por ser de sua natureza. Neste último livro, vamos desvendar muitos dos mistérios que rondam a lenda de Zyrk e também o passado de Nina.


"Tinha ciência de que seus dias estavam contados e de que nunca haveria um futuro para nós. Ele havia me enganado novamente, mas não em proveito próprio. Todas as loucuras que fez foi para me manter viva, para me livrar da sua gente. Senti o gosto amargo da decepção sendo gradualmente substituído pelo doce sabor do perdão. Quem diria? Minha Morte dera sua vida por mim."


O começo do livro foi bem interessante e cheio de reviravoltas. Foi tão bom que em algumas horas consegui ler metade do livro; mas aí, aconteceu: Nina sendo Nina. 
Para melhor compreensão: No primeiro livro, Nina era uma personagem intragável - adolescente mimada, mimizenta e cheia de "não me toque". No segundo livro, ela cresceu exponencialmente, passou a ser mais forte e destemida, começou a lutar pelo que acreditava e pelas pessoas que amava. Quando comecei o terceiro livro, encontrei essa Nina do segundo livro e acreditei que ela continuaria assim... ledo engano! Na melhor parte do livro, na hora do vamos ver, Nina assumiu um estado de indecisão que quase me fez parar a leitura. Tanto foi que eu demorei quase uma semana para terminar o livro, de tão decepcionada que fiquei com o decaimento da personagem.

Não é que o livro seja ruim, pois não é! A ideia da autora de criar outras dimensões e fazer Nina interagir com sua própria Morte é maravilhosa! Vocês precisam conhecer Zyrk e seus clãs; cada um diferente do outro, mas com muita bagagem emocional e outros atrativos que encantam o leitor. Apenas me decepcionei com a Nina voltando a ser indecisa.


"E se eu nunca fui o fruto de um amor impossível entre duas espécies distintas, mas sim o produto de um desejo doentio e avassalador? Seria eu o vírus da morte, a semente de uma negociação amaldiçoada? Teria meu pai realmente amado minha mãe em algum momento ou apenas desejava usufruir de seu corpo? Stela foi enganada ou havia compactuado do terrível pacto? Teria ela sido capaz de fazer uma loucura desse nível? Seria por isso que nunca falou sobre ele ou sobre seu passado? Por vergonha?"


Rick também me decepcionou em alguns pontos: Eu me apaixonei pelo cara marrento, mandão; o guerreiro que enfrenta a tudo e todos. Neste livro ele continua com essas qualidades, mas gente!, virou uma melação entre ele e Nina que olha... quase morri de diabetes! rsrsrsrsrs Não me importo de haver romance, desde que ele seja natural, algo que viveríamos na realidade. 
Entretanto, não posso deixar de dar os parabéns a autora pela construção do romance entre os personagens - para quem não sabe, a Morte não possui sentimentos bons como amor, carinho, alegria, e introduzir esses sentimentos em uma pessoa que nunca os vivenciou, foi lindo de ler! De verdade! <3

O enredo é bem construído e não deixa pontas soltas. A narrativa continua em primeira pessoa, pelo ponto de vista de Nina, mas nesse volume, temos a narrativa de um outro personagem que eu não vou contar quem é. Leiam e deliciem-se com a surpresa! 


"Richard era bom, só não entendia os sentimentos que eu provocava nele. E nesse ponto ele seria sempre selvagem, o território desconhecido."


A capa da trilogia toda é linda e com o toque todo especial da Editora Valentina, ficou ainda mais perfeita. A diagramação também está linda, com detalhes nas folhas e com capítulos apresentando números. Um livro lindo e muito bem feito. Não encontrei nenhum erro de revisão.

No mais, só indico a leitura. Sou bem crítica para romances melosos e sem nexo, mas gosto muito de fantasia e acredito que este livro seja um prato cheio para quem curte também.





Post válido para o TOP comentarista



13 comentários :

  1. Oi Ana, as capas dessa trilogia são realmente lindas, apesar de ainda não ter lido tenho muita vontade e assim que tiver a oportunidade vou conferir. Fiquei com um pouco preocupada com essa personalidade "mimizenta" da protagonista haha, mas o fato da autora mostrar que ela evolui ao longo da história é importante (mesmo ela tendo uma recaída nesse 3º livro). Gostei das resenhas e espero logo ler essa história também ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lili!

      Leia sim! Tenho certeza que vc vai gostar. O enredo é maravilhoso, só a Nina que me irrita demais! rsrsrsrs

      Obrigada pelo comentário!

      Bjo bjo^^

      Excluir
  2. Li essa trilogia esse ano e ela se tornou uma das minhas favoritas.
    Os livros foram uns dos melhores que li esse ano.
    Achei a história toda muito bem construída e os personagens muito bem desenvolvidos.
    A autora conseguiu me prender do início ao fim da história.
    Li os livros em pouquíssimos dias, devorei mesmo rs.
    Gostei bastante do desfecho da história e super indico pra quem gosta de livros do gênero.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  3. Já li o livro Não Pare!, mas os outros aina não li pois não tenho.
    Simplesmente adorei o livro Não Pare! foi o primeiro que li de uma escritora brasileira e superou minhas expectativas, sem dúvidas pretendo ler os livros que são continuidade de Não Pare!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, sou doida pra conhecer essas histórias porque só vejo coisa boa sobre elas. A escrita da autora e a trama que ela criou parece que são muito boas, tudo bem feito e gostoso de conferir. Personagens complexos e situações cheias de reviravolta fazem a história ter graça. Parece ser um prato cheio mesmo. Ainda não tive oportunidade de ler esse primeiro, mas queria ver se fazia isso ano que vem. Quem sabe pegar tudo e ler de uma vez ^^

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Amei sua resenha, pois tenho uma boa expectativa para com essa trilogia.
    Espero ter a oportunidade de ler em breve, pois o enredo já me conquistou ha um bom tempo.
    Obrigada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Olá, fui pesquisar sobre os outros livros e fiquei impressionado com a criatividade da autora pois criar um universo tão singular assim é simplesmente brilhante. Fico feliz que a trilogia se encerra com um saldo positivo e não vejo a hora de me aventurar neste mundo. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. adorei a definição
    nina sendo nina
    eu gostei dessa série, não me incomodou o romance ser meio jogado do nada já que é uma fantasia eu deduzi que era por dela ser uma mestiça ou por causa da profecia - agora eu não lembro como eles chamam.

    ResponderExcluir
  8. Já ouvi falar muito dessa trilogia!
    As capas são realmente lindas.
    Quero ler.
    Gosto de romances assim, meio com fantasia e tals!

    ResponderExcluir
  9. Olha Paula, eu já vi muitas resenhas dessa trilogia parecidas com a sua. Que a trama, a ficção é boa mas a protagonista acaba com tudo. Isso é complicado para um leitor decidir começar a ler (quando se conhece os problemas, como eu) o livro, afinal, para um livro ser bom é fundamental que nos conectemos com os personagens, especialmente os protagonistas. É uma pena que isso aconteça nessa trama que me parece partir de uma ideia bem original e diferente.
    O bom é que no mais, tudo parece ir bem; ou seja, diagramação, enrendo, escrita e narração.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Ana...
    As capas dessa trilogia são simplesmente fantásticas... Ainda não li os livros, mas tenho uma boa expectativa sobre eles, pois sempre vejo ótimos comentários sobre a série, apesar de saber que a protagonista em muitos momentos não ajuda muito... rsrs... Espero poder ler em breve...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Faz um tempo que peguei o primeiro livro dessa serie e comecei a ler, mas não sei porque acabei parando e nunca mais peguei de novo para terminar a historia, mas todo ano falo que irei ler e acaba adiando a leitura, lendo a resenha gostei muito dessa ideia de dimensões e fiquei curiosa para saber mais, também gostei de saber que a personagem cresce ao longo da serie, mesmo regredido no terceiro e ano que vem quero ver se finalmente leio !!

    ResponderExcluir
  12. Eu li o primeiro e gostei bastante desse mundo fantástico, porém, achei a Nina chatinha também =/
    mas quero continuar, ainda mais que me contaram uns spoilers, que meu Deus! Eu preciso ler pra ver como isso vai terminar kkkkk
    bjss

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Ele me deixa muito feliz!