Crítica - O quarto dos esquecidos





CRÍTICA POSTADA TAMBÉM NO SITE BURN BOOK.

Na semana passada, eu e a Lari Azevedo fomos convidadas para a cabine de imprensa do filme “The disappointment room” traduzido como “O quarto dos esquecidos”.
Pelo pôster do filme divulgado no convite, me preparei para assistir um filme de terror psicológico e sair do cinema morrendo de medo, com noites insones e dias sem me esquecer da trama, mesmo o gênero destacado como suspense. 


O quarto dos esquecidos
Sinopse: Uma mãe e seu filho se mudam para uma casa dos sonhos, em um ambiente rural. Logo, eles percebem que o sótão esconde uma história assustadora.
Elenco: Kate Beckinsale, Lucas Till, Gerald McRaney e mais.
Diretor: D.J. Caruso
Gênero: Suspense
Distribuidora: Imagem filmes
Classificação: 14 anos
Estreia: 24/11/2016

Apesar da sinopse citar apenas a mãe, é por intermédio do pai que a família decide se isolar em uma cidade afastada de tudo.
  


A mãe, Dana, interpretada por Kate Beckinsale, parece uma mulher sensível ao oculto e desde o início da trama demonstra certo receio com a nova casa. O que não explica é se ela escolheu a moradia junto com o marido, mas deixa margem a acreditarmos que sim, pois no começo da história ela se questiona se os caminhões de mudança conseguiram chegar lá pelo mapa que ela desenhou.
O que me deixou com uma pergunta: como a pessoa se muda pra um lugar que, claramente, não confia?
A  mudança faz parte de uma tentativa familiar em deixar uma tragédia para trás, ou ao menos, seguir em frente.
David, interpretado por Mel Raido, me passou a sensação de ser um homem que não se importa com a esposa, folgado e também relaxado, diferente de Dana que, apesar de parecer bem perturbada, é decidida, forte, batalhadora. Só o admirei em dois momentos da trama, um eu posso contar: ele é muito atencioso com o filho! O outro seria spoiler então deixo para conhecerem quando assistirem o longa.

A maior parte do filme se desenvolve pela perspectiva da Dana e percebemos, em alguns momentos, que eles tinham uma filha menor e que ela morreu tragicamente, o que mexeu bastante com a estrutura psicológica da mulher. Ficamos em dúvida durante quase todo o filme se ela teve culpa na tragédia ou o filho, pois aparentemente ela o evita. As respostas são dadas e, apesar de clichê, nos impactam.

O cenário é bastante sombrio, pois a casa é isolada, antiga, com muitas árvores ao redor, e chuva em boa parte das cenas, o que nos mantém em constante angustia e na expectativa do pior.

A Dana é arquiteta e está empenhada em arrumar a casa que precisa de muitos reparos, mas, um quarto isolado no sótão e que não está na planta original da casa, chama a sua atenção e ela se torna obcecada pela história dos antigos moradores. Descobrimos que as crianças nascidas com doenças ou deficiências eram consideradas vergonha para as famílias e costumeiramente escondidas por elas em quartos como o do sótão, chamados “quarto dos esquecidos”. Eram crianças dadas como mortas para a sociedade e que eram cuidadas por seus pais ou um criado muito confiável.

A protagonista passa boa parte da trama tendo visões com a família anterior, ouvindo vozes, vendo a menina do quarto dos esquecidos e até mesmo um horrível assassinato e ficamos sem saber se o que ela vê são fantasmas ou fruto de sua imaginação e o que todo o seu desequilíbrio fará com sua família.

Apesar da trama pesada e do constante apelo psicológico, não consegui acreditar na história quando o filme terminou. Senti o clichê e também que as perguntas não foram realmente respondidas. Se eu comentar minha opinião completa darei spoiler, então não vou comentar tudo.

O filme está incrível no quesito cenário, fotográfica, interpretação e personagens. Até o garoto é incrivelmente talentoso! Uma pena a trama não ser tão envolvente assim.

Eu acredito que espíritos podem perturbar pessoas e que casas podem guardar tragédias e ser lugares pesados de se morar, espiritualmente falando, por isso não me convenci no final, no entanto, eu assistiria novamente para pegar mais detalhes do filme sem o medo que senti o tempo todo, pois esperava ver mais momentos de terror e pânico.

Para quem curte um suspense psicológico o filme é bastante recomendado.

Agradecemos o convite da Imagem Filmes para a cabine de imprensa.



Post válido para o TOP comentarista participe.



9 comentários :

  1. Oi Mari, tudo bem?
    Nossa eu adorei essa história, esse triller parece realmente mexer com o psicológico de quem assiste. Quero muito assistir a este filme e tenho uma dúvida? Ele foi baseado em algum livro? Eu adoraria ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Fiquei super curiosa em assistir a esse filme. Vou tentar assistir. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari!

    Que pena o filme não ter te convencido... Gosto tanto desses filmes que parecem que vai nos matar de medo, sabe? rsrsrsrsrs
    Mas quero assistir, tbm acredito que espíritos possam sim influenciar pessoas e lugares e por isso gosto tanto desse tipo de filme. Morro de medo depois, mas gosto!

    Ótima crítica viu? Parabéns!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  4. Oii Mari,
    não curto muito suspenses psicológicos, sou beeeem medrosa! kkkkkk
    Mas esse me pareceu bem interessante, a premissa, pelo menos.
    Uma pena não ter dado todas as respostas, pois é uma assunto polêmico e que chama a atenção.
    Eu também acredito que as casas "guardam" suas histórias, e gostaria de assistir um filme assim, mas que explicasse tudo direitinho kkkkk
    bjss

    ResponderExcluir
  5. Ooi, então assisti o filme ontem e fiquei com várias dúvidas ( QUEM NÃO VIU NÃO LÊ - SPOILER)
    eu acho que não deixaram claro o que aconteceu com o menino loiro que foi trabalhar na casa.
    Quem matou o gato do menino se o cachorro era da cabeça dela.
    Acho que deixaram várias coisas no ar. Um filme que eu gostei bastante foi o segredo das duas irmãs, achei um pouquinho parecido com esse, vc não dá nada no filme mas no final vc consegue entender na hora tudo, muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles deixaram margem pra acreditarmos que até as mortes foram da cabeça dela, mas achei estranho. O ruim é que só depois descobri que foi baseado em fatos reais. Ai entendo a ideia de dizer que é só pela esquizofrenia.

      Excluir
  6. Olá.
    Gosto desse gênero de filmes, mas já percebi que o final é meio que em aberto, mais para dedução do expectador. Não gosto muito quando usam esse finais em que você precisa deduzir os acontecimentos. Talvez venha a assistir, por curiosidade.
    Ótima crítica. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Mari!
    Assisti o trailer no cinema e achei bem mais do mesmo no que diz respeito a filmes de terror. E agora sabendo que o final deixa dúvidas sobre inúmeras coisas, fico ainda menos interessada.

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Ainda não conhecia esse filme e pela resenha parece ser um filme mesmo bem arrepiante, e com bons personagens, mesmo ficando com um final aberto, mas esse não é um gênero que gosto pois fujo dos filmes de terror !!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Ele me deixa muito feliz!