[Resenha] PERDÃO, Leonard Peacock


Perdão, Leonard Peacock
Autor: Matthew Quick
Editora: Intrínseca
Sinopse:
Hoje é o aniversário de Leonard Peacock. Também é o dia em que ele saiu de casa com uma arma na mochila. Porque é hoje que ele vai matar o ex-melhor amigo e depois se suicidar com a P-38 que foi do avô, a pistola do Reich. Mas antes ele quer encontrar e se despedir das quatro pessoas mais importantes de sua vida: Walt, o vizinho obcecado por filmes de Humphrey Bogart; Baback, que estuda na mesma escola que ele e é um virtuose do violino; Lauren, a garota cristã de quem ele gosta, e Herr Silverman, o professor que está agora ensinando à turma sobre o Holocausto. Encontro após encontro, conversando com cada uma dessas pessoas, o jovem ao poucos revela seus segredos, mas o relógio não para: até o fim do dia Leonard estará morto. 



=== RESENHA ===


         Oi gente! Tudo bom?

        Todo mundo com lencinhos na mão? Porque hoje é dia de uma dica para torce-los. kkkkk

        Setembro foi o mês para nos atentarmos ao suicídio. Um assunto triste e recorrente mas, pouco conversado. Acho interessante os livros nos darem essa liberdade de entrar na cabeça de pessoas com tendência suicida para que, quem sabe assim, possamos entendê-los melhor. Um dos que eu li foi PERDÃO, LÉO (para os íntimos).

        Esse livro conta a história do adolescente Leonard Peacock num dos dias mais importantes da sua vida, seu aniversário. Sim, o livro é narrado inteiro em 24 horas e nem por isso é corrido. Mas, ele não recebe nenhum presente, ninguém ao menos se lembra da data. Mas, para Léo, nada mais importa, porque no mesmo dia em que se comemora a sua vida ele decide que vai se matar e levar consigo seu ex-melhor amigo. Antes disso, porém, ele prepara e entrega quatro presentes para quatro pessoas especiais.

        Sabe o lance de entrar na cabeça de um suicida? Então, aqui é levado ao extremo. Acompanhamos seus pensamentos loucos e raivosos. A necessidade de ser ouvido  sem que ele precise gritar; "HEI?! TEM ALGUÉM ME OUVINDO?!". A paixão espontânea e fervorosa como um último esforço para se sentir vivo, completo e feliz. Intercalado com esses momentos de fúria há algumas cartas que o próprio Léo escreveu para uma atividade da escola. Imaginar um futuro e enviar cartas desse "futuro" para o "presente". Particularmente essas cartas foram o momento mais difícil e triste no livro. Cheias de sentimentos, certezas e sonhos que o próprio Léo, não acredita.

        Posso contar o livro inteiro para vocês que, tenho certeza, a leitura vai ser igualmente angustiante.

     Perdão, Léo é de longe o livro mais pesado do autor. Tem todos os elementos característicos da sua escrita rápida e a, já conhecida, aula particular de introdução à conceitos básicos de psicologia;  mas, esse em particular é um grito para que os adultos (pais e responsáveis por adolescentes) entendam os jovens e o mais importante OS ESCUTEM

       É um livro  que deve ser lido com cautela por adolescentes mas, leitura obrigatória para os pais.

É isso

Boa leitura pessoal, beijos!


Post participante do Top comentarista de Outubro




18 comentários :

  1. Oi Tays!

    Juro que, pela capa, eu não leria o livro. Acho feia sabe? rsrsrs
    Mas o tema me pegou de jeito e fiquei muito curiosa. Vou adicioná-lo na minha lista de desejados e espero ter a oportunidade de lê-lo em breve.

    Parabéns pela resenha! Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Minha nossa! Não sabia que o livro era sobre isso. Já tinha visto ele em.prateleiras, mas sempre passava despercebido. Que bom mesmo conhecer a história. Fiquei interessada apesar de correr de livros angustiantes... Geralmente prefiro leituras mais leves, mas livros como esse precisam ser mais lidos e mais discutidos. Obrigada pela dica, Tays, e por compartilhar tua resenha com nós leitores.

    Bjão!

    ResponderExcluir
  3. Esse é um dos meus livros preferidos da vida. Quando eu o li não sabia do que se tratava, comprei só por causa de recomendações e olha, não me arrependo nem um pouco. As partes que o Leonard entrega os presentes para as pessoas e os motivos que a tornaram importantes para ele é tão <3 E claro, descobrir porque ele quer matar o ex-amigo (o real motivo nunca passou pela minha cabeça, sério) O final é de cortar o coração. Qualquer dia desse pretendo reler e aproveitar mais a leitura (já que da primeira vez eu li corrido pois queria saber como a história ia acabar)

    ResponderExcluir
  4. O que achei legal nele é justamente a coisa de entrar na cabeça do garoto. Ver os motivos, os porquês de ele estar pensando em fazer aquilo é interessante porque de certa forma faz entender o absurdo da situação. É um alerta. E de longe o melhor livro que li desse autor. Faz você querer entrar na história para ir ajudar esse menino =/
    As cartas então davam um aperto no coração ao ler. É muito bom e vale a pena essa leitura mesmo. Tanto para pais como para adolescentes.

    ResponderExcluir
  5. Olá Tays!
    Nossa, este livro parece ser bem emocionante mesmo. Acho super importante a literatura estar abordando este tema, que você você mesmo disse, não é muito comentado. Outra coisa interessante foi o fato do livro se passar através dos pensamentos do garoto, o que nos faz entender um pouco o que talvez se passe na cabeça de pessoas que tem a mesma atitude que ele.
    Adorei a resenha, e quero muito ler este livro.
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Resenhista-aprendiz? Você escreve muito bem, Tays!
    Sobre o livro em si, não imaginava nem de longe qual era o tema e que podia ser bom assim, afinal de contas li O Lado Bom da Vida do autor e achei péssimo :/
    Mas apesar dessas ressalvas do autor, me interessei por esse pelo fato de ter me lembrado de Os 13 Porquês, com essa parte dos presentes pras pessoas importantes pra ele; e também gostei por conseguir destacar esse dia em especial e narrar as 24 horas sem se tornar corrido demais.
    Enfim, leria com certeza, no fim das contas.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Tays.
    Eu só li um livro com o tema o mês passado. Era em primeira pessoa e achei bem angustiante ver pelo o que ela passou, a depressão e enfim a tentativa de suicídio. Esse eu ainda não li, mas gosto muito dos livros do autor e assim que der eu vou dar uma chance a ele.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Não sou muito fã de livros pesados, por isso acho que não leria esse livro.
    Apesar de ter achado a premissa desse livro interessante, claro.
    Confesso também que nunca li uma obra do autor, tenho dois livros dele aqui mas não tive coragem de tirar da estante.
    Quem sabe num futuro próximo? rsrs
    Gostei da forma que você expôs seus sentimentos em relação a leitura do livro, ótima resenha.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  9. Tays, depois que li sua resenha fiquei animada em ler o livro. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  10. Achei muito interessante que a temática de Setembro fez os leitores abrirem espaço das leituras para obras sobre suicídio, onde conseguirmos sentir na pele o sentimento dos personagens, certamente um livro pesado que quero ler, nunca li nada do autor, mas pretendo começar por este.

    ResponderExcluir
  11. Essa resenha veio na hora certa e no momento certo! O livro está em promoção na saraiva, e eu estava super na dúvida se comprava ou não, pois só tinha ouvido falar. Então abri o blog para passar um tempo e pensar, e dou de cara com sua resenha HAHAHA. Fiquei super interessada, nunca li nada sobre a temática suicídio, apesar de me interessar por psicologia. Acho que alguém vai correr para o site da saraiva agora rs
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  12. ainda não li nada do autos! mas não sei se leria
    já tenho os meus próprios fantasmas, não preciso entrar na cabeça de alguém com tendências para tentar entender, eu só preciso me fazer entender
    sem falar no medo de ler uma coisa estereotipada e ficar com muita raiva

    ResponderExcluir
  13. Ola, tudo bom?
    Amei a resenha, já tem um tempo que eu tenho vontade de ler esse livro, na verdade desde que li o primeiro capítulo disponível na livraria da minha cidade, mas ainda não tive a oportunidade, pela resenha se percebe que o autor nos leva de uma forma profunda a cabeça de uma pessoa que quer se suicidar, pois nunca sabemos como essas pessoas pensam, apesar de parecer ser corrido por tudo acontecer em 24 horas né.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  14. Esse livro já está entre meus desejados faz um bom tempo. Mas eu não sabia quase nada sobre o enredo. Depois de ler sua resenha fiquei ainda mais curiosa do que já estava. O assunto com certeza é muito interessante e importante. Pretendo ler assim que puder.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  15. Olá.
    Sei da importância do tema e de ser uma leitura reflexiva. Mas sinceramente não é um estilo de leitura que eu goste. Sua resenha está ótima, muito bem elaborada. Boa leitura a todos que gostaram da premissa do livro. Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Oi Tays.
    Eu só li O lado bom da vida do mesmo autor e não gostei muito. Mas gostei bastante da sinopse de Perdão, Leonard Peacock.
    Acho que é importante os pais tentarem participar mais das vidas de seus filhos e prestar atenção aos sinais de depressão e etc. É um livro com uma temática forte e acho que todos devem lê-lo.
    Vou tentar em breve.

    ResponderExcluir
  17. Oi.
    Confesso que é a primeira vez que vejo falar desse livro, mas a premissa me deixou muito curiosa, achei o personagem bem psicótico, mas eu também gostei da estória em si, matar o ex melhor amigo não fez sentido para mim, mas sei que irei entender um pouco melhor quando ler a estória.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Faz algum tempo que li esse livro mas com certeza ele é um livro bem marcante e pesado principalmente por estamos acompanhando a historia pelos pensamentos do Léo, e concordo com você esse livro e bem mais focado nos adultos, pais e essa falta de dialogo !!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Ele me deixa muito feliz!