[Resenha] Crepúsculo









Crepúsculo – Livro 1 – Saga Crepúsculo
Autor: Stephenie Meyer
Editora Intrínseca
Onde comprar: Submarino



=== Resenha ===

Oi pessoal, tudo bem?

Por mais incrível que pareça, eu NUNCA resenhei Crepúsculo! E para quem não sabe, sou mega fã da saga, voltei a escrever por causa da saga, tive fanfics da saga, sites e ainda sou uma das administradoras das fanpages Twilight Brasil e Twilight Brasil Fanfics!! Então, é meio surreal me dar conta só agora, oito anos depois, que eu nunca resenhei nenhum dos livros da série.
Como as segundas são minhas, e eu não terminei de ler o livro que deveria ter lido, fiquei pensando o que traria para vocês e decidi trazer a minha mais honesta e crua opinião sobre a série.
Vai ter spoiler porque eu acho que, depois de tanto tempo, é quase impossível alguém se deparar com informações inéditas. Espero que gostem!

Crepúsculo é o primeiro livro da saga que possui o mesmo nome e é o início de uma trama de fantasia-urbana, adolescente e romântica.

Isabella Swan é uma garota de quase dezoito anos, introspectiva, inteligente, intelectual, leitora e mais madura do que a idade que possui, já que enfrenta a dura realidade de ser mais sensata que a mãe que cuidava dela. Devido ao enlace de sua mãe com um jogador, Bella – como a mãe a chama – foi obrigada a se mudar para a cidade de seu pai, Charlie Swan, o xerife de Forks.

Forks é uma cidade de clima duvidoso. Quem mora em São Paulo conhece um pouco dessa realidade, já que, em um único dia, conseguimos nos deparar com as quatro estações. A cidade sofre alterações repentinas de clima e chove a maior parte do tempo. Um clima excelente para a trama criada pela tia Steph.

Charlie e Bella são tão parecidos que rapidamente se adaptam à realidade imposta. Ela cozinha, cuida da casa e estuda. Ele mantém sua rotina na cidade, na delegacia e tenta dialogar com a filha, além de tentar desvendar o mistério dos ataques de urso que a cidade anda enfrentando. Nesse clima meio tedioso, somos levados para o primeiro dia de aula dela, na única escola da pequena cidade e que possui pouco mais de trezentos alunos.
É claro que os meninos estão eufóricos e as meninas morrendo de inveja pela novata ter quase toda a atenção para si, mas o que me conquistou nessa trama foi que ao invés de seguir para o esperado, a rixa entre as garotas antes populares, a Steph nos leva a desejar desvendar um dos grandes mistérios da cidade junto com a Bella: a família Cullen.

Os Cullen são extremamente respeitados pela cidade, e podemos acrescentar que muito temidos também. Apesar das pessoas não entenderem o motivo, elas guardam certo receio deles, um toque de medo, como um instinto de sobrevivência. No entanto, Bells não age como a maioria, sua curiosidade, principalmente com o mais novo, Edward Masen Cullen, a leva a pesquisar sobre eles, sobre histórias que ouviu e procurar ficar mais próxima do que deveria.
Ela e o Edward dividem a mesma mesa na aula de biologia e é quando tudo começa a ficar mais interessante e assustador.

Fica claro, desde o primeiro contato, que o garoto de olhos ora dourado ora escuros, esconde algo. Que ele tem um enorme problema com a Bella e que ele é meio bipolar também.

Diferente dele, Alice Cullen, irmã de Edward, age como se Bella fosse sua mais antiga amiga, mesmo o senhor ranzinza a proibindo de se aproximar da novata. Emmett e Rosalie são discretos, mas nutrem a mesma curiosidade e ferocidade do mais novo e Jasper é uma incógnita até quase a metade do primeiro livro. Eu amo de paixão os pais: Esme e Carlisle Cullen! São sempre amorosos, cuidadosos e apaixonados..

La Push é uma praia de domínio indígena e parte do território dos Quileutes, uma tribo da região de Forks. Jacob Black é filho do líder da tribo e logo se torna um dos melhores amigos da Bella. No primeiro livro ele parece ser só um cara, jogado aleatoriamente na trama para contar histórias de terror para a Bella e ser parte de um triângulo amoroso fadado a terminar em friendzone. Mas, não se iluda, o Jake vai te conquistar em Lua Nova, com certeza.

A Bella possui outra característica marcante: ela é super desastrada e imã de desastres também, percebemos isso no decorrer de todos os livros. É por culpa de um destes incidentes que Edward interfere e a salva da morte certa. Ao invés de agradecer como uma pessoa educada, ela passa alguns capítulos insistindo para saber o que ele esconde.
E então, ela descobre, e toda a sua vida e futuro ficam comprometidos.

Deu pra perceber que eu amo a série ainda ne?! Apesar de odiar o último livro, sempre terei um carinho enorme pela Saga, pois a narrativa da Steph que me fez perceber o que faltava para que eu compreendesse como eu queria escrever. Eu lia muito, mas nunca tinha me deparado com uma narrativa que me fizesse sentir como se fosse a protagonista, como se estivesse com medo, com frio, apaixonada. O detalhamento de sensações e sentimentos na narração da autora era tudo o que eu não encontrava em outros livros e que eu precisava para me expressar como escritora.

Crepúsculo é um livro leve perto de outros com vampiros que conhecemos. O que o tornou diferente e um ícone na nova era dos vampiros, foi a introdução profunda do romance e do lado humano que os vampiros tentaram manter. A história poderia possuir o mesmo mistério caso não fossem vampiros e o segredo fosse qualquer coisa normal para humanos, mas a sacada de serem vampiros foi que abrilhantou a obra.
Independente se eles brilham ou não. Se você curte ou não. Se tem falhas (eu sei que tem), Crepúsculo é uma obra que já fez história e eu acredito que vou amar para sempre.

Se você não gosta de ler e tem vontade de gostar de ler, eu recomendo iniciar por essa série. A linguagem é fácil, a escrita envolvente e os personagens extremamente cativantes, principalmente meu lindo Jacob. Sim, eu era Team Jake <3.

Espero que tenham gostado!

Não vou pontuar porque pra mim é dez em tudo (menos em Amanhecer! Haha). Boa leitura para vocês!


Beijooos,

Post participante do Top comentarista de Outubro



19 comentários :

  1. Oi Mari!

    Lendo sua resenha, acabei descobrindo que tbm nunca resenhei crepúsculo! rsrsrsrsrs
    Tbm gosto demais dessa série, mesmo com os pormenores que sempre me irritam, a saga ganhou meu coração e qdo li Vida e Morte, só fiquei mais encantada ainda e com vontade de reler a série! rsrsrsrsrs

    Por que vc não gosta de Amanhecer? Eu gostei muito! Me conta vai? rsrsrsrsrs

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque terminou tudo em pizza e eu não gosto da Reneesme AUAH,

      Excluir
  2. Oi, tudo bom?
    Curti a resenha, não sou fã da trilogia, e li somente um dos livros, que não curti muito, mas vi todos os filmes e acho bacana, e como você também gostei muito do Jacob, aahhh como eu o queria para mim hahahahah.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  3. Crepúsculo <3333333 Junto com PJ foi a série que me fez querer ler mais e mais. Amo os Cullens (Emmett é o meu favorito) mas os Quileutes dominam o meu coração (também sou #TeamJake, amiga !!! kkk) Depois dessa resenha me deu uma nostalgia e fiquei super afim de ler os livros e ver os filmes de novo. Me conta uma coisa: porque você não gosta de amanhecer ? Para mim a série melhora a cada livro ou seja crepúsculo é o meu menos favorito e amanhecer é o melhor (na minha opinião).

    ResponderExcluir
  4. Oi tudo bem?
    Eu gosto muito de Crepúsculo, no entanto só assisti os filmes e estou esperando a oportunidade de poder ler os livros. Não entendo o preconceito que as pessoas tem com os livros e os filmes, eu adoro quase todos (não gostei de amanhecer) e acho uma estória de vampiros diferentes das outras, assim como você disse.
    Adorei a resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Aaai, que amor! Se você nunca tinha escrito, eu nunca tinha lido uma resenha de Crepúsculo! Foi uma das séries que me entusiasmou a ler e guardo os livros com muito carinho até hoje. Não concordo que Amanhecer tenha sido o pior, eu pelo menos ficava ansiosa pra ler os próximos livros e quando finalmente a Bella se transformou pra mim foi o ápice da história!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal ser sua primeira resenha de Crepúsculo haha <3.
      Eu guardo tudo também e compro mais quando sai novidade HAAHA.

      Excluir
  6. Curto bastante a série, super bem escrita.
    Uma história e tanto.
    Primeira resenha que leio do livro rsrs
    Achei super bacana <3
    Esse livro é uma ótima pedida pra quem quiser entrar nesse meio literário.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que legal! Muita gente nunca leu resenha desse livro, achei legal isso. Obrigada por vir aqui comentar.
      bj

      Excluir
  7. Oi Mari.
    Eu gosto bastante da Saga Crepúsculo. A escrita é realmente envolvente e os personagens são interessantes. Além disso, as capas são simples, mas são lindas.
    Eu só não gostei dos filmes.

    ResponderExcluir
  8. Oi.
    Gostei bastante da resenha, amo de paixão essa série, crepúsculo foi o primeiro livro que li e foi amor a primeira lida kkkk.
    A coisa do vampiro virar purpurina no Sol me faz rir até hoje, enfim adorei.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li Crepúsculo, e nem eu acredito muito nisso rsrs adoro os filmes, a algum tempo atrás assistia o primeiro TODO dia (até decorei as falas). Essa é uma série que despertou o interesse na literatura em muitas pessoas, não gostei muito do último filme, e acho que também me irritaria com o livro, a filha deles é bem insuportável e achei que tudo foi facilmente resolvido.

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Amo essa saga, todos os filmes moram no meu coração. Mas os livros ainda não li! Pretendo, pois tenho na minha estante. Sua resenha está linda, parabéns!
    Você não gosta da Reneesme? Eu adoro!kkkkk
    Beijos, flor!

    ResponderExcluir
  11. Eu gostei dessa série. Hoje em dia nem ligo mais. Quando saiu o primeiro filme foi um fogo louco, minhas amigas todas lendo e fui conferir. Adorei, viciei, virei fã. Mas passou.
    A única coisa de boa mesmo que me trouxe foi o hábito de leitura, porque depois de ler aquele primeiro livro deslanchei a ler tudo que via pela frente xD
    Mas passou mesmo. Segui em frente e nem o último filme cheguei a ver. Sei lá, acho que a história só...cansou.
    É uma boa dica pra quem quer umas leituras um tanto viciantes, porque a escrita dela aí é boa mesmo.

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Gosto muito dessa saga e vou um dos primeiro livros que li, é foi por causa dessa serie que aprendi a gostar de ler, por isso essa serie e seus personagens sempre será bem especial para mim e adorei ler a resenha e poder relembrar um pouco dessa saga !!

    ResponderExcluir
  13. sério que vc nunca tinha resenhado o crepusculo?
    é meio complicado ler/escrever uma resenha depois de tanta coisa que já saiu da série
    tem de tudo né? até guia ilustrado..
    sabe que eu nunca li tudo qd eu comecei acho q já tinha todos e eu tb gostei mais do jacob e como eu sabia ... enfim...

    ResponderExcluir
  14. Ainda não li os livros da saga, mas morro de vontade. Assisti todos os filmes mas não me lembro muito bem da história. Lendo sua resenha me deu super vontade de conferir a história... tenho certeza que se eu tivesse lendo essa resenha e não conhecesse o resto, iria procurar saber mais e talvez até adquirir hoje mesmo. Da pra perceber o carinho que você tem pela saga em suas palavras.
    Eu gostei do final... aquela luta me deixou louca kkk mas não sei como é no livro! Quero conferir em breve. Adorei a resenha, nunca tinha lido uma de Crepúsculo kkk
    Beijos :) ♥

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Ele me deixa muito feliz!