[Resenha] Os bons segredos





OS BONS SEGREDOS
Sarah Dessen
Editora Seguinte
Melhor preço: Saraiva
Sinopse:
Há segredos muito bons para serem guardados — e livros muito bons para serem esquecidos. Sydney sempre viveu à sombra do irmão mais velho, o queridinho da família. Até que ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paraplégico, e vai parar na prisão. Sem a referência do irmão, a garota muda de escola e passa a questionar seu papel dentro da família e no mundo. Então ela conhece os Chatham. Inserida no círculo caótico e acolhedor dessa família, Sydney pela primeira vez encontra pessoas que finalmente parecem enxergá-la de verdade. Com uma série de personagens inesquecíveis e descrições gastronômicas de dar água na boca, Os bons segredos conta a história de uma garota que tenta encontrar seu lugar no mundo e acaba descobrindo a amizade, o amor e uma nova família no caminho.

=== Resenha ===
Livro recebido em parceria com a editora




“Porque falar torna a coisa real”


Sabe quando você está assistindo um filme romântico e sabe que vai rolar alguma merda só porque a trilha sonora muda? E a gente se pega pensando: “Bem que na vida real isso podia acontecer. Eu faria tanta coisa diferente.” Então. Esse não é o tom em OS BONS SEGREDOS. Nada é explicito ou superficial; a Sarah consegue nos trazer uma história incrivelmente boa com tantas nuances e críticas quanto o leitor se propor a absorvê-las.
O livro é narrado pelo ponto de vista da Sydney, a filha mais nova da família Stanford. Ela é uma garota brilhante, alegre, simpática, aquela amiga que todo mundo gostaria de ter. Mas, ela não se vê assim. Para Sydney, ela é à sombra da visão que ela tem do irmão.


“Primeiro ela me classificou como ‘resto’; depois, como ‘qualquer outra coisa’. Eu sempre tinha sido a outra, a que não era Peyton. Já tinha até aceitado.”


Já o irmão, Peyton, tem uma história mais complicada de más influências. Ele é igualmente inteligente, corajoso e companheiro. Mas, conforme o passar da idade, ele se torna baderneiro e começa a ter problemas com drogas e álcool. Numa noite de farra e bebedeira na casa de um amigo ele pega o carro e atropela um garoto que andava de bicicleta (nunca peguem o carro sob efeito do álcool).

“Não aconteceu com ele. Ele fez acontecer. É diferente”


Ele é julgado e condenado há um tempo na prisão.  Os pais de Peyton, principalmente a mãe (Julie), usa todo o seu arsenal para livrar ou até amenizar a vida do filho na prisão. Advogados, visitas, ligações para o diretor. A impressão que passa é que a Julie não entende que o filho está preso. É surreal o que ela faz e o que faz a filha, Sydney, passar!
Para ajudar os pais, Sydney decide pedir transferência para escola pública. E é assim que a vida dela muda totalmente. Ela conhece Layla e Mac Chatam, irmãos e filhos do proprietário da pizzaria Seaside, eles apresentam Sydney à novos amigos, novos projetos  e até um emprego na Pizzaria ela consegue.
Como eu disse o livro trata de muitos pontos polêmicos e difíceis. Como por exemplo: preconceito, machismo,  criminalização da vítima, abuso de bebida e álcool, abuso de menores e rebeldia na adolescência. A sutileza com que Sarah trata desses pontos deixou a história real e crível para mim. Me identifiquei com alguns problemas que a personagem passou, sofri junto com ela e claro, amei junto com ela.


“É um pouco machista simplesmente partir do pressuposto que uma garota não pode assumir um cargo de liderança, não acha?”


É um livro que eu indico para todo mundo. Desde novos leitores aos já calejados. Todo mundo vai se identificar com alguma coisa tratada pela narrativa, com algum personagem. Terminei o livro louca para conversar com alguém. Se você já leu deixa nos comentários suas impressões, vamos conversar! Se você não leu, corre! OS BONS SEGREDOS é um senhor livro!










24 comentários :

  1. Oi! Que capa linda é essa, hein? E lendo sua resenha eu pude fazer toda uma interpretação da ilustração dela. Só eu acho que daria uma boa adaptação pro cinema? Desculpa, sou a doida das artes visuais HAUHAUHA. Mas, pra além disso, sua resenha me pegou, viu?! Obrigada pela indicação :)

    Beijo!
    https://pousodogafanhoto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daria uma excelente adaptação!
      Deus nunca te pedi nada! :D
      Beijosss

      Excluir
  2. Oiii, minha resenha sobre o livro saiu semana passada, eu gostei muito do livro apesar de ter horas de me irritar muito com ele. Mas assim como você eu indico muito também.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me irritei pq sofri com a personagem!Quando ela não falava para os pais o que sofria e etc!
      Aiiiii que ódio!
      Mas foi uma boa leitura!
      Beijosss

      Excluir
  3. Aiiiii

    Sabe a maldade que significa para quem não leu o livro colocar aquela foto? Não tem como entender se não conhecer a Layla!

    Menina eu li esse livro semana passada e o resenhei no meu blog. Adorei a história. Amei a suavidade com wue a autora conduziu temas tão complicados.

    Sua resenha está ótima! Também queria falar muito sobre o livro quando terminei.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seeeeeiiiiiii!
      Fiaaa fiquei semanas com vontade de comer bata e pizza!
      Agora estou bem!

      Excluir
  4. Aiiiii

    Sabe a maldade que significa para quem não leu o livro colocar aquela foto? Não tem como entender se não conhecer a Layla!

    Menina eu li esse livro semana passada e o resenhei no meu blog. Adorei a história. Amei a suavidade com wue a autora conduziu temas tão complicados.

    Sua resenha está ótima! Também queria falar muito sobre o livro quando terminei.

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Ainda não li o livro, é um livro tenho muita vontade de ler um dia, dos temas que o livro propõe o que me deixa mais interessada é esse relacionamento mãe e filhO e como isso pode ser danoso, especialnmnte ao filhO.

    ResponderExcluir
  6. Oiee

    Cada resenha fico com mais vontade de ler esse livro!!
    Eu gosto muito de histórias que envolvam o relacionamento familiar e temas polêmicos e esse parece ser um prato cheio. Já estou com ele no kindle e vou tentar ler o mais breve possível.
    A capa é simplesmente linda!!!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Todo mundo ama esse livro, virou meio que unanimidade entre o meio literário, mas eu ainda tenho meus receios com esse livro. Não tenho paciência com esse gênero e para eu ler um livro desses preciso estar loucamente curiosa o que não consigo ainda com esse exemplar. Que bom que gostou tanto, espero que muitas outras pessoas amem tanto quanto vc, esse não eh um livro pra mim.

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  8. Oie,
    De fato, existem alguns livros que não tem como esquecer... e esses que eu amo... Amo esses livros que nos fazem sentir parte da história... e esse parece ser bem legal.
    Pelo visto o livro é bom mesmo... porque quando eu leio e sinto vontade de conversar com alguém a respeito... Sinal que o livro foi fantástico.

    Beijokas!!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Já tinha listo algumas resenhas desse livro por aí, mas até o momento, não tinha me interessado por ele. Porém, a forma com que vc apresentou a premissa me instigou, me fez ficar com vontade de ler e confesso que já estou odiando a família dela mocinha (principalmente a mãe. Dica anotada!!!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Ooi! Tudo bem?
    Não me lembro se tinha visto algo sobre esse livro antes, mas achei bem bacana a ideia em si. Eu não sei como a leitura fluiria, mas quem sabe um dia?
    Parabéns pela resenha! Fico feliz que tenha gostado ^-^
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá, adoro a Sarah Desse, pois ela coloca assuntos que são tabus de uma forma leve e quem nem parece até que o assunto é polêmico assim,e tem uma pitada disso em todo livro dela que eu li.Ainda não conferi "os bons segredos" mas espero começar logo a leitura pois estou muito empolgada.

    ResponderExcluir
  12. Hello! Tudo bem?
    Foi meu primeiro livro da Sarah Dessen e ameiii.
    A escrita da autora me deixou bem encantada.
    A historia nao tem nada demais, mas a trajetoria desses jovens me deixou bem feliz em acompanhar.
    A capa está linda demais, recomendo a leitura.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    Como não conheço nenhuma obra da autora e estou morrendo de vontade de conhecer essa história. Os personagens parecem ser incrivelmente cativantes e a trama parece trazer um excelente desfecho. Dica super anotada.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  14. Primeiro de tudo: QUE FOTO MARAVILHOSA! Me inspirarei nela FATALMENTE quando for ler esse livro, pode deixar que darei os créditos pq simplesmente AMEI!
    Agora vamos lá rsrsrs. Quero muito ler esse livro de tanto que a Talita lá do blog o ama. Foi considerado por ela um dos melhores livros que ela leu no ano passado, ela até me deu um de presente pq como vc mesma cita, é um livro que deve ser indicado e lido por todos. Quero muito conhecer essa história e conhecer a sensibilidade da Sarah.
    Bjks
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiii que fofa!!!
      Obrigada!
      A foto tem tudooooo com o livro!
      E pizza! Fiaaa compre pizas quando for ler! Sério!
      É sem dúvida meu favorito desse ano! <3 amo!
      Beijosss

      Excluir
  15. Oiiie,

    Esse livro parece ser ótimo, ainda não li nada da autora, mas os elogios ao livros dela são muitos. O enredo parece ser maravilhoso e eu espero gostar muito da leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Ainda não tive o prazer de ler, mas de tantas resenhas positivas que li, impossível não querer ler! Só espero não me decepcionar, pois a expectativa é grande!

    ResponderExcluir
  17. Olá Tays!!!
    Eu só ouço coisas maravilhosas desse livro, pelo menos até agora não vi ninguém falando mal dele.
    O livro trata de muito assuntos e pelo que vejo a autora conseguiu focar em cada um sem desviar do ponto da história.
    Gostei de sua resenha e com certeza o livro vai entrar na lista para ler =)

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oie
    ah eu adoro a autora, esse eu já tenho e estou louca para ler, parece ser uma leitura que vou me identificar e gostar muito, sua resenha está ótima e adoro esse enredo

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá Tays, tudo bem?

    Adorei a sua resenha sobre “Os Bons Segredos”. Me comoveu toda a luta da Sydney para, além de ajudar a família, também achar o seu espaço no mundo, que é o que todos nós procuramos. E, muitas vezes o achamos nos locais mais inesperados.

    Beijos,

    Gabriel Albuquerque

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Ele me deixa muito feliz!