[Resenha] Romance com o duque







Romance com o Duque
Série Castles Ever After - 1
Autor: Tessa Dare
Editora Gutenberg
Melhor preço: Saraiva
Sinopse: Izzy sempre sonhou em viver um conto de fadas. Mas, por ora, ela teria que se contentar com aquela história dramática.
A doce Isolde Ophelia Goodnight, filha de um escritor famoso, cresceu cercada por contos de fadas e histórias com finais felizes. Ela acreditava em destino, em sonhos e, principalmente, no amor verdadeiro. Amor como o de Cressida e Ulric, personagens principais do romance de seu pai.
Romântica, ela aguardava ansiosamente pelo clímax de sua vida, quando o seu herói apareceria para salvá-la das injustiças do mundo e ela descobriria que um beijo de amor verdadeiro é capaz de curar qualquer ferida.
Mas, à medida que foi crescendo e se tornando uma mulher adulta, Izzy percebeu que nenhum daqueles contos eram reais. Ela era um patinho feio que não se tornou um cisne, sapos não viram príncipes, e ninguém da nobreza veio resgatá-la quando ela ficou órfã de mãe e pai e viu todos os seus bens serem transferidos para outra pessoa.

Até que sua história tem uma reviravolta: Izzy descobre que herdou um castelo em ruínas, provavelmente abandonado, em uma cidade distante. O que ela não imaginava é que aquele castelo já vinha com um duque.


=== Resenha ===




Desde que uma amiga, Jéssica, me deu dois livros da Tessa Dare, da série Spindle Cove, eu me apaixonei pela escrita dessa mulher. Romance de época se tornou meu gênero favorito nos últimos dois anos, mas a narrativa premeditada e as tramas parecidas, estavam me desanimando um pouco da leitura. Tessa veio para mostrar que é possível ser diferente.
Na série Spindle Cove ela centra as histórias em uma cidade de solteironas, com mulheres fortes, que são o alicerce de suas casas e que não dependem de homem algum para sobreviver. Apesar de parecer clichê, as tramas não focam apenas nos costumes da época ou em bailes com mães casamenteiras e mocinhas rebeldes. Ou homens que fogem do casamento loucamente. Apesar de haver alguma coisinha disso nos livros, Tessa consegue inovar tanto no enredo como no romance.

Em Castles Ever After ela me surpreendeu novamente, pois, além de tirar a trama dos bailes infinitos, ela trouxe o cenário para o enredo. Os castelos são chave importante no enredo e fiquei extremamente encantada.

“O castelo não era acolhedor nem encantador. Era sombrio. Ameaçador. Izzy quase teve medo que o castelo pulasse em cima dela”.

Isolde Ophelia Goodnight é filha de um escritor de histórias infantis famoso. É idolatrada por ter sido inspiração para as histórias de seu pai, porém, após sua morte repentina, ela fica a mercê de um primo distante, egoísta, que herdou as terras e posses de seu pai. É claro que ela é posta para fora da casa onde sempre viveu e a sua salvação chega com a morte de outra pessoa, um amigo de seu pai que deixa para ela um castelo como herança.
A personagem criada nos contos Goodnight são de uma menininha que tem medo do escuro e vive em um castelo, cercada de doces, soldados e proteção. Tive a impressão que este é o motivo do homem ter doado um castelo para ela.

A história mescla informações sobre o passado da Srta. Goodnight, segredos que ela guarda a sete chaves e os acontecimentos do presente, tudo de forma tão empolgante que conseguimos acompanhar sem nos sentir perdidos.

Ransom é um duque, mas não se comporta como um. No primeiro contato entre ele e a Srta. Goodnight ele age como os protagonistas ogros que nós tanto amamos, mas Izzy que está acostumada a dissimular por conta dos tantos fãs das histórias de seu pai, não demonstra abalo, determinada em reivindicar o Castelo que recebeu como herança, mesmo o duque alegando que não houve negociação e que o castelo é dele.

O diferencial dessa Fera em forma de Duque dentre tantas outras tentativas de escritores em criar o novo Mr. Darcy da literatura, é que, além de ele ser um estúpido, arrogante, deselegante e etc, ele não se veste como deveria, parece mais um mendigo acampado na sala principal do castelo e... bem... ele possuí uma deficiência física e uma deformidade em seu rosto. Não me aprofundarei na deficiência porque isso não é informado na sinopse e, minha nossa!, foi a melhor parte da minha leitura descobrir que ele era tão diferente!

Ransom é cético. Ele não acredita no bom coração das pessoas e que elas podem agir com empatia por outrem. Izzy confia cegamente nos fãs das histórias e que eles tem um bom coração. Ela acreditava em romance e, mesmo após algumas desilusões, conseguimos ver bastante desse credo em suas atitudes.



"Ninguém nunca fala assim comigo. Você é tão rude e obsceno. Eu... eu sei que é absurdo, mas não consigo evitar. Eu acho isso perversamente encantador."


A melhor parte da leitura é o desenrolar da trama. Não há obstáculos previsíveis e nem cheios de firula e enormidades como a maioria dos escritores do gênero criam. O romance cresce conforme vamos nos apaixonando pelos personagens. Não há um ou outro tentando lutar contra, apenas imprevistos, personagens inusitados surgindo do nada, um mordomo que ama servir e um castelo em ruínas entre eles.

A história é magnífica! E, quem ama Tessa Dare, vai sorrir ao se deparar com tanta desenvoltura e criatividade! Conseguimos compreender um pouco mais das responsabilidades de um duque neste livro, pois a trama relata sobre aqueles papeis que eles vivem assinando, lendo, enviando ou recebendo de mensageiros em outros livros. Eu amei a experiência de conhecer mais do dia-a-dia de um nobre, mesmo sendo um nobre irresponsável.
O final foi surpreendente e revelações inesperadas aconteceram, me deixando boquiaberta e pensando: era tão óbvio e eu não vi antes!

Posso afirmar que esta série vai surpreender vocês de um jeito muito positivo. Se você não curte romances de época, comece lendo Tessa Dare e depois compartilhe comigo se passou a gostar do gênero.

Eu amo mais a cada leitura.



Criamos aqui no blog algo novo, uma forma de representar a pontuação que damos aos livros através de uma tabela. Adaptamos da pontuação usada no site Burn Book e no Blog Fundo Falso, pois achamos a ideia muito boa e criativa!

Dei 4,5 para a diagramação, pois encontrei vários erros de diagramação no meio da história: diálogos emendados com narração; ou diálogos sem aspas; além de a editora utilizar aspas para os diálogos, algo que ainda me incomoda bastante.




Até a próxima resenha!


Postagem concorre ao TOP Comentarista deste mês





22 comentários :

  1. Também amo romances de época e confesso que também acho difícil encontrar alguns com escrita fluida, muitos são cansativos e pesados... amo romances, quero saber mais sobre como a autora inovou, trazendo um duque que não parece nem um pouco com um príncipe encantado rsrs acho que o livro ainda vai focar um pouco em sua deficiência.. amei essa ideia de pontuar os livros

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari, eu amo romances de época, e não sei como ainda não tinha ouvido falar desse título antes. Sua resenha me empolgou tanto que já irei procurar na internet para comprar, afinal de contas, não posso perder uma indicação tão positiva. Gostei bastante da pontuação por meio de tabela, parabéns aos envolvidos.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  3. Romances de época são um charme à parte ♥ Agora castelo? A moça ser filha de escritor, achei tudo muito luxo nesse livro.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Adorooooooo romances de época.
    Gostei muito de sua resenha e esse livro eu não conhecia, apesar de ter colocado Testa Dane na minha lista de leituras.
    Adorei a dica :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Ooi! Que massa o enredo :3 Eu estou apaixonada também por romances de época, e esse, com certeza, está na lista :D Conheço a autora, pois já li resenha de um outro livro dela, mas esse já me conquistou e já vou procurar mais sobre. Parabéns pela resenha, amei!
    Beeijos

    ResponderExcluir
  6. Oi!!
    Eu não me sinto atraída por romances de época, mas sei que muitos leitores amam e tem muita coisa pelas livrarias né. Que diferente isso da personagem ser filha de um escritor, eu sempre fico perdida em tramas que mostram o passado e o presente.
    Mesmo não lendo romances de época é sempre legal ler resenhas e assim conhecer um pouco mais desse gênero.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Acredita que ainda não li nenhum livro da Tessa? Sério, tenho todos os publicados aqui no Brasil e ainda não comecei nenhum. Pela trama, já deu para notar que será um livro daqueles que viciam, você começa e não querer parar jamais. Preciso coloca-los aqui na minha pilha de leitura.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro esses romances de época, ainda mais que mostram como as mulheres podem ser fortes e independentes. Nessa época as mulheres eram tão submissas, e eis que surgem mulheres empoderadas! Adoro esse livro, é uma leitura leve, deliciosa.

    ResponderExcluir
  9. Oi, ainda não li nenhum livro da autora e na verdade, nem curto romances de epoca, porque simplesmente não faz o meu estilo, mas aprecio que você goste do livro e da autora, mas essa dica deixo passar. Sua resenha está bem escrita e detalhada.
    bjus

    ResponderExcluir
  10. Oiii Mari, como vai
    Infelizmente não sou muito chegada em obras assim, fico babando diante da capa sempre, e das edições, além do mais por mais que sua resenha tenha sido incrível, pularei a dica.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Já li um livro da Tessa e amei,mas foi de outra série. Ela realmente é maravilhosa, também comecei a gostar de romances de época quando li o livro dela. Ainda não li essa série,mas tenho certeza de que é maravilhosa. Beijos.

    Treslivrolatras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Ola Mari lindona eu ainda não li nenhum livro da autora e já fiquei curiosa com esse série e todo enredo saindo um pouco dos famosos e lindos bailes (que amo). Esse Duque com toda sua personalidade deve ser interessante, adorei a capa do livro. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem? Ainda não li não conhecia a obra e ela parece ser ótima, mas eu ainda tenho um certo receio de ler livros do gênero e não sei o por que, ainda não li nada do gênero kkkk

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Ótima sua resenha, bem explicada e muito clara. Adoro romances de época, mas ainda não tive o prazer de ler nada dessa autora. Sempre leio comentários muito positivos sobre suas obras. Essa capa está muito bonita e a sinopse me deixou curiosa para saber o desenrolar dessa história. Com certeza vou conferir. Obrigada pela dica. Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Nossa, isso sim é diferente. Um mocinho que não é o suprassumo da beleza? Gostei, porque mostra que é possível encontrar o amor independente de nossa aparência física... Que a beleza está nos olhos de quem vê e etc.

    Fiquei curiosa com os segredos da personagem. Será que algum deles justifica ela ter recebido o castelo do amigo do pai como herança e não ter tido a mesma sorte com o pai?

    ResponderExcluir
  16. Oiii Mari!! Estou eu aqui te perseguindo até no seu blog! Haha
    Menina, vou te falar que nunca me interessei por romances de época justamente por achar que seriam todos clichês, algo que não acontece tanto assim em Romance com o duque pelo que pude ver.
    Isolde não parece nada boba e não é uma daquelas "daminhas cheias de frufru tradicionais" e Ramson, tbm não é nada convencional (vestir-se como "mendigo", haha)
    Penso em dar uma chance à esse gênero. Quem sabe...
    Bjos

    ResponderExcluir
  17. Já sei que vou me viciar em romances de época! <3
    Vou adquirir o meu, obrigada pela dica! =***

    ResponderExcluir
  18. Oie
    bem legal sua resenha e o enredo da história, não é o que procuro no momento mas vou indicar a uma amiga que vai adorar, bela dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Mari!!
    Sou uma pessoa completamente fanática por romances de época, mas nunca tive a oportunidade de ler nada da Tessa ainda.
    Adorei a sua resenha e pretendo corrigir essa minha não leitura em breve.
    Posso falar uma coisa? Adorei o seu modo de pontuar o livro. Parabens pela ideia.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  20. por favor não me matem!
    eu não curto romances de época, apesar dos elogios só lendo os resumos e resenhas eu tenho a impressão de já vi isso antes.
    mas esse eu achei bastante interessante o fato dele ser diferente, sem falar no castelo em ruinas.
    talvez eu dê uma chance a ele ^^

    ResponderExcluir
  21. Olá Mari!!!
    Eu sou apaixonada por romances de época, o enredo do livro me pareceu uma "Bela e a Fera" meio que moderna não sei??
    Eu ouvi falar algumas coisas já sobre o livro e quero ler ele para saber mais.
    Sua resenha está maravilhosa e o livro deve ser muito bom o/

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Eu ainda não li os livros da Tessa, mas ela esta na minha lista de leitura há algum tempo. Quero muito conhecer a escrita dela, os personagens parecem ser maravilhosos!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Ele me deixa muito feliz!