[Entrevista] Escritora Ana Beatriz Brandão








Entrevista Ana Beatriz Brandão para o Blog 

Coração de Papel


Leiam tudo, pois a Ana compartilhou conosco uma novidade que ninguém sabe ainda! *-*


Ana Beatriz Brandão é a mais nova contratada da editora Verus, mas antes disso, já fazia muito sucesso com seus dois primeiros títulos, Sombra de um anjo e Caçadores de Almas, lançados pela editora Novo Século. A Ana é uma garota de dezesseis anos, super amiga, sincera, sorridente e família. E nos concedeu essa super entrevista, regada a simplicidade, carisma e novidades inéditas!



A entrevista estará disponível também no site do Burn Book.



      Blog: Se precisasse se apresentar a alguém, o que você falaria sobre quem é você?
Sou Ana Beatriz Brandão, tenho 16 anos, sou escritora dos livros Sombra de um anjo e Caçadores de Almas, ambos lançados pela Novo Século, e em breve lançarei O Garoto do Cachecol Vermelho, pela Verus Editora. Se a pessoa não tivesse dormido depois de ouvir tudo isso, falaria que sobre minha vida e meus sonhos. Mentira, não falaria... kkkkkkkk.

      Blog: Seu maior defeito é:
Indecisão, sou libriana e como tal, sempre que tenho que decidir algo, sofro como louca!

Blog: E a maior qualidade:
Determinação, nunca desisto do que quero.

Blog: Como você descobriu que tinha talento para contar histórias e, ainda mais, que desejava reparti-las com o mundo?
Na verdade, tudo começou por acaso, no início eu só queria escrever sobre um sonho maluco que tive, de repente, já tinha uma série de quatro livros escrita. Depois escrevi o Sombra de um anjo, meu primeiro livro publicado,  e minha mãe achou a história legal e que nós deveríamos publica-la. Eu nunca imaginei que daria certo, mas agora não me vejo fazendo outra coisa.

Blog: Começar uma carreira, seja qual for, tão novinha, é sempre complicado. Não apenas por duvidarem da sua maturidade abertamente (o que é indelicado demais! E feio! Feio, feio!), mas pela responsabilidade enorme que é preciso adquirir para ter um futuro promissor. O que foi mais difícil para você durante a transição de garota, estudante e filha para a agora escritora, ainda estudante, figura pública e filha repleta de compromissos além dos naturais para uma jovem de dezesseis anos?
No começo foi bem complicado! Nós do mercado literário, enfrentamos muito preconceito só por ser nacional, então imagina isso acoplado ao fato de eu ser jovem e ainda ter conquistado um pouquinho (bem pouco mesmo) de destaque. Bateram forte em mim no começo, mas graças aos meus pais, meus anjinhos leitores e amigos escritores, superei tudo isso. Agora nem ligo mais, pois sei que tudo o que tenho conquistado é fruto de trabalho duro de muitas pessoas que me cercam e de mim mesma. Conciliar a carreira, os compromissos e a vida pessoal é bem complicado, não sou mais uma das melhores alunas da sala, nem sempre posso sair com os amigos no final de semana, e quando a editora me dá um prazo pra entregar um trabalho eu tenho que me ilhar, então adeus vida pessoal. Mas faço o que gosto e não reclamo, muito menos me imagino fazendo outra coisa!

Blog: Como é o seu processo de escrita? Costuma fazer roteiros ou a história acontece enquanto você escreve?
Tenho uma escrita bem intuitiva, não faço roteiros e nem anotações.

Blog: Sabemos que o seu forte são os livros de fantasia e até mesmo o terror. Como foi se aventurar por um drama romântico como o do título O garoto do cachecol vermelho? Pretende escrever mais romances no futuro?
Gente, foi um dos maiores desafios que já enfrentei até agora! Por dois motivos: um porque foi o primeiro com prazo, então tive que me afastar de tudo para escrevê-lo; e porque era algo totalmente novo e envolvia muita pesquisa sobre determinados assuntos (que não posso falar pra não dar spoilers) que são muito delicados. Além de toda a carga emocional que ele envolve. Vou falar em primeira mão pra você, vai ter um spin-off dele, então sim, vai ter mais romance de Ana Beatriz Brandão em breve. :D

Blog: Pode nos adiantar um pouquinho sobre a história?
A história se passa em São Paulo e conta vida de uma jovem bailarina chamada Melissa. Ela não é uma mocinha típica de romance: ela é negra, rica, mimada, preconceituosa, mesquinha e briguenta. Ela é muito determinada e sonha em conseguir estudar em Juilliard, a melhor escola de artes de Nova Iorque, e para conseguir realizar esse sonho ela faz qualquer coisa. Mas, apesar de toda a riqueza, dos amigos a bajulando e os homens babando por ela, sua vida é infeliz, e aí entra um rapaz maluco que sempre usa um cachecol vermelho. Daniel é totalmente o oposto da Melissa, acho que é um dos melhores personagens que eu já criei, ele tem uma bondade rara, e transforma a vida da Mel de uma forma que só lendo para entender. No livro tem muito drama, muitos assuntos delicados foram abordados, mas de forma suave. Prometo que no final, vocês terão aprendido alguma coisa (espero), a mensagem dele é muito bonita, e tem um apelo social muito importante, que vocês saberão em breve.

Blog: Como foi ser convidada para publicar sua próxima obra por uma das editoras mais cobiçadas entre os autores nacionais? Você gritou muito de emoção? Eu gritaria haha.
Foi um dos momentos mais incríveis e mais difíceis da minha vida!! Na semana em que recebi a proposta da Verus, tinha outra editora MARAVILHOSA negociando comigo, fiquei muito dividida (lembra do meu maior defeito?), até chorei, mas depois analisando os prós e contras, decidimos pela que estava mais dentro do que nós esperávamos para o meu momento. Ai, depois de tudo decidido, eu gritei, pulei pela casa, e ainda não acredito que terei um livro meu naquele estande incrível que é o do Grupo Editorial Record! Parece um sonho!!

Blog: Apresente suas outras obras para aqueles que, diferente de mim, não tem medo de terror haha.
Mas menina, os meus livros não dão medo. Kkkkkk (Acredito nela pessoal que já leu? ~Mari invadindo aqui).  Vamos lá: o Sombra de um anjo é um romance sobrenatural, conta a história de uma menina que cresceu tendo visões do futuro e vendo vultos a cercarem. É órfã e sua vida é bem ruim, principalmente porque todos que se aproximam dela acabam morrendo. Até que um dia ela conhece um garoto que a ajuda a desvendar os segredos que estão por trás das visões, e ela se vê como peça fundamental na guerra entre os anjos e o Lucian, senhor das trevas. Tem muito suspense e ação no livro, com toques de comédia também. Já o livro Caçadores de Almas tem mais suspense e dá um medinho! Ele conta a história de Serena, que é uma jovem cética, estudiosa e focada no futuro, mas fenômenos paranormais começam a acontecer e ela se depara com aquilo que sempre acreditou não existir. Um dia ela e a irmã são sequestradas e usadas em um ritual de magia negra, ela luta bravamente pela vida, até que aparece um grupo usando capas azuis marinho, e a salva. Ai a vida dela muda totalmente e ela passa a conhecer o lado obscuro do mundo. Tem de tudo nesse livro, um romance com o líder dos caçadores, o famoso Dorian, que não fala e nem mostra o rosto, tem comédia, mas tem muitas passagens aterrorizantes como o exorcismo de um personagem que não posso falar para não dar spoiler. E no final você descobre que Serena não saiu ilesa do ritual, por quê? Só lendo para saber. :D

Sombra de um Anjo Caçadores de Almas

Blog: Nós, que acompanhamos a sua trajetória, sabemos que você se doa de coração para as pessoas e que, com toda certeza, herdou essa característica tão nobre da sua mãe, Adriana. Como você se sente com todo o apoio que recebe da sua família, colegas da escola e amigos?
Eu acho lindo demais ver sua mãe tão presente na sua vida e sua carreira. É uma família que admiro muito!
Meus pais são meu alicerce! Se não fosse por eles, não teria conseguido nada do que tenho hoje. Meu pai me ajuda demais e me apoia, ele comanda a parte administrativa da minha carreira, cuida dos contratos, intermedia as reuniões com a editora, essas coisas mais chatinhas. Já D. Adriana, ta envolvida mais no marketing, nos eventos, no trato com meus anjinhos, além de me ajudar MUITO nas revisões, leitura crítica dos meus livros (e ela é MUITO CRITICA MESMO). Meus pais sempre me ensinaram que devemos fazer pelo outro o que queríamos que fizessem por nós, acho que é uma das melhores lições que podemos receber. São extremamente éticos e batalhadores também, então cresci vendo eles lutarem para conquistar o que têm hoje, com determinação e honestidade, quer melhor exemplo do que esse? Sou muito grata por todo apoio que recebo deles, dos meus amigos e dos meus leitores, sou abençoada por, tão jovem, ter conquistado tanto, então me sinto no dever de retribuir um pouco, e faço com o maior prazer do mundo!

Deixe um recado para os seus leitores e futuros escritores que desejam aprender com você.
Nunca desistam dos seus sonhos, parece clichê, mas é a realidade. Quem sonha em ser escritor, treine muito, leia muito e não desistam! Acredito que a união de prática, leitura e determinação, são a formula para o sucesso não só no mercado literário, mas em qualquer coisa que nós fazemos. Para os meus leitores quero agradecer muito o apoio que me dão, o carinho e por se permitirem conhecer as minhas histórias! Continuem me lendo, por favor!! (kkkkkk)


Amamos conhecer um poucos mais sobre você, Ana e agradecemos todo o seu carinho em nos conceder essa entrevista!



Se você ainda não a conhece e ficou com muita vontade de dar um abraço nela, aproveite, pois teremos uma oportunidade ainda neste mês, pois a Ana estará no evento promovido pelo Blog: Mulheres na Fantasia, dia 18/06 às 15:00h. Saiba mais clicando aqui.





Postagem concorre ao TOP Comentarista deste mês


7 comentários :

  1. Que honra ! A Verus é uma ótima editora e tenho certeza que ira tomar muito cuidado com suas obras, já me preparo para uma belíssima capa, gostei do carisma da autora, já fiquei pensando na narrativa de sua obra, que deve ser leve e divertida... já fiquei curiosa pelo seu livro e principalmente por essa Spin-off, amei a entrevista

    ResponderExcluir
  2. Essa entrevista foi muito especial pra mim, e só você mesmo pra conseguir tirar de mim uma novidade que ninguém sabia. :D
    Obrigada pelo carinho, Mari! <3

    ResponderExcluir
  3. Oooi, Mari! Tudo bem? Nossa, que perguntas bacanas ^-^ Eu conhecia o segundo livro da autora, mas não sabia que ela é tão nova! Um ano mais nova que eu rs Muito bom ver que os jovens estão investindo na escrita e na criatividade, fico muito feliz mesmo. Gostei de conhecer mais dela e de seus livros, além das novidades!
    Beeijos

    ResponderExcluir
  4. Aiiii que fofa!
    <3
    Nunca li nada da autora, espero sanar isso em breve!
    Parabéns pela entrevista Scotti! E boa sorte Ana! Muito sucesso!
    uhuuuu!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Adorei a entrevista, parabéns!Não conhecia a autora Ana Beatriz e nem suas obras. Mas já adicionados a futuras leituras. Lindas capas e as sinopses me deixaram muito curiosa. Desejo sucesso a autora. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Essa linda vai longe. Tem tanto potencial e logo mais estará percorrendo o mundo!

    Ana, você é uma querida e eu adoro você. Muito sucesso nessa carreira maravilhosa.

    ResponderExcluir
  7. adoro entrevista com autores
    eu não conhecia a ana beatriz! nossa tão novinha e já fazendo sucesso ;)
    espero que seja o inicio de uma carreira maravilhosa! boa sorte para vc

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Ele me deixa muito feliz!