[Resenha] A Herdeira








A Herdeira
Série A seleção livro 4
Autor Kiera Cass
Editora Seguinte
Nota: 4/5
Onde comprar: Submarino
Sinopse: No quarto volume da série que já vendeu mais de 500 mil exemplares no Brasil, descubra o que vem depois do "felizes para sempre".
Vinte anos atrás, America Singer participou da Seleção e conquistou o coração do príncipe Maxon. Agora chegou a vez da princesa Eadlyn, filha do casal. Prestes a conhecer os trinta e cinco pretendentes que irão disputar sua mão numa nova Seleção, ela não tem esperanças de viver um conto de fadas como o de seus pais. Mas assim que a competição começa, ela percebe que encontrar seu príncipe encantado talvez não seja tão impossível quanto parecia.

=== Resenha ===

 A Herdeira
Oies!!

Não é segredo pra ninguém que eu amei a série A Seleção, apesar de alguns detalhes terem me desagradado, então, não é surpresa nenhuma para vocês meus 4 pontinhos ali para o livro!

Neste volume Maxon e América estão mais velhos, maduros e rei e rainha de Illéa. As castas ficaram para trás, e apesar de não existirem, as pessoas continuam se tratando pela casta a que pertenciam, o que gera grande insatisfação no povo sobre o futuro do país. Como não sabem o que fazer para mudar a mente dos mais antigos, que cresceram com as catas, e manter a paz, eles decidem fazer algo que prometeram nunca submeter os filhos: trazer a seleção de volta.
O amor do casal é palpável para qualquer pessoa e é por isso mesmo que a princesa Eadlyn fica enlouquecida com a ideia dos pais. No entanto, seu senso de dever para com seu povo a faz aceitar escolher seu futuro marido através da seleção.
Ela é uma princesa, mas não qualquer princesa, por ter nascido alguns segundos antes de seu irmão gêmeo ela é a herdeira do trono e, mesmo não sendo a rainha ainda, ela possuí uma grande responsabilidade com Illéa e conseguimos perceber toda a dedicação e devoção em suas atitudes. Apesar desse senso altruísta, ela passa longe de ser humilde ou parecida com a América que não se importava com status social. A Kiera nos apresenta uma personagem praticamente o oposto da mãe: ela é mimada, egocêntrica – escolhi essa palavra porque apesar de algumas atitudes a favor do povo, ela pensa em si mesma quase o tempo todo –, infantil e bastante superficial. Mas ao mesmo tempo é forte, decidida, temperamental e honesta em alguns momentos.
Conseguimos compreender o motivo de ela ser tão chata quando percebemos que a intenção da trama é justamente amadurecê-la para assumir o trono no futuro.
Maxon e América estão mais velhos e aparentam cansaço estremo. E é comum em Illéa o primogênito assumir o trono mesmo sem a morte do antecessor. Mas ela não está pronta e a seleção mostrará isso, também a fuga de seu irmão gêmeo para se casar as escondidas com a princesa da França: Camille.

A seleção nos traz personagens com nomes estranhos – acho que a Kiera adora nomes estranhos – e personalidades diversas. Vou citar apenas os que me marcaram:

Kile mora no palácio e é filho da madame Marlee. Quem leu A Seleção se lembrará dela como a mulher que foi salva da morte levando chicotadas nas mãos. Ele estuda arquitetura e tem ganas de deixar o palácio e conhecer o mundo, por isso mesmo que fica surpreso ao ser sorteado ao vivo, no jornal de Illéa, como um dos candidatos para a seleção. Alguém sacaneou ele, não acham?
Eu shippei a Eadlyn com dois personagens e o Kile é um deles. Eles brigam horrores, se odeiam e só isso já é sinal de sentimentos reprimidos na minha opinião.
Meu outro shipp é com o Eikko, ou melhor, Erick, o tradutor de Henri, um personagem nascido em outro país e que agora mora em Illéa, mas não fala uma palavra de inglês (acho que inglês é a língua mãe de Illéa!). Henri é muito fofo, muito fofo mesmo, o que atrapalha é ter uma terceira pessoa entre eles o tempo todo, traduzindo cada palavra que eles falam. O Eikko, mesmo não sendo candidato, apenas uma espécie de figurante, tem humor, é dedicado, sincero, fiel e parece ter uma super queda pela princesa.
Henri, como disse acima, veio de outro país e adora cozinhar. Fiquei imaginando ele como um daqueles super padeiros, que fazem coisas tão gostosas que até a rainha América deixaria o Maxon por ele! (Espero que entendam a piada interna!) Só não shippei ele com a Eadlyn porque fiquei pensando como seria a lua de mel deles: o Eikko teria de traduzir a noite de núpcias? Uiq.

Esse primeiro livro se foca bastante nas dificuldades da princesa em se enturmar com os garotos, se abrir e deixá-los conhecê-la de verdade. Também na insatisfação da população sobre quem ascenderá ao trono. Eles não confiam nela para ser sua futura rainha e deixam isso claro em vários momentos.
Senti falta da pitada de distopia que havia nos três primeiros livros da série, parece que a Kiera esqueceu da parte rebelde, da política e se focou mesmo só no possível romance. Esse foi um dos motivos de ter tirado uma estrelinha da pontuação do livro. Essa série daria uma super distopia romântica se ela tivesse prestado atenção aos detalhes políticos e aos rebeldes.
O final do livro é de deixar qualquer um de cabelo em pé e ter de esperar o lançamento de A coroa foi um tormento!
Graças aos céus eu já li meu exemplar e logo, logo postarei resenha para vocês.

A escrita da Kiera é bem simples e de fácil entendimento. Ela termina os capítulos de forma simples, sem ganchos para os próximos e começa como se fosse um novo dia os seguintes, deixando as vezes alguns buracos sobre o que aconteceu entre um capítulo e outro, mas isso não estraga a leitura, só a deixa mais rápida.
Eu prefiro algo bem mais detalhado, mas não desanimei da leitura não, eu amei! Amei tudo! E espero que vocês gostem também.

Beijão,

Mari Scotti

20 comentários :

  1. Se tem uma série de livros que não faz minha cabeça é A Seleção, fiquei muito enjoada de ler tanto sobre :'(
    Mas não tenho dúvidas que o universo criado pela autora é interessante. E os nomes como tu disse são diferentes, mas bonitos, eu acho.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem difícil ver um comentário seu em resenhas dizendo que você gosta do livro hahaha

      Excluir
  2. Oiee

    Eu não consigo ter interesse nessa série. Mas vejo muitas resenhas bem positivas, dá pra ver que tem muitos fãs. Só não surgiu mesmo interesse por parte minha.
    Os nomes são estranhos, mas eu acho bonitos, assim como a capa. E também prefiro algo mais detalhado.
    No momento não mesmo, mas quem sabe um dia eu leia algo da autora.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Ai ai, não consigo ter simpatia por essa série, só de ver as capas já fico meio preocupada com as altas doses de romance que deve ter, tenho uma amiga que gosta demais, ela já me ofereceu várias vezes, mas não sei.
    Gostei da sua resenha, seu jeitinho de contar a história é super bonitinho.
    Beijos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ooi! Então, eu não gosto da ideia, realmente, dos livros. Acho que se a autora não tivesse colocado um triângulo nos livros da mãe e do pai, eu poderia ter dado uma chance. Eu li comentários não agradáveis sobre a filha, que seria muito mimada, etc... Se não tive paciência nem para conhecer a indecisão da mãe, imagina a "frescurinha" da filha? hahaha Mas, respeito completamente que ama e lê. As capas são sempre bem bonitas, né?
    Beeijos

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Eu não terminei esse livro mas foi mais por falta de tempo mesmo,no entanto achei que a autora poderia ter parado na trilogia e investido em outra história haha. No entanto, o pouco que li dessa história me agradou bastante, mesmo que a protagonista seja bem mimada (o que é justificável), mas ainda tenho curiosidade a respeito dessa premissa e espero poder ler futuramente a obra toda.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá! Sua resenha está ótima! Eu não li nada da série, mas a premissa não me chamou a atenção. Sempre vejo muitas resenhas positivas sobre a série, mas não consigo sentir vontade de ler. Beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Como eu disse em outra resenha, Eadlyn é bem diferente da mãe porque foi criada no luxo e conforto. Por mim, a série acabava no terceiro, mas como a autora precisa (?) de grana, escreveu mais hahaha não pretendo ler por ora, mas quem sabe mais adiante! Adorei a resenha :)

    ResponderExcluir
  8. Oie, eu não li essa série mas confesso que esse quarto livro me deixa bem ansiosa para conferir tudo logo para chegar a ele. Acho super interessante essa ideia da autora de agora fazer uma seleção para a filha da protagonista original, adorarei ver como a menina se saiu com tudo isso e saber um pouco sobre o que levou ela a ser mimada e egocêntrica, além de conhecer os candidatos da seleção. Acho que esse livro me chama atenção pelo romance e talvez pela ausência da distopia, mas vamos saber melhor quando eu ler.

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem.

    Eu amei a seleção como um romance gostoso e leve para passar o tempo. como distopia, achei bem ruim. Mas adoro a escrita da Kiera, muito viciante e gostosa. Comprei este livro na pré-venda, mas ainda não li. Estou sem expectativa, mas espero ler em breve. E se eu gostar, ainda bem que já temos A Coroa lançado. Haha

    beijos
    http://chalecult.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Oieee!
    Em A Herdeira, vemos a vida difícil de quem não tem escolha a não ser carregar o mundo nas suas costas. Vemos um leve amadurecimento da personagem, que começa a ver como sempre agiu egoisticamente e tenta aceitar que pode precisar da ajuda dos outros, se não ajuda pelo menos apoio, aceitar uma mão amiga não é sinal de fraqueza.
    Como sempre a escrita da Kiera Cass segue o mesmo padrão. Nos envolve desde o começo.

    =)

    ResponderExcluir
  12. Oi..
    Graças a Deus tmb já li A coroa..
    Sou muito fã da Seleção <3
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Oii Mari, tudo bom? Adorei tua resenha! Eu confesso que tenho bastante curiosidade em conferir algo da autora, mas provavelmente começarei com A Sereia, pois foi a premissa que mais me interessou. Li comentários bem negativos sobre A Herdeira e A Coroa, muitos feitos pelos próprios fãs de A Seleção, principalmente sobre a Eadlyn. Mas fico realmente feliz em saber que gostou tanto dele. E o último, gostou também? *-*

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Então, não li nada da autora ainda, mas sempre vejo elogios sobre a escrita dela e sobre essa série. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  15. Oi Mari!!!

    Ahhhh, eu adorei A Herdeira!!!! Menina do céu, eu dei até mais estrelas do que para A Seleção (ao contrário de ti)...

    Amei a sua resenha, tu pontuou coisas que eu não tinha me dado conta ao ler e adorei isso!!!!

    Também já li A Coroa, e posso dizer que amei!!!! Encontrei um capítulo extra e coloquei no blog, de 10 anos depois, achei tão fofo!!!

    Se quiser ler, tá aqui: http://www.eupraticolivroterapia.com.br/2016/05/resenha-coroa-kiera-cass-e-capitulo.html

    bjssss

    ResponderExcluir
  16. Olá flor, finalizei a leitura do último livro da série a pouco tempo e já estou com saudades da série. Gostei muito da narrativa de Kiera.

    Abraços

    ResponderExcluir
  17. Oiiie
    nossa, ainda não li esse da série mas já o tenho aqui e espero poder finalmente ler até para matar a saudade da escrita da autora, muito legal sua resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Comecei a ler esse livro, mas parei bem na metade. Preciso reler para poder ler o livro lançado recentemente. Espero gostar do que vou ler. Gostei da trilogia e torço para que esse seja tão bom quando.

    ResponderExcluir
  19. Eu até curti o estilo de narrativa de a seleção, que li somente a metade. Acontece que, para mim, parecia faltar alguma coisa então nem continuei a ler. Então, quando vi o lançamento desse meu primeiro pensamento foi de ser completamente desnecessário...rs
    Mas, admiro a autora já que é preciso ter alguma coisa para conquistar tantos leitores - e pela sua resenha dá para sentir que a Kiera tem...
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Ele me deixa muito feliz!