[Resenha] A Menina da Neve


Autor: Eowyn Ivey
Editora Novo Conceito
Nota: 3/5
Sinopse:
Alasca, 1920: um lugar especialmente difícil para os recém-chegados Jack e Mabel. Sem filhos, eles estão se afastando cada vez mais um do outro. Em um dos raros momentos juntos, durante a primeira nevasca da temporada, eles constroem uma criança feita de neve. Na manhã seguinte, a criança de neve some. Dias depois, eles avistam uma criança loira correndo por entre as árvores. Uma menina que parece não ser de verdade, acompanhada de uma raposa vermelha e que, de alguma formam consegue sobreviver sozinha no frio e rigoroso inverno do Alasca. Enquanto Jack e Mabel se esforçam para entender esta criança que parece saída das páginas de um conto de fadas, eles começam a amá-la como se fosse sua própria filha. No entanto, nesse lugar bonito e sombrio, as coisas raramente são como aparentam, e o que eles aprenderão sobre essa misteriosa menina irá transformar a vida de todos.
 
Oi, pessoal. Tudo bem? Hoje trago para vocês a resenha do livro A Menina da Neve, da autora Eowyn Ivey, recebido em parceria com a Editora Novo Conceito.

== Resenha ==

O livro conta a história de Jack e Mabel, um casal que após duras perdas resolveu distanciar-se de sua vida e ir viver no Alasca, em busca de novas oportunidades e dias mais prósperos.
Mabel cuida, basicamente, dos serviços domésticos. Mas é uma mulher de força (adorei ela), que sabe bem o que faz e muitas vezes consegue ser dona de si. Tem muito talento para desenhos e é uma leitora nata, por influência de sua família. Ah, ia esquecendo, Mabel faz tortas para vender em um bar da cidade.
Jack é o típico caçador, que tenta sempre proteger sua mulher (detesto isso zZZzZzZ) e a priva de certas coisas, tipo ajudar ele no trabalho. Mimimi bobo, gente. Deixa a mulher trabalhar onde ela quiser, rapaz! Mas ok, contexto social da época era assim, então dá pra relevar. Voltando...
Devido ser inverno e as geadas começarem a ser frequentes, Jack percebe que será uma época difícil para seguir com seus trabalhos, então se vê entre a cruz e a espada.
De uma hora para outra a vida de Mabel complica, e seu principal meio de sustento vem por água abaixo, quando os serviços de suas tortas são cancelados. E ela também se vê entre a cruz e a espada.


Daí num belo dia, após esses acontecimentos frustrantes, começa a nevar e eles vão para fora de casa e começam a fazer guerra de neve (bem fofinho, gente! Hahaha) e logo o clima entre ambos melhora, e eis que resolvem fazer um boneco de neve - bem coisa de inverno, mesmo. 

"- Espere - disse ela. - Vamos fazer um boneco de neve.
- O quê?
- Um boneco de neve. É perfeito. Neve perfeita para um boneco de neve."

No dia seguinte, o boneco some e uma garota misteriosa surge vestida com as roupas do boneco, a garota esbanja lindos cabelos loiros quase brancos e belos olhos azuis. É diferente de tudo o que Jack e Mabel já viram por ali... E é a partir daí que toda a magia do livro começa a acontecer.


===


Algumas coisas me incomodaram um pouco no decorrer da leitura, mas não foram nada que me causasse vontade de largar o livro longe ou jogá-lo pela janela (leiam até o final, teve uma coisa que me fez querer jogar o livro pela janela, sim, hahaha). Um dos incômodos foi a revisão, alguns errinhos aqui e ali, uma frase que devia estar no passado (pois o livro inteiro é contado no passado), mas estava no presente. E as cenas de diálogo entre a garotinha e o casal, pois foram colocadas em parágrafos diferentes e sem hífen ou, no mínimo, em itálico, soando assim como parte da narração, e não um diálogo.


Sabe, houve outra coisa que me incomodou mais do que o que citei acima, foi o grande número de morte de animais. Ok: inverno -> necessidade... Mas foram mortes tão levianas, sem sentido algum, que só estavam ali por estar, sem necessidade ou profundidade. Não sei se este incômodo deve-se ao fato de eu não comer carne ou eu que estou sendo chato mesmo, mas que incomodou, incomodou. E ser sincero é o que há.


“Ela pegou a coisinha em suas mãos e apertou o peito contra o tronco da árvore até que o animal perdesse a vida.”


Sinceramente...



O livro foi me prender mesmo lá pelo final, faltando 60-70 páginas para acabar. Caramba, quando foi chegando no fim, comecei a sentir um friozão no estômago, confesso!
O projeto gráfico é excelente, desde a capa até a diagramação. Preciso parabenizar a Editora Novo Conceito, pois ficou a coisa mais linda desse mundo. 
 



Bom, este não é um livro que vou recomendar para aqueles que me pedirem indicação, pois várias outras obras me deram um feeling bem melhor que esse. Mas espero que vocês leiam e compartilhem suas opiniões comigo.
É isso! 


http://mariscotti.blogspot.com.br/2016/01/top-comentarista-janeiro.html

http://mariscotti.blogspot.com.br/2015/12/promocao-ano-novo-kindle-novo.html




46 comentários :

  1. Caraca, fiquei pensando que a menininha seria a salvação do casal, mas esse quote me deixou com a sensação que ela matava os bichinhos! HAHAA. Ótima resenha Marcelo! Amei os gifs!! Criatividade mil!
    Beijão, Mari Scotti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Relaxa, chefa, ela pode ser a "salvação" do casal, sim... hahahaha
      Obrigadão pelo elogio! <3

      Excluir
  2. OIE PAQUITO
    parei
    eu só to triste pq sua primeira leitura do ano É DE NOTA 3 AFFFFFFF ;-;
    e nossa, o livro só te prendeu no final....... sad
    besos te hamo

    ResponderExcluir
  3. Marcelo, eu me encantei assim que vi A Menina da Neve entre os recentes lançamentos. Não pude deixar de me apaixonar pela história, então vim conferir a resenha. As minhas expectativas diminuíram um pouco por ver tantos pontos que te incomodou, porém gostei bastante do cenário invernal do Alasca, dos mistérios e segredos que rondam a garota e dos personagens que fazem o casal.
    Quero ler assim que surgir a oportunidade.

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcelo!

    Eu confesso que gostei muito da capa, mas como estou meio que saturada de histórias assim, passo.! rsrsrsrs

    Parabéns pela resenha! Adorei os gifs! hahahaha

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  5. Olha, essa não é a primeira resenha que eu leio desse livro e vou te dizer que não entendi do que se trata a história até agora! kkkkkkkk tipo, que que essa menina tem a ver com o casal? Vai salvar eles? Vai matar bichinhos por esporte?/ Ainda não entendi mas bola pra frente. Não to muito animada com esse livro não, nem sei se quero ler.

    beijos
    http://pobreleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigado pelo comentário.
      O mistério é essencial, hahahaha
      Espero que algum dia leia e compartilhe sua opinião comigo o/

      Beijos

      Excluir
  6. Oiiê
    Eu não tinha lido resenhas sobre o livro, mas eu tinha altas expectativas para essa belezinha. Mas parece que não é todas as coisas que eu pensava, mas mesmo assim vou dá uma chance para ele (ate pq eu já comprei :/) e espero não me cansar com a leitura
    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Manoel!
      Leia mesmo e venha compartilhar sua opinião aqui comigo. o/
      Valeu pelo comentário!

      Abraço

      Excluir
  7. muita força de vontade para ler um livro que só tem prendeu perto do fim...
    eu pensava que era só eu que de vez enquanto tinha vontade de jogar o livro pela janela, adorei o seu comentário sobre o jack, as vezes a gente tem que relembrar que época eles estão (mas q irrita, irrita)
    eu tava afim de ler esse livro,bom ele entrou na minha lista do talvez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahah, pois é... Mas confesso que o livro tem um Q de mistério que me fez querer terminá-lo e encontrar logo as respostas.
      Que nada, acho que todo mundo tem essa de querer jogar o livro pela janela, SAHSAUSHASAHUHASUHASUS.
      Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  8. Fiquei curiosa para saber se a menina de neve, vem pra ajudar ou atrapalhar o casal, essa parte da morte do animalzinho pareceu sombrio, não sei se essa leitura me agradaria, você disse que só foi se prender a leitura no final, talvez eu o comece e o abandone pela metade, mas não descarto totalmente, num futuro, quem sabe!?
    Muito boa sua resenha

    Beijos, Emy!
    www.blogpsicoses.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadão pelo elogio.
      Bom, não deixe de ler! Leia e venha aqui compartilhar sua opinião comigo, vou adorar. :D

      Beijos!

      Excluir
  9. Desnecessário ter mortes de tanto animais, eu amo animais isso sempre me entristece. Adorei a resenha, o livro parece bom, mas não é para mim, sei que não é o meu gosto então nem pretendo tentar pois acabarei me decepcionando, mesmo assim como sempre voce fez uma otima resenha e explicou muito bem a sua opinião.
    http://viajandopelapaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie Marcelo,
    tudo bom??
    Gostei da diagramação!!!
    Eu tinha visto esse livro quando lançou e amei a capa, mas então uma amiga estava lendo e disse que achou meio confuso, estranho. Talvez possa ter sido isso que você apontou na resenha, esse texto perdido, sem as marcações corretas, fazem o leitor ficar confuso, as ideias da autora não ficam organizadas. Então, eu deixei o livro de lado, já que a lista é infinita!
    =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sofro com o problema da lista infinita, hahahaha!
      Obrigado pelo comentário.

      Volte sempre!

      Excluir
  11. Olá, Marcelo.
    Eu li esse livro e gostei muito. No começo achei que seria chato mas depois em encantei e adorei aquele clima de será real ou não que a autora colocou. Quanto a matança dos animais, me parece que lá isso é bem comum, considerado esporte até.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil.
      Que bom que você leu e gostou, fico feliz por isso!
      A forma da autora narrar foi bem legal, principalmente no ponto de entrelaçar o fantástico com o real. Fenomenal! Amo isso.
      Sobre as mortes...
      Como eu falei na resenha, o número de mortes foi algo que me incomodou pelo fato não haver motivo para acontecerem, como naquela cena em que x personagem (sem spoiler, hein) esmaga o bichinho contra a parede. Gente??? Pra quê? Teve motivo? Não vi. Foi leviana? Foi, e muito.
      Não é pelo fato de ser um esporte que vai ser algo correto, certo? Ainda hoje há a matança de animais como "esporte" ou entretenimento, o que acho super errado. Poxa, existem mil e outras formas de se divertir sem tirar a vida de um animal, por que optar por isso? Volto a afirmar: compreendo que NA ÉPOCA era assim, certamente. Mas não é por ser uma tradição que vamos tomar aquilo como correto ou verdade, compreende? E me incomodou bastante, por isso achei interessante problematizar. E se fôssemos olhar pelo lado sobrevivência AÍ seria outra história... porque teríamos que analisar vários outros pontos, rs.

      Mas entendi seu ponto.
      Obrigado pelo comentário,
      Volte sempre! Beijos.

      Excluir
  12. Oi Marcelo!
    Achei a capa e a diagramação do livros lindos! Pena que a revisão não ficou tão boa assim... Acho que não leria por um ponto crucial que você destacou, as mortes de animais. Não gosto de ler livros assim, me sinto mal...
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vivian!
      A Novo Conceito mandou bem pra caramba no projeto gráfico. <3
      Obrigadão pelo comentário,
      Volte sempre! Beijos.

      Excluir
  13. Oi, Marcelo. Embora você não tenha gostado muito da história, eu fiquei curiosa.
    Esse climinha de mistério por conta da garota e da raposa me interessaram bastante. Já tinha visto a capa e gostei bastante dela, agora vendo um pouquinho do projeto gráfico que você mostrou gostei mais! hahaha (a designer de olhos afiados está falando mais alto em mim nesse momento).
    Bjos

    Notinhas de rodapé =P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Michelle!
      Pois é, esses olhos de designer sempre espertos... hahahaha
      Que bom que o livro te interessou. Leia mesmo e venha compartilhar sua opinião comigo.
      Beijos!

      Excluir
  14. Que pena que a leitura não foi das melhores, esperava muito desse livro pelo marketing da editora e do trabalho lindo na edição. Enfim, ainda quero ler para ver oque acho ^^ Abraços, adorei a resenha. Desejo leituras melhores.
    bookdan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá! Esse livro está na minha lista de leitura e, lendo sua resenha, fiquei mais entusiasmada! Adorei os detalhes, a parte gráfica parece linda mesmo! E essa capa? Adorei! Abraço!
    http://www.pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Marcelo, tudo bem?
    Eu li algumas resenhas desse livro e sempre falaram coisas boas, ai cheguei aqui e pah...kkkk
    Mas ainda sim tenho vontade de conhecer a história que me parece ser bem diferente do que ando vendo por aqui e ainda estou curiosa para saber de onde surgiu o diacho da garota... (me falaram que não explica kkkk)
    Gostei da sua sinceridade, eu por ser carnívora sanguinária de marca maior não ficaria tão mortificada com as cenas de mortes dos bichos para serem comidos hahahahaha.
    Beijos.
    Giuliana.
    Clube do Livro & Amigos | Curtiu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Giuliana! Tudo ótimo.
      Hahahaha, então... vou esclarecer um único ponto, porque creio que seja interessante: fiquei sabendo que a autora se inspirou em um conto russo para escrever a história, depois dá uma procurada (caso queira), chama-se: snegurochka.

      Beijos

      Excluir
  17. É um livro que tenho achado bem legal, mas vi umas coisas dele que me deixam pé atrás. Tem muita resenha falando que o final vale mais que a maior parte do livro. E essa coisa dos erros na escrita, isso dá uma confusão! Os diálogos mal acentuados....ahh, deixa a desejar né. Mas fora isso acho que iria gostar de ler. Parece uma boa história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristiane!
      Leia mesmo e tire suas próprias conclusões.
      Obrigadão pelo comentário,
      Volte sempre!

      Excluir
  18. Olá Marcelo!
    Gostei das suas críticas. Já li algumas resenhas sobre a menina da neve, pq estou com MUITA vontade de ler, mas nenhuma disse que teria tantas mortes de animais, muito menos sobre esses errinhos que me incomodam muito tb. Mas acho que não vou deixar isso me desanimar com a leitura, acho o fato de o casal estar numa crise, montar um boneco de neve e esse boneco ganhar vida me interessa demais. Não sei pq, mas me identifico com a história!
    bjss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isa.
      Não deixe de ler mesmo, se você está entusiasmada com a leitura, vá fundo!
      Obrigadão pelo comentário,
      Beijos!

      Excluir
  19. Tenho muita vontade de ler mas depois da sua resenha fiquei com "um pé atrás". Bjos!
    www.batomnacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você tem curiosidade, leeeeeeia! :D
      Obrigado pelo comentário,
      Volte sempre!

      Excluir
  20. Olá, Marcelo!

    Tinha visto uma resenha desse livro em algum canal no Youtube e fiquei muito interessado na história. Essa questão da pontuação nos diálogos é de matar quem tem toc de aflição. Só de ver a foto senti um frio na barriga kkkk.
    Enfim, parabéns pela resenha.

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha, pois é, Paulo. De acordo com a leitura você vai se acostumando, relaxa! hahaha
      Valeu pelo comentário,
      Abraço!

      Excluir
  21. Eu achei a edição da NC muito linda. Tanto a capa quanto a diagramação (tirando o lance dos diálogos) e isso me deixou super empolgada para realizar a leitura. Talvez por isso eu não tenha curtido o livro. Tentei mas não consegui ir muito longe, então não completei a leitura. Ver que você só se prendeu mesmo quase no fim me fez pensar que eu não teria essa coragem...rs
    Beijinhos,
    Lica
    amoreselivros.com.br

    ResponderExcluir

  22. A Menina da neve é um livro que tenho muita curiosidade em ler, pois além de se ambientar em outro século, tem todo esse mistério acerca dessa menina misteriosa que se parece com a criança de neve que eles fizeram. Gostei da tua resenha e to bem curiosa com o livro.

    ResponderExcluir
  23. Oi, Marcelo!
    A Editora Novo Conceito é uma das minhas favoritas. Minha estante é recheada de livros dela. O que adoro é a dedicação com a diagramação. Tanto a capa quanto o conteúdo do livro são criados de forma muito bem trabalhada e isso encanta o leitor. A foto com o começo dos capítulos me deixou pirada, muito lindo!
    Já havia visto esse livro. A capa me chamou atenção de imediato.

    ~ Le eu Passeando pela livraria quando vejo um livro. "Nossa, que capa bonita, vou comprar"

    Não havia lido a sinopse porque não lembrei de pesquisar em casa quando cheguei e só não comprei o livro de cara porque só tinha money pra um. kkk'
    A história parece ser linda e mágica. A menininha deve trazer uma nova luz para o relacionamento do casal e ajudá-los de alguma forma na área financeira deles. Ela deve ser a coisinha mais linda do mundo! *-*
    Vou comprar em breve, está no meu carrinho das próximas compras. Nossas mães fazem as compras do mês no mercado, eu faço nas livrarias virtuais! haha'
    Beijinhos <3

    ResponderExcluir
  24. Oi, Marcelo!
    A Editora Novo Conceito é uma das minhas favoritas. Minha estante é recheada de livros dela. O que adoro é a dedicação com a diagramação. Tanto a capa quanto o conteúdo do livro são criados de forma muito bem trabalhada e isso encanta o leitor. A foto com o começo dos capítulos me deixou pirada, muito lindo!
    Já havia visto esse livro. A capa me chamou atenção de imediato.

    ~ Le eu Passeando pela livraria quando vejo um livro. "Nossa, que capa bonita, vou comprar"

    Não havia lido a sinopse porque não lembrei de pesquisar em casa quando cheguei e só não comprei o livro de cara porque só tinha money pra um. kkk'
    A história parece ser linda e mágica. A menininha deve trazer uma nova luz para o relacionamento do casal e ajudá-los de alguma forma na área financeira deles. Ela deve ser a coisinha mais linda do mundo! *-*
    Vou comprar em breve, está no meu carrinho das próximas compras. Nossas mães fazem as compras do mês no mercado, eu faço nas livrarias virtuais! haha'
    Beijinhos <3

    ResponderExcluir
  25. Oi Marcelo,
    Que pena que não seja um livro que encante daquela maneira, que desejamos que todos na face da terra leiam. Já li algumas resenhas dele e infelizmente não me chama a atenção, até porque o enredo não me convence muito. Desejo-lhe melhores leituras.

    Beijos
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Olá, Marcelo.
    Bem, eu já to chateada.
    Tenho tanta vontade de ler esse livro, e tenho lido resenhas não como eu esperava.
    Muitas críticas.
    Vou falar que achei que o livro fosse sobrenatural. Que o casal na verdade estivesse mortinho da Silva.
    Porque não entendo o aparecimento da menina.
    E bem quando há tanta crise.
    Bem, não me contebse tenho razão.
    Odeie as mortes dos animais.
    Sem necessidade... Isso já me deixou incomodada.
    O marido é bem chatinho né?
    Mas de qualquer forma, também apesar dos erros gráficos eu quero ler.
    Tem que ser logo...
    Chega de ler resenha... Já li umas 10 e to sabendo demais.
    Pelo menos o final é bom. Até agora todos que leram curtiram.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falando em erros gráficos, eu escrevi muito errado...
      Desculpa aii. To no cel, daí as vezes ele muda as palavras. Hahaha

      Excluir
  27. Oi!
    Faz um tempo que vi esse livro e pensei em uma historia totalmente diferente lendo a resenha achei uma historia interessante, mas não é muito o tipo de livro que gosto de ler !!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Ele me deixa muito feliz!