[Resenha] Escândalo!!!







Escândalo!!!
Autor: Tammy Luciano
Gênero: romance
Sinopse:
Viva uma história de amor que -- na atual realidade das garotas famosas, candidatas à diva e que dominam o mundo da TV -- fará você perder o fôlego ao acompanhar a rotina, os dramas e a, muitas vezes, dura realidade de uma personagem parecida com alguém que conhecemos nas novelas que tanto amamos.

Belinda é a garota da capa nessa trama atual, acelerada e sem meias palavras, catapultada ao estrelato praticamente da noite para o dia. Até onde vai a maldade alheia? O dinheiro compra realmente tudo? Que mistérios envolvem a vida de uma das atrizes mais amadas do momento? O que esconde a moça de vida perfeita? Um livro com a intimidade da fama sendo escancarada. Vida real dentro de uma ficção, segredos de um mundo guardado a sete chaves, como o último capítulo da novela.


=== Resenha ===

A Tammy foi uma das primeiras escritoras (das mais famosas) que eu conheci. Foi em um evento que ocorreu no Rio de Janeiro na época em que começaram os protestos de rua e que tomaram todo o Brasil em 2013.
O evento teve pouca frequência de leitores justamente por culpa dos protestos, mas me trouxe amizades que eu nem imaginava que pudesse cultivar.
Não sei se posso afirmar uma amizade com a Tammy, mas posso dizer que, para mim, ela se tornou um ícone. Aquele tipo de pessoa que você reconhece que lutou para vencer na vida e em quem deseja se espelhar. E “Escândalo!!!” deveria mesmo ter sido o primeiro livro que eu li dela, já que reconheço na Belinda muito do que – de longe – eu vejo de qualidades na Tammy.
Fiquei triste de ter demorado tanto a ler algo dela e feliz por ter começado por este livro lindo.

Vamos iniciar a resenha pelo que chamou minha atenção primeiro? O título. A Tammy postou no face alguns comentários da equipe de edição da editora Valentina falando sobre o título do livro e eu fiquei horrorizada (no ótimo sentido) em como era fantástico!
O que me fez comprar o livro?
A capa. A originalidade, a ousadia das cores e de sua construção. Quero parabenizar a Marcela Nogueira por esse trabalho incrível e à Valentina por apostar nessa ideia. Sério. Como escritora eu fiquei pensando: “Essa capa tinha que ser minha!” HAHA, como leitora eu realmente pensei que o livro tinha que ser meu e como designer eu logo soube que em breve veremos imitações dessa capa por aí. Podem ter certeza!
Durante a Bienal do livro eu namorei essa capa e a de “Não olhe!” por alguns dias antes de comprar os livros e precisei de muita força de vontade para não sentar no meio do estande da Novo Século e ler por lá mesmo.
Sem mais enrolações, vou compartilhar com vocês a minha experiência com essa leitura.

Belinda é uma garota humilde que mora em uma cidade no interior do Mato Grosso chamada Ladário. Vive com o pai e o irmão mais velho em uma casa cercada pela devastação da perda de sua mãe Mimizinha e do descaso de seu pai. Da forma que consegue, ela tenta levar a vida dia após dia, banhando-se no rio ou ajudando nos deveres da casa, mesmo que os homens não a mantenham devidamente ajeitada.

Um dia, voltando de um desses mergulhos no rio, ela descobre que foi vendida pelo próprio pai para Santana, sua tia e irmã de sua falecida mãe. A Santana bem que poderia ter nascido da mesma mãe que o pai dela, porque são “farinha do mesmo saco”. A mulher é uma desalmada e guarda segredos tão obscuros que deixariam qualquer um de cabelo em pé.
De início pensamos que ela até pretende ajudar a Belinda, mas ao chegarem no Rio de Janeiro, descobrimos junto com a protagonista, que as pessoas podem ser cruéis gratuitamente.
E como diria o lindo Gustavo Salles, apesar do início de vida conturbado, Belinda vira uma sortuda, da noite para o dia.
Após passar uma semana no inferno quase que literalmente, ela conhece uma alma bondosa que a ajuda a mudar drasticamente seu destino. E como a lua está ao seu favor, as coisas boas não param de surgir a partir deste instante. Ela consegue um lugar novo para morar, novos amigos e é salva até de um assalto no bairro de Jacarepaguá que, para quem não conhece, é pertinho da Favela Cidade de Deus (não que seja relevante, mas eu fiquei por lá na minha primeira bienal e foi um pouco – muito – marcante). Mas também é o mesmo bairro de uma ilustre emissora de televisão.
Por meio de seu mais novo amigo Jujuba com quem ela partilha um apartamento no bairro Glória, Belinda consegue uma pontinha como figurante em uma novela nessa emissora. A Tammy não cita o nome da emissora, mas cá para nós, só pensei na Globo o tempo todo haha.
Como Belinda é linda, morena de olhos azuis deslumbrantes, ela logo chama atenção e torna-se, em alguns anos, a estrela de novelas: Belinda Bic. Nacionalmente conhecida e invejada. Com um passado que muitos desconhecem e um futuro brilhante pela frente.
A história tem um avanço no tempo de quatro anos e conhecemos a nova Belinda, a atriz que namora Alexandre Máximo um cara que se acha e não tem nada a oferecer. Aos poucos vamos conhecendo os motivos que a levaram a aceitar um namoro tão conturbado e percebemos o quanto o cara é problemático, e como ele e o passado de Belinda podem voltar com força total, para fazê-la se sentir a garotinha indefesa de Ladário mais uma vez.

Gustavo Salles é um apresentador de um programa de TV, jornalista e engajado com projetos sociais. É um homem simples, apesar de rico, sincero, lindo e sonho de consumo de qualquer mulher.
Ele e Belinda cruzam caminho em um momento muito perturbador e que os marca profundamente. Mas, como tudo na vida não são flores, demora muito para se encontrarem de verdade uma segunda vez.
Logo de cara eu amei o Gustavo e seu jeito menino-herói. Já pela capa do livro podemos torcer para que sejam um casal, por isso não é um spoiler. Mas a forma que a autora escolheu para coloca-los frente a frente uma terceira vez, foi muito legal.
Nos resta torcer e esperar que o passado não influencie no futuro que desejamos para esses dois.
Confesso que é o segundo beijo mais marcante que eu já li na literatura nacional, o primeiro para os curiosos, li no livro Amor no Ninho da Maribell Azevedo.

A trama andou muito bem até o meio do livro, quando avançou os quatro anos e a Belinda reencontrou o Gustavo. Eu estava literalmente apaixonada e confesso que não entendi bem o que aconteceu para perder um pouco do encanto nesse avanço. Talvez porque, precisei me adaptar a nova Belinda e sua vida agitada de celebridade. Gosto de personagens que amadurecem com o que a vida lhes obriga a enfrentar e demorei um pouco a enxergar isto nela, mas logo aconteceu.
Como todos sabem, eu amo novelas, AMO novelas! E o que me marcou de um modo confuso nesse livro, foi que tanto a Belinda como o Gustavo, falam muito de músicas ou citações durante seus passeios e conversas regadas a muita declaração de amor. A princípio eu odiei e já comentei isso com a Tammy, mas chegando ao final do livro, minha ficha caiu. Se a Belinda é uma atriz de novela, o livro PRECISAVA ter uma característica tão marcante nas novelas: trilha sonora.
Chamei a Tammy por inbox para comprovar exatamente isso. Gente, é perfeito! Até reli algumas cenas com novos olhos e a inserção das músicas na história e em momentos marcantes de paixão e declarações, me deixou com a sensação de assistir a cena com a música tema dos personagens, igualzinho nas novelas!
Se odiei de início, agora estou apaixonada!

Escândalo!!! é um livro para se ler a noite. Na hora do Jornal Nacional, à espera da novela das 9. Por quê? Porque se encaixaria perfeitamente entre a das 7 e a das 9! Haha. Tem trama para um jornal Nacional, tem romance, tem paixão e muita música.

Amei o livro e espero que todos o leiam também e compartilhem comigo suas experiências.

Pontuação: 5!


Beijo,


Esta postagem concorre ao TOP Comentarista de Outubro!

4 comentários :

  1. Olá. Estou muito contente com oi que achou e demonstrou na resenha de Escândalo!!!, estava bem curioso com o livro, mas com um pé atrás, ao mesmo tempo. Assim como você, o que mais me chamou a atenção foram a capa e título do livro, originalidade a mil. Enfim, sobre a estória, não pude deixar de encantar-me. A reviravolta que acontece, da noite para o dia, na vida de Belinda é surpreendente. Eu, particularmente, gosto bastante de estórias com palcos de teatro, musicais e, inclusive, novelas. Então, essa estória não podia deixar de me fascinar. Apesar da confusão causada com a nova Belinda, o livro parece resolver isso de uma boa forma. Quero ler.

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Tive a oportunidade de trocar algumas palavras com a Tammy na Bienal, pena que foi muito rápido e acabei não comprando meu livro. Mas gostei da premissa, bem diferente do que vemos por aí em matéria de literatura nacional. A capa é condizente com a trama e a Globo fica mesmo em Jacarepaguá rs

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi! Também fiquei bastante intrigada com essa capa, bem diferente do que estamos acostumados a ver, né? Lembra muito uma revista. E lendo sua resenha, percebi que essa capa tem tudo a ver com a trama, que tem muitas reviravoltas, confusões, cenas de uma verdadeira novela.
    Gostei muito da resenha, e se tiver a oportunidade quero ler o mais breve possível.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. EU QUERO MUITO ESSE LIVRO.
    Quando eu vi a capa me apaixonei NA HORA!!!

    E sua resenha me fez querer mais ainda!!!!!

    E, por sinal, é muito bom quando conhecemos a autora, né? xD

    Beijos

    ----

    http://surtandocompalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Ele me deixa muito feliz!