[Resenha] O Álbum



O Álbum
Timothy Lewis

Livro cedido em parceria com a editora

Sinopse: Para Adam, negociante de objetos usados, a casa de Gabe Alexander é apenas uma propriedade que será esvaziada e vendida pelo maior lance. Entretanto, em meio às prateleiras repletas de relíquias, um álbum antigo atrai sua atenção. Nele há cartões-postais amarelados pelo tempo, escritos ao longo de 60 anos. Intrigado, Adam começa a lê-los: eles estão cheios de frases românticas e delicadas, as provas do amor incondicional entre Gabe e Pearl Alexander.
Gabe cuidava para que um cartão chegasse às mãos de Pearl todas as sextas-feiras. Cada um deles possui não apenas um poema, mas verdades preciosas sobre o cotidiano de um casal que viveu um sonho. A soma de todas essas verdades talvez responda perguntas que Adam se faz há muito tempo.


Onde Comprar:


=== Resenha ===


Adoro quando me surpreendo com livros que eu não daria nada. Foi o caso maravilhoso deste exemplar. O Álbum é um livro intenso, cheio de reviravoltas, amor, amizade, esperança e paixão.

Quando peguei este livro com a Mari para leitura e resenha, fiquei imaginando o que esperar. não li nem a sinopse para vcs terem uma ideia. Então, logo no começo do livro, me deparei não com uma, mas com duas histórias - a de Gabe e Pearl e a de Adam.
"Ele pousou as mãos na cinturinha dela enquanto alguém a ajudava a se levantar. E, antes que ela pudesse se virar para olhar para ele, ele sabia...
Ele havia finalmente encontrado sua Menina Para Sempre."


Como a sinopse diz, Adam é um negociante de objetos usados. Ao receber a proposta de vender os objetos da família Alexander, Adam encontra um álbum repleto de cartões postais que Gabe enviou para sua esposa Pearl (mais conhecida como Huck) todas as sextas feiras, durante 60 anos. Mas espera, não são cartões qualquer - são cartões com poemas sobre a vida deles juntos, cada um remetendo a uma fase da vida deles. Intrigado com essa descoberta, Adam, que foi abandonado por sua esposa, decide investigar o que fez o casamento dos Alexanders dar certo. Ele quer saber a fórmula da felicidade dos dois. E é neste contexto que vamos conhecer a história de cada um, pouco a pouco.

Que livro maravilhoso! Eu adoei acompanhar a história de Huck e Gabe, a de Adam também, pois ele é um personagem que também merece atenção. Huck é uma personagem maravilhosa, onde encontrei muito de mim. Gabe é aquele tipo de homem que acredita e corre atrás, passou sua vida fazendo feliz a mulher que sempre amou, e Huck também fez por ele. 
Apesar de todo o cenário romântico, você deve estar se perguntando se este livro é daqueles melosos ou não. Não é! A história de Huck e Gabe é cheia de reviravoltas e fatos sobrenaturais que sempre influenciaram a relação deles dois. 
"Eu tinha que admitir que, antes de descobrir os postais, eu achava que almas gêmeas só existissem em contos de fadas. E casais sortudos o bastante para ficar juntos poderiam viver "para sempre", mas mentiam sobre a parte do "felizes". Então as perguntas surgiram: será que almas gêmeas evoluíam para amantes? Ou amantes se tornavam alma gêmeas? Em poucas palavras, será que Huck e Gabe estavam destinados a ficar juntos para sempre ou trabalharam para isso acontecer?"


A narrativa altera entre primeira e terceira pessoa, dependendo do capítulo. Alguns capítulos possuem um postal com a poesia de Gabe, outros só possuem a data e o nome de quem irá contar a história. Independente da narrativa, que eu gostei muito, o autor tem um jeito gostoso de levar a história a diante. Ele escreve com amor e em nenhum momento, me senti lendo um romance mimimi, mas a história de duas almas gêmeas que se amaram intensamente.

A capa é linda e condiz perfeitamente com o enredo. Os personagens são bem construídos e são pessoas comuns, que você pode encontrar na rua. A editora caprichou muito na diagramação: além dos detalhes dos cartões, também temos letras em tamanho confortável para a leitura e páginas amarelas. Encontrei somente um erro de revisão, e foi a troca de nomes dos personagens. Fora isso, livro lindo por dentro e por fora.
"A cada ano que passa,
Envelhecemos lado a lado.
Moeda e candelabro de prata
Ainda são tesouros estimados,
De valor inestimável, desejados.
Mas a vida ainda guarda
Muitos mais para os amantes,
E aventuras com a minha amada
São o que vejo adiante.
Pois, assim como o Azul do Norte,
O aposentado aqui ainda está forte!"


Enfim, super recomendo esta leitura, perfeita para qualquer idade, cheia de significados e com uma história belíssima! 
Ha! E para finalizar, vcs não se surpreender e ficar arrepiados com a Nota do Autor na última página! ;)




2 comentários :

  1. Que legal, me deu até vontade de ler!

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tive curiosidade de ler esse livro. No entanto, sua resenha ficou muito boa e convincente. Gostei de saber mais dessa história. As melhores histórias sempre nos dão lições, e acho que essa deve ter uma muita bonita. Gostei de saber que a narrativa é intercalada, acho que dá bastante dinâmica à leitura, né?
    Abçs Ana!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Ele me deixa muito feliz!