[Resenha] Supernova: O encantador de flechas

Supernova - O Encantador de Flechas


Supernova: O encantador de Flechas – Livro 1
Autor: Renan Carvalho
Editora: Novo Conceito
Gênero: Fantasia
Sinopse:
Imersa em uma ditadura implacável, a isolada cidade de Acigam sofre com a ameaça da guerra civil. De um lado, a Guilda, um grupo que utiliza os ensinamentos da Ciência das Energias para exigir direitos para a população. Do outro, um governo tirano, resguardado por soldados especialistas em aniquilar magos — nome vulgar dado aos praticantes da tal ciência. No meio desse conflito vive Leran, que, após ser tragado para a rebelião, tenta aprender mais sobre sua misteriosa habilidade de encantar objetos com a energia dos elementos.

Com uma narrativa envolvente e reviravoltas incríveis, Supernova: O Encantador de Flechas é um livro que vai arrebatar os fãs de fantasia.



=== Resenha ====

           
Oi pessoal! Hoje tenho o prazer de trazer mais uma vez a resenha de Supernova pra vocês. Conheci o livro e o autor em maio de 2013, em um dos Porres Literários apresentados pela fofa jornalista Karina Andrade.
Na época, a primeira edição desta obra já estava esgotada e depois de ler, passei a torcer para a editora publicar logo o segundo volume e também novas edições do primeiro livro, o que felizmente não aconteceu.
Felizmente por que? Porque as portas se abriram e o Renan foi o primeiro escritor de fantasia contratado pela editora Novo Conceito em 2014.
Já percebi que todo mundo considera Supernova uma fantasia, mas não consigo ver de outra forma se não como uma distopia fantástica. Pra quem gosta dos dois gêneros, esta é uma excelente escolha!
Sem mais delongas, vamos à resenha. Será um pouco comparativa, pois li os dois volumes:

Logo no primeiro capítulo, já é possível notar as diferenças entre o livro publicado pela editora Novo Século e esta nova edição pela Novo Conceito.
Algumas cenas ganharam mais sentimento, maiores detalhes também, algo que na primeira edição eu senti falta, pois a narração do Renan era mais precisa e menos emocional. Gostei das mudanças, não ficou exagerado, mas na medida certa para conquistar ainda mais leitores.
Estranhei a falta de agradecimentos, já que sei que muita gente torceu para esse livro ser publicado por uma editora grande ou até mesmo pela antiga. E muitos fizeram campanhas e pediram nas redes sociais. Pesquisando descobri que o Renan colocou os agradecimentos no site, quem quiser conferir clique aqui.

Leran é um rapaz curioso e um pouco distraído. Vive em Acigam com sua mãe e irmã Luana. A cidade está isolada há quinze anos e possui restrições rígidas contra a magia e a ciência. Também é bem atrasada tecnologicamente em comparação às outras.
Na escola, ele é um dos melhores alunos de arco e flecha e como é um dos últimos dias de aula, seu professor o presenteia com um equipamento novo que o ajudará a manter seus treinamentos.
Além do arco e flecha, ele recebe aulas clandestinas de magia de seu avô, levando-o a conhecer que nem tudo é um mar de rosas em sua pacifica cidade. Uma rebelião está acontecendo sem o conhecimento do povo, em busca de garantir a sobrevivência dos poucos que sabem a verdade sobre a magia.
O que Leran desconhece, é que só por saber destas verdades, sua vida corre risco de morte e também toda a sua família, pois Acigam possuí pessoas treinadas para caçar e matar estes magos. São impiedosos. Rápidos. Sem coração. Chamados de Silenciadores.
O rapaz terá que sobreviver ao pior das pessoas e não apenas aos Silenciadores. E é isto o que mais nos prende neste livro, por vermos o amadurecimento deste e de outros personagens com o passar das páginas.


Judra é uma garota aparentemente delicada e divertida. Misteriosa. E que logo conquista o coração e a confiança do nosso protagonista. Ela é minha personagem preferida e relendo a obra percebi que isso não tem a menor possibilidade de mudar.
Apesar dos acontecimentos e de haver motivos para desconfiarmos dela, o capítulo extra só intensifica a verdade que eu defendo desde que li a primeira versão: a Judra tem mais do que o dever em seu coração. E eu espero ter a grata surpresa de revê-la na sequência de Supernova.
O final deste livro sempre me fará sorrir esperançosa e quem já leu, entenderá o motivo. Assim como o Leran, carregarei comigo a esperança até ler o próximo volume.

Gostei muito da nova edição de Supernova. Pude notar o amadurecimento do Renan como escritor. A revisão está muito melhor, sem frases muito longas e com pontos finais estratégicos. O capítulo extra humanizou mais a personagem que eu amo e parabéns Renan, só me fez querer saber mais da Judra. Possuí também ilustrações entre alguns capítulos que deixam a narrativa ainda mais atrativa.
A escrita é fluída, sem muita enrolação como é característico deste tipo de livro. A narração através dos olhos de um garoto instiga o leitor a tentar descobrir o que está acontecendo e o que a família do Leran tem de tão especial que fará com que o líder mais destemido de Acigam tente exterminá-los.
Cada capítulo é uma descoberta e a ação é uma constante neste enredo.

Espero que todos fiquem interessados em conhecer mais do O encantador de flechas.

Recomendo com muito orgulho para os que amam distopia, fantasia, sobrenatural e muito mistério.

Onde comprar:



Beijos, Mari Scotti




4 comentários :

  1. Mari!!! Obrigado pelo carinho. Mesmo. Sei que muitos torceram pelo livro e ainda torcem. Todos moram no fundo do meu coração e serei sempre grato. O trabalho nesse livro foi bastante cuidadoso para aprimorar a narrativa, porém mantendo toda a trama e o estilo que os leitores gostaram na primeira edição. Fico muito feliz que vc tenha notado e gostado dessa evolução. Grande beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Renan! Não vejo a hora de ler o próximo livro e ver mais novidades!

      Excluir
  2. Oi Mari,

    Essa é a primeira resenha que leio desse livro. Já tinha visto o booktrailer e a sinopse e não tinha me interessado muito, mas agora com sua resenha, o livro entrou para minha lista de desejados. Adorei. bjs

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Ele me deixa muito feliz!