Resenha: A Última Nota

A Última Nota




A Última Nota
Autor: Felipe Colbert e Lu Piras
Editora Novo Século
Nota: 5
Sinopse:
Quando Alícia Mastropoulos se apresenta pela primeira vez como a principal violinista na Orquestra de sua Universidade, ela não tem ideia dos acontecimentos que este fato desencadeará. Decidida a tocar uma composição inédita deixada por seu falecido avô em vez da música programada, ela se emociona e erra a última nota, mas ninguém parece perceber. No dia seguinte, recebe a notícia que um jovem desconhecido é encontrado no coreto próximo ao local da apresentação e levado para um hospital. Quando acorda, ele não se lembra de nada, apenas chama pelo nome dela. Ele, o belo e misterioso rapaz de olhos azuis, é exatamente o que Alícia precisa evitar. Porém, a aproximação entre os dois se torna inevitável quando ela descobre que sua avó, Cecília, tomando conhecimento do caso, hospedou-o e ainda lhe deu o nome de Sebastian. Preocupada, Alícia pede que sua avó o afaste de casa, antes que a situação traga problemas para sua família e para o seu namoro com Theo. Percebendo a relutância da avó e incomodada com a proximidade cada vez maior de Sebastian, Alícia decide apressar o noivado com Theo, para a satisfação de seus pais, que veem com bons olhos um casamento entre duas famílias tradicionais gregas. Só que, aos poucos, ela começa a descobrir uma intensa atração pelo rapaz desconhecido, que a levará a entender, enfim, o mistério que o envolve, a resgatar histórias do passado e a tomar importantes decisões para o futuro.



=== Resenha ===


                Quando A Última Nota foi publicado estava lendo Equinócio, escrito pela Lu Piras e logo comentei que era certo que o livro seria incrível, pois o estilo de narração da Lu é impecável! Não me arrependo deste comentário, pois com certeza não estava errada.
                Pode ser ousadia minha, mas consegui distinguir em cada paragrafo a precisão do Felipe e o sentimento da Lu tão fortemente entrelaçados, que é quase impossível separar ou notar. O livro fala muito de música e termologias que apenas quem estudou partituras entende completamente e consegui enxergar essa musicalidade na parceria deles, como se um fosse o violino e o outro a haste, com o intuito único de soar a melodia ou seja, redigir a história. Parabéns! É uma palavra pequena, mas exemplifica meu sentimento após ler essa obra.
                Esse quote também exemplifica bem o que alcançaram:

“Quando você toca, você faz música. Quando você acredita, você faz mágica”. Pag 150

                A Última Nota nos apresenta uma protagonista jovem, estudante de música, violinista, namorada de Theo e carioca, não fosse pelo fato dela ser de uma família Grega, fiel às tradições, poderia até parecer uma garota comum, mas Alicia passa longe de ser comum.
                Há um ano seu avô Amadeus faleceu e a falta que sente dele é tão presente, que é possível sentirmos falta também, mesmo sem conhecê-lo. Ela tem uma vida bem agitada, dividida entre seus deveres no restaurante grego de sua família, o final de seu curso de música e sua avó.
                Nos primeiros capítulos somos apresentados a esta rotina e também ao fato – para nós fato, para a Alicia nem tanto assim –, de que ela não suporta mais tanta pressão dos pais para seguir as tradições, casar-se com o Theo e constituir uma grande família tradicionalmente grega.
                A primeira reviravolta acontece quando ela recebe uma ligação do hospital avisando de um paciente que está internado à sua procura. Um defeito da Alicia é que ela não foi curiosa, não neste momento. Correu para o hospital enquanto eu, leitora, me perguntava: Ei, você não vai perguntar quem está hospitalizado não?
                Ao chegar ela descobre que além de não conhecer o homem internado, ele é perfeitamente lindo – neste momento me lembrei do Sr Felipe Colbert me questionando porque meus personagens são lindos. Bom Felipe, para fazer minhas leitoras suspirarem como eu suspirei ao ler a descrição do Sebastian, uau! U-a-u! – e desmemoriado.
                O Sebastian é como um daqueles personagens que você espera que apareça em todas as páginas enquanto lê: Enigmático, misterioso, atraente, lindo, inocente e encantador do jeito que faz qualquer uma suspirar só de ler seu nome. E eu repeti suspirar em dois parágrafos propositalmente!
                A Alicia se assusta ao descobrir que ele sabe seu nome completo, porém nada sobre si mesmo. Nem seu passado e nem o porquê conhece o nome dela.
                Mas a conexão entre eles é inegável.
                A trama é bem amarrada, ritmada e as cenas que descrevem as músicas dão um toque poético à história, é quase possível ouvir a melodia e conhecendo um pouco as termologias musicais, me senti voltando aos meus quinze anos, quando meu professor de música me explicava o que significava cada pontinho sobre a pauta musical.
                Satisfez não apenas meu consumismo por leitura como também por música.
                Sem contar mais spoilers, vou finalizar compartilhando meu sentimento com a última linha do livro: Perfeito, angustiante, aterrador, magnifico... Tudo se misturou dentro de mim! Por que ao mesmo tempo em que entendi completamente o ponto final, senti-me desesperada por mais. Mais de Sebastian, mais da Alicia, mais de seus pais... de sua avó, muito mais!
                Espero honestamente que decidam que A Última Nota não pode ter um ponto final e escrevam mais um livro e depois outro... O mistério ainda ronda meus pensamentos, com teorias infindáveis.
                É um romance mágico!

                Parabéns!

                Quer conhecer mais desta obra? Curta a fanpage.

                Beijo, Mari Scotti

5 comentários :

  1. Mari, Mari... do Céu!!! <3

    Você escolheu palavra por palavra, não foi? Como se escolhesse as notas de uma sinfonia, certo? Você tem uma alma musical, romântica. Sabia que ia gostar. Sim, pois essa é uma das resenhas mais belas e consistentes que li de a Última Nota.
    Percebi que você realmente se envolveu na trama, que deixou-se conquistar pelos personagens (em especial, pelo Sebastian. #QuemNãoSeDeixaSeduzir? ), que se encontrou no tom da narrativa melódica. <3
    Obrigada por suas palavras. Como escrevi para você hoje, eu amo tanto essa história que adoraria escrever uma continuação.
    Grande beijo, :t

    Lu

    ResponderExcluir
  2. Eu confesso que fiquei com medo de não repassar exatamente meus sentimentos depois de ler, até pedi pra Michelle Ladislau ler antes, não queria parecer exagerada e fico feliz que entendeu e que gostou da resenha! Me senti envolvida ainda pela narrativa de vocês enquanto redigia!
    Espero ansiosa que continuem, porque o Sebastian não pode sair assim da minha vida não! Haha.

    <3

    Mari

    ResponderExcluir
  3. Aaai Maaari! Como assim, que final é esse? Quer me matar de curiosidade, pura sacanagem, vou ler só pra saber que final é esse, ainda achando q nao vou gostar auaheuaehuhaue!

    ResponderExcluir
  4. Ligia, você vai gostar sim! É o final! Tipo... É "uou" e desesperador também, mas você vai gostar. AUAHAUAH

    ResponderExcluir
  5. Bela resenha. Fiquei com vontade de ler. Livro relacionado a música só pode ser muito amor <3


    beijos
    Bia - www.livredujour.wordpress.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Ele me deixa muito feliz!