Semana do Livro Nacional


O Grito de Guerra da Literatura Brasileira

"Nosso manifesto é por mais leitores, mais valorização, mais destaque em livrarias", resume Josy Stoque, também conhecida pelo pseudônimo Josy Tortaro, idealizadora do projeto SLN - Semana do Livro Nacional - que terá a primeira edição realizada de 20 a 28 de julho em todo o território nacional.
Satisfatoriamente, as pesquisas apontam que o brasileiro tem lido mais. Anteriormente, a média nacional era de 1 livro por ano. Em 2012, este número aumentou para 4. Um avanço pequeno, mas que motiva e justifica a crescente inserção no mercado literário de novos autores e novas editoras.
Em prol de mais divulgação e mais dispersão do trabalho de obras de ficção 100% nacional - pouco absorvidas e conhecidas no atual mercado no qual a literatura estrangeira tem maior participação -, autores, editoras, blogueiros e livrarias se uniram para mudar este cenário.
Durante nove dias, o grupo com quase quatrocentas pessoas reunirá leitores para um bate-papo descontraído sobre a literatura de nosso país. A Semana do Livro Nacional acontecerá em 16 cidades: Brasília, Rio de Janeiro, Niterói, São Paulo, Guarulhos, Santos, Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Campo Grande, Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador, Recife, Curitiba e Caxias do Sul.
Do projeto, nasceu a Biblioteca Volante, que consiste em uma doação maciça de livros de todos os autores participantes para uma instituição pública. Nesta edição, as obras serão doadas para a Fundação Cultural de Curitiba.
A mega-ação motivou campanhas de incentivo à literatura nacional, como a página no facebook "Eu Leio Brasil" que divulga um manifesto em prol do mesmo ideal. Também agregou blogueiros nas páginas "Liga dos Autores Nacionais" e "Já Li um Nacional" que tem o intuito de divulgar as obras. O portal "Novos Autores" o grupo "Fantastiverso", e a revista digital "Brasil Literando" se uniram por já terem o mesmo propósito.
Marcas como Moleco e Amazon dão seu apoio à divulgação da SLN e dos livros em seus sites. Por ser promovida de forma disseminada, fundações, autoridades e governos também se envolveram neste projeto que promete mudar o modo como o leitor encara a literatura brasileira contemporânea.
A programação completa por cidade, a lista de autores, editoras, livrarias e obras podem ser encontrados no blog: Semana do Livro Nacional.

Postagem original em Semana do Livro Nacional.

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Ele me deixa muito feliz!