Papo sério: plágio








Oi pessoal,

Para os mais assíduos nas redes sociais, mesmo com as festas de final de ano, essa noticia não é novidade, mas, se você não sabe o motivo do nosso primeiro “Papo sério”, vou explicar:
No finalzinho de 2017 uma escritora muito querida por nós, anunciou em suas redes sociais que ela sofreu plágio. Como o site aonde o plágio foi postado é de fanfics, eu imaginei que fosse apenas um fã escrevendo com os personagens dela e fiz um comentário no post sobre a minha suspeita e a autora confirmou que não era fã, mas cópia descarada mesmo.
Esse comentário me rendeu vários inbox de autores, blogueiros e leitores chateados com a situação e que pensaram que eu estava tirando a razão da autora. Bem, pedi autorização para a escritora e estamos aqui para esclarecer dúvidas sobre qual a diferença de fanfic e plágio e espero ajudar a todos.
Em 2008 eu fui convidada pela Vivi, que era dona do site Twilight Brasil, a administrar o setor de fanfics do site, pois estava crescendo substancialmente. Como uma apaixonada pela Saga, eu aceitei na hora e, em pouco tempo, me tornei a responsável pelo site. Na época as redes sociais não eram tão fortes, então as pessoas denunciavam os plágios no Orkut ou no “fale conosco” do site. Eu era a responsável em analisar e punir os infratores.

SIGNIFICADOS
Plágio: Imitação ou cópia fraudulenta.
Fanfic: ficção escrita por fã sem fins lucrativos.


As fanfics são muito comuns, há muitos anos, mas se tornaram mais conhecidas depois que Cinquenta tons de cinza, que era fanfic de Crepúsculo, virou febre no mundo todo.
A fanfic pode ter inúmeros formatos, mas os mais usuais são:
Fanfic de livro: o autor da fanfic utiliza o cenário e os personagens de um livro para criar a sua própria história.
Fanfic original: o autor da fanfic utiliza os personagens, mas acrescenta personagens criados por ele, ou um cenário totalmente novo, como no caso de Cinquenta tons que os personagens eram apenas humanos e a trama girava em torno de um empresário.
Configura fanfic sempre que a história for escrita com as próprias palavras do autor e onde os créditos da inspiração são informados. O mundo todo sabe que Cinquenta tons era fanfic, que o Edward era sádico e a Bella a ingênua, só depois que se tornaram Grey e Anastácia e, ainda assim, vemos muitos elementos de Crepúsculo no livro final. Mesmo com os elementos e cenas tão parecidas, não se configura plágio, pois a obra foi totalmente escrita pela E. L. James e muitos elementos fogem da trama principal de Crepúsculo.

Uma fanfic ou livro é considerado plágio quando o autor usa, em um mesmo parágrafo, certa porcentagem de palavras idênticas a do livro original, ou seja, se o autor da fanfic alterar apenas os nomes dos personagens, mas digitar o livro todo, ele não escreveu nada, apenas retransmitiu a história de forma ilegal.
Se o autor escrever com as próprias palavras, mas o parágrafo for exatamente com o mesmo sentido do original, pode ser considerado plágio, quem decide é a justiça.
No meu caso, eu decidia quando o site Twilight Brasil Fanfics ainda existia e punia o usuário com exposição e expulsão, além de, obviamente, excluir a história do site.
O que esperamos é que o site que recebeu a fanfic, analise corretamente o caso e puna o infrator como é devido.
As minhas duas séries de fantasia começaram a existir porque eu amava Crepúsculo, foram fanfics um dia também e me orgulho muito de ter sido corajosa em postar, aceitar ser criticada pelos leitores e incentivada a torna-las livros de verdade. Muitos escritores de hoje foram escritores de fanfic no passado e descobriram sua vocação desta maneira. Eu apoio e incentivo que escrevam, mas com honestidade.
Inspirar-se não é copiar. Nunca se esqueçam disso!

Espero ter ajudado um pouco com as dúvidas de vocês. Deixem nos comentários suas sugestões para as próximas pautas ou dúvidas sobre este tema. Serão muito bem-vindos!

Beijos, Mari Scotti




4 comentários :

  1. Para não dizer que "era", sou escritora de fanfics! haha Todas estão pausadas (e sinceramente nem sei se terminarei, pois quero transformá-las em livros).

    É muito difícil ver uma situação de plágio na cara dura e, ainda bem, nunca sofri com isso. Ainda me choca saber que existem pessoas que copiam na cara dura e só mudam os nomes dos personagens! Há sim uma grande diferença em pegar "emprestado" os personagens, ou como você disse, o universo ao todo e dar os créditos do que copiar. Em pleno 2018 as pessoas já deveriam saber que isso é crime e não é brincadeira...

    E sim!!!! Fanfics são motivos de orgulho, pois são elas muitas das vezes que é a abertura do sucesso de muitos autores ♥


    Adorei o post Mari!

    ResponderExcluir
  2. Sofri plágio em todas as minhas fanfics, é horrível. Mas, resolvi. Tive uso indevido de capa de livro editada, meu nome e sobrenome... as pessoas não tem noção.

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Isso é complicado. Eu vi esse caso e fiquei bastante triste com o que aconteceu. Tem um caso um pouco mais antigo. Quando lançou o filme As aventuras de Pi, um autor brasileiro se manifestou afirmando que o livro era um plágio de uma história sua. Não sei que fim levou, mas é triste. acho muito importante sempre ressaltar que inspiração não é cópia.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  4. Olá Mari!!!
    Acho que é complicado tratar sobre esse assunto, pois muitas pessoas confundem uma inspiração com cópia. Vim a conhecer fics por causa de HP, quando li uma fic que trazia um relacionamento entre Draco e Hermione S2
    Eu acho que fics são importantes, pois podemos ver um outro lado da história que o autor não possibilitou contar ou até possibilitou mas desistiu e o fã resolveu escrever com suas palavras ou você reinventar uma história.
    Adorei o tópico e esclarece bem essa dúvida que se passa na mente de muitas pessoas ^^

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Ele me deixa muito feliz!