[Resenha] As mil noites


AS MIL NOITES
Autor: E. K. Johnston
Editora: Intrínseca

Sinopse:
Clássico da literatura universal, as histórias de As mil e uma noites estão no imaginário de todos — do Oriente ao Ocidente. É impossível que alguém nunca tenha ouvido falar sobre Ali Babá e seus quarenta ladrões, ou sobre Aladim e o gênio da lâmpada. Ou sobre Sherazade, a mulher sagaz e inteligente que se casou com um homem cruel, e, por mil e uma noites, driblou a morte narrando contos de amor e ódio, medo e paixão, capazes de dobrar até mesmo um rei. Em As mil noites, a história se repete, mas com algumas diferenças… 
Quando Lo-Melkhiin chega àquela aldeia — após ter matado trezentas noivas —, a garota sabe que o rei desejará desposar a menina mais bela: sua irmã. Desesperada para salvar a irmã da morte certa, ela faz de tudo para ser levada para o palácio em seu lugar. A corte de Lo-Melkhiin é um local perigoso e cheio de beleza: intricadas estátuas com olhos assombrados habitam os jardins e fios da mais fina seda são usados para tecer vestidos elegantes. Mas a morte está à espreita, e ela olha para tudo como se fosse a última vez. Porém, uma estranha magia parece fluir entre a garota e o rei, e noite após noite Lo-Melkhiin vai até seu quarto para ouvir suas histórias; e dia após dia, ela continua viva.
Encontrando poder nas histórias que conta todas as noites, suas palavras parecem ganhar vida própria. Coisas pequenas, a princípio: um vestido de seu lar, uma visão de sua irmã. Logo, ela sonha com uma magia muito mais terrível, poderosa o suficiente para salvar um rei...

= = = Resenha = = = 


Oi genteee! Tudo bom?


Estou aqui perdida em pensamentos sem saber como falar desse livro.(Odeio quando isso acontece)
         
Não vou mentir, a história é um pouco confusa, a forma como a autora decidiu levar a história um pouco fantasiosa demais, principalmente quando você a compara com a história famosa história de AS MIL E UMA NOITES em que ela foi baseada. Mas, que leitura gostosa! Prende o leitor e o vicia como mágica.
         
A autora narra, em pouco mais de 30 páginas, a versão não contada do folclore indiano AS MIL E UMA NOITES. Mas, como eu havia dito, ela usa e abusa da magia e uma protagonista bem diferente. A começar pelo próprio nome que ela, e quase nenhum outro personagem, possui.
         
Aqui o rei, Lo-Melkhin, é um homem tomado por um ser não humano. Esse ser usa o corpo do Rei para trazer prosperidade, à seu modo, ao reino. Enquanto na história original ele mata as mulheres por vingança a uma traição, na versão contada por Johnston ele as mata para absorver um tipo diferente de poder e manter seu qsar.


"Certo dia, no deserto, um caçador que havia se afastado de sua guarda cruzou meu caminho.
E eu tomei.
Eu tomei."

         
   Após matar sua última esposa, ele sai em busca de uma nova esposa na aldeia onde nossa protagonista vive. Todos na aldeia acreditam que Lo-Melkhin escolherá a filha mais velha do chefe da aldeia já que, ela é mais bonita e elegante. Mas, as pessoas não prestam atenção naquela que anda sempre à sombra da irmã. Ao contrário do que vimos em outros livros, não temos uma protagonista que é linda e estrutural e se acha feia. Aqui, ela nem ao menos sabe como é o próprio rosto. Ela vê a irmã e a acha bonita, logo, ela própria não pode ser bonita. Temendo pela vida da irmã e a prosperidade da Aldeia, nossa protagonista consegue se impor e mostrar a Lo-Melkhin que ela é uma melhor escolha.

         
"Até onde eu via, minha irmã e eu éramos muito parecidas. Tínhamos a pele morena, um tom de marrom mais escuro que a areia (...). Eu achava que a diferença devia estar em nossos rostos, no formato dos olhos ou na inclinação das bocas (...). Mas nunca vira o meu. Tínhamos pouco bronze ou cobre, e a única água ficava no fundo de nosso poço."


   Agora Rainha, ela começa a apresentar poderes que intrigam e encantam o Rei. Ela acredita que esses poderes são obra das orações e crenças que seu povo oferece à ela como Deusa Menor (a forma como a autora introduz a cultura e crenças daquele povo é um show á parte). Ele acredita que sua Rainha é diferente de outras mulheres, que não é humana e a mantém viva noite após noite.
         
   Temos aqui uma protagonista medrosa, mas, quem disse que medo é ausência de coragem? É o medo que a guia e a faz mais forte. É também o medo pela vida de outras mulheres do Reino que ela se mantém fiel às suas próprias crenças e fé, que alimenta seu poder e a faz fazer coisas grandiosas.

         
"Chega de matar meninas. Encontrei minha rainha."


   Não conhecia a história original, nem ao menos, assisti á nenhuma adaptação da história de Xerazade, mas, adorei a forma como a autora imaginou o que se passou nas mil noites em que eles se mantiveram casados.
         
   A edição está linda! Cheia de detalhes e arabescos com temática árabe. E a diagramação segue o padrão Intrínseca.


   Fico por aqui...

   Beijosss,



Post válido para o TOP COMENTARISTA do mês de NOVEMBRO/2016





6 comentários :

  1. Oi, Tays!
    Também nunca li e muito menos assisti algo sobre As Mil e Uma Noites, mas eu sei o resumo da história. Achei bem interessante que essa nova versão tenha incluído boas doses de magia, e sei que adoraria ler tanto esse quanto a versão original.

    ResponderExcluir
  2. Oi Tays, tudo bem?
    Primeiramente devo dizer que a capa é linda de morrer.
    A história é bem diferente e ao mesmo tempo envolvente, fiquei super curiosa pela leitura. Adorei a resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Tays!

    Fiquei curiosa para conhecer este livro, mas confesso, que a história original é mais concisa por não usar de magia.

    A capa está linda e fiquei curiosa com a diagramação.
    Parabéns pela resenha!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  4. Eu adora a história das Mil e uma noites, e essas novas "releituras" digamos assim, que estão surgindo tem me encantado!
    Pelas resenhas, pois confesso que ainda não as li.
    Mas quero muito!
    Obrigado pela fica.
    Bjão
    Ana,
    elvisgatao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Não conheço muito da história original, mas fiquei curiosa para saber o desenvolvimento do livro.
    A capa é muito linda! Espero ter a oportunidade de ler.
    Ótima resenha. Obrigada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Depois dessa resenha fiquei curiosa para conhecer a escrita da autora, com certeza uma releitura bem diferente e que me deixou curiosa tanto para saber mais sobre a historia original como para saber mais sobre esse mundo tão interessante que a autora cria, gostei da capa e esse livro com certeza está na minha lista de leitura !!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Ele me deixa muito feliz!