[Resenha] Easy




=== RESENHA ===

            Conheci o livro através da escritora e amiga Denise Flaibam. Lembro que me indicou a história, pois eu estava apaixonada pelo Maddox de Belo Desastre e ela afirmou que o Lucas era ainda melhor!
            Demorei a conseguir comprar o livro, mas finalmente pude descobrir, por mim mesma, que a Denise tinha toda razão.
            O Lucas é um dos protagonistas que mais me conquistaram e não vejo a hora de ler Breakable e saber o que ele estava pensando em todas as cenas.
(clique para continuar lendo)



            Easy é um livro diferente dos NA que viraram modinha por aí. Não estou dizendo que foge à regra com universitários, novos amores, festinhas de fraternidade, trabalho, estudo, preocupações com o futuro, não. O diferencial está no tema abordado. Confesso que esperava mais um livro de um rapaz que sabe lutar e concilia as lutas com a universidade, já que me indicaram depois que li Belo Desastre. Esperava outro rapaz difícil de conquistar, explosivo, galinha... e no entanto, fui pega de surpresa ao, logo nas primeiras páginas, me deparar com um estupro.
            Poucos sabem que este é um tema que eu não leio. Não gosto de ler ou assistir, mesmo que o filme não mostre tudo. E no caso de Easy, me surpreendeu por conseguir passar pela cena sem sentir vontade de jogar o livro longe.
            Além do tema estupro, aborda como as fraternidades acobertam delitos para não “sujar” seu nome e perderem benefícios ou até o direito de existirem.
            Apesar do assunto pesado, Tammara possui uma escrita leve e que facilita a leitura e prende a tal ponto, que não consegui parar de ler.
            Jacqueline é estudiosa, ex-namorada do aluno mais conhecido da universidade. O típico mauricinho de nariz empinado e que tem olhos apenas para o próprio umbigo.
            Lucas aparenta ser o característico garoto problemático, daqueles que não se deve apaixonar, mas que serve para alguma diversão. Ele tem inúmeros trabalhos na universidade e por isso nossa protagonista esbarra com ele em vários ambientes, o que é bem interessante, confesso!
            Eu demorei a escrever essa resenha, porque não sabia como falar sobre Easy, porque é um romance lindo, diferente de tudo o que você já leu, tanto pelo tema como pela construção dos personagens. Nada é exatamente o que parece, apesar que desde o início eu sabia quem era o instrutor de economia.
            O romance acontece devagar, como na vida real. Nem tudo precisa ser avassalador. Arrebatador. Muito do que vivemos é uma construção de momentos, de dar e receber confiança e o que vemos em Easy é uma garota ferida emocional e fisicamente, tentando superar seus conflitos ao abrir-se para outro homem. Mas acima de tudo, um rapaz com um passado doloroso, fazendo o impossível para fazê-la perceber que não tem culpa no que aconteceu.
            Muitas vítimas de abuso sexual – sendo consumado ou não – sentem-se culpadas. Aceitam mentiras como “Dei algum sinal que o fez entender que eu queria” e não percebem que o único culpado é o agressor. Muitas sentem medo de denunciar, pois, como nesta história, o abuso aconteceu entre pessoas de “confiança”. Easy aborda com maestria e delicadeza mais esta inverdade, levando o leitor a compreender também que independente de como aconteça, se não há consentimento, houve uma agressão e a vítima jamais será a responsável e o agressor precisa sim ser denunciado.

            Recomendo para quem ama romances reais, possíveis de acontecer. E para pessoas que precisem de algum consolo neste assunto. Acredito mesmo que ajudará e ajudou muitos leitores pelo mundo.

            Quer adquirir seu exemplar, clique nos links abaixo:
            Por ordem de valor (do menor ao maior)


            Espero que tenham gostado da resenha.

            Beijos, Mari Scotti


Paulistana. Nascida em 22 de fevereiro de 1980. Formada em Recursos Humanos pela faculdade das Américas. Aprendeu a amar a literatura desde a infância quando sua mãe lhe mostrou um livro que estava escrevendo. Apoia sem reservas a literatura Nacional. Já gravou CD, compôs e hoje dedica a maior parte do seu tempo aos personagens. Autora dos livros Híbrida – série Neblina e Escuridão pela Editora Novo Século e Insônia, série Nefilins. Criadora e administradora da fanpage de literatura nacional: Literatura Nacional BR e do Blog Coração de Papel.

Responsável pela Semana do Livro Nacional no Estado de São Paulo desde 2014

2 comentários :

  1. Oi Mari.
    Li Easy no inicio de 2014, foi minha primeira leitura daquele ano. Tive muita sorte, pois ganhei o livro em um sorteio hehe. Logo no início, me apaixonei pelo Lucas. Não costumo nutrir amor por personagens literários, mas ele me conquistou de uma forma muito intensa. Eu gosto de estórias com temas fortes, reais e a autora conseguiu abortar tal tema de forma surpreendente. Quero muito ler Breakable também.
    Um grande beijo

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou o oposto, vivo me apaixonando por eles! Haha.
      Obrigada pelo comentário e visita!
      Beijão

      Excluir

Deixe seu comentário! Ele me deixa muito feliz!