[Resenha] As Virgens Suicidas – Jeffrey Eugenides



Um dos livros mais arrebatadores que já li. Começamos a leitura sabendo que as irmãs Lisbon vão se suicidar, uma a uma. O que levaria as cinco populares irmãs, aparentemente normais, da década de 70, filhas de pai professor e mãe extremamente religiosa a darem um fim às suas vidas de forma tão trágica?

Após o suicídio de Cecília, a filha mais nova de treze anos, a família começa a se desestruturar, afetando de uma forma totalmente anormal, todas as pessoas de um pacato bairro de classe média no Michigan.

Todo o livro é narrado pelos meninos da vizinhança. Numa forma totalmente diferenciada, na primeira pessoa do plural. Fica praticamente impossível saber qual deles está contando determinado detalhe, a não ser quando eles se identificam ou citam os amigos.

Os meninos eram totalmente fanáticos pelas irmãs Cecília, Lux, Bonnie, Mary e Therese. Eles mantiveram durante anos um arsenal de objetos que pertenceu às meninas, além de relatórios elaborados por eles mesmos de experiências pessoais com elas. E também tinha os relatórios de suposições baseadas nas horas que eles passavam em suas janelas espiando as meninas.

Outro fato interessante é que essa narrativa se dá 20 anos mais tarde, como se fossem depoimentos, o que só faz aumentar a vontade de saber como as mortes aconteceram e quais foram suas causas.

Livro é bem legal, tem apenas cinco capítulos e 232 páginas e uma capa que nos faz viajar em pensamentos diversos. E apesar de tratar um tema forte como o suicídio entre adolescentes, não é considerado um livro trash.  A leitura flui tranquilamente sem traumas.

Como vi que o livro tinha uma adaptação cinematográfica dirigida por Sophia Coppola (que eu adoro), tratei rapidamente de assistir o filme. O livro é ótimo em todos os sentidos e para minha surpresa, o filme é totalmente fiel ao livro. ADOREI!

Super recomendo os dois que, apesar de não se tratar de uma leitura ao estilo teen, com toda certeza agradará a todo tipo de público.

Links para comprar o livro: Saraiva - Submarino - Americanas - Extra - Livraria da Folha


Título: As Virgens Suicidas
Autor: Jeffrey Eugenides
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 232

Sinopse:

O cenário é o de um típico subúrbio americano dos anos 70. Mas são as forças de Eros e Thanatos que atuam em As virgens suicidas, envolvendo o leitor numa história original, narrada por uma espécie de coro semelhante ao das tragédias gregas.

Durante uma festa em sua casa, Cecilia Lisbon, uma garota de 13 anos se joga de uma janela do segundo andar sobre a cerca de ferro. Como uma maldição, num período de um ano, todas as cinco irmãs Lisbon cometem suicídio. Comprimidos, enforcamento, todas as formas são válidas para que, uma a uma, Lux (14), Bonnie (15), Mary (16) e Therese (17) encontrem seu caminho para a morte.

A tragédia marca tanto a rotina da vida local que uma investigação é levada a cabo pelos garotos da vizinhança. Passados 20 anos, eles reúnem um mórbido acervo de evidências, que vão desde entrevistas com parentes até diários e boletins de química. Mas os detetives amadores, determinados a descobrir qual a razão daquelas mortes, lutam para achar as peças deste quebra-cabeça que é a alma feminina.






Monika Andreotti
www.osliteratos.com.br


0 comentários :

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Ele me deixa muito feliz!