[Resenha] Um Caso Perdido - Hopeless - Colleen Hoover



Este livro me arrebatou totalmente. Não por se tratar de uma história de amor perfeita, mas por todo o drama vivenciado pelos personagens, pela mensagem de força e esperança que ele nos passa, pelo tema escolhido e pela abordagem de forma tão... peculiar.

Me identifiquei muito com o drama vivido por Sky. Quando eu poderia imaginar que algum dia, um autor abordaria este tema em um livro? E que este livro serviria para solucionar algumas questões que me atormentaram a vida inteira? Uma vez li em alguma lugar não me lembro onde, que "não somos nós quem escolhemos os livros e sim os livros que nos escolhem" e sinto exatamente isso em relação a Hopeless, ele foi feito pra mim.

A sinopse me convenceu, mas confesso que fiquei com um pé atrás. Não li Métrica e nem Pausa (da mesma autora), por isso, conforme a leitura ia fluindo, percebi que a sinopse não fez jus ao livro. Foi muito pobre e omitiu muita coisa. Muita coisa mesmo, coisas mega importantes sobre tudo, coisas sobre o quão envolvente, cativante, interessante, mágico e tão perfeito o livro é. Talvez porque seja meio difícil falar dele sem dar spoiler, já que a cada capítulo uma nova informação complementa o anterior.
Os personagens são perfeitos, impossível não se identificar logo de cara com cada um deles. O que nos faz sentir uma pequena depressão quando estamos próximos do final e uma saudade que chega a apertar o peito assim que termina o livro, tamanha identificação com os personagens. Sem contar as lágrimas, recomendo uma caixa de lenços.

Sky é uma menina super na dela, uma adolescente totalmente atípica, uma jovem de dezessete anos, inteligente, com uma personalidade única, engraçada, que adora correr e é louca por cafeína e Snickers. Ela foi criada longe de toda e qualquer tecnologia e só tem contato com algum equipamento tecnológico quando vai para a casa de Six, sua melhor amiga e vizinha.

Ambas criaram fama nada boa, devido os rompantes amorosos de Six que, não se permite namorar e troca de namorado como troca de roupa. E Sky, mesmo não agindo como a amiga, afinal apesar de ficar com alguns garotos (os amigos dos namorados de Six), nunca se sentiu atraída por nenhum deles, acaba sendo difamada também. Também, o entra e sai de rapazes da janela do quarto delas é constante e elas são amigas, melhores amigas. É o tal do “diga-me com quem andas...”

Sky nunca frequentou o colégio, sempre estudara em casa com Karen, mas decidiu por influência de Six, que iria fazer o último ano no colégio. Essa decisão teve um peso enorme na vida de Sky, pois Six decidiu fazer um intercâmbio em outro País e, sendo assim, ela teria que enfrentar sozinha tudo o que aprendeu nos livros sobre o que é um colégio de verdade e seus adolescentes problemáticos. Ela poderia desistir, mas era muito teimosa para tal.

Holder é um bad boy, ou pelo menos é o que todos dizem. Um cara lindo e enigmático, com personalidades múltiplas o que não é tão legal assim. Ele também adora correr, é um romântico incorrigível, desistiu da escola, fala palavrão e seu passatempo predileto é perseguir uma tal Sky. Ah, ele também foi o único garoto capaz de despertar em Sky um sentimento que ela nunca havia experimentado: uma louca atração por um garoto. Holder é o cara perfeito, impossível não “gamar” ele. E acreditem, Dean Holder consegue superar o Augustus Waters (ACEDE) no quesito perfeição to falando sério.

Karen, a mãe adotiva de Sky é uma mulher super moderna, apesar de ser avessa às tecnologias. Ela não permite que Sky tenha computador, celular, televisão, etc. Sem contar que é vegana, ou seja, doces também são terminantemente proibidos naquela casa. O que faz com que Sky se sinta “a rebelde” quando a mãe viaja e ela passa tardes assando biscoitos e brownies em quantidades que acabariam com a fome na Etiópia. Ela é uma mãe muito amorosa que tem um namorado alma-gêmea Jack, um cara engraçado que está super a fim de se unir com Karen, mas ela também tem seus mistérios, o que faz com que fique cozinhando Jack em banho–maria, mas apesar de tudo e de não terem uma assinatura da ESPN, a relação dos dois é ótima assim mesmo.

E claro, não poderia deixar de faltar Breckin, o melhor amigo de todos do universo inteiro. Ele é mórmon, relax, super descolado com suas roupas nada convencionais que nem de longe tentam esconder sua opção sexual. Sim, Breckin é gay. E divertido e o amigo que todos queriam ter, Junto com Sky, eles formam uma aliança de duas pessoas para sobrevierem no colégio.

Enfim, esses são os personagens principais da trama que compõe Um Caso Perdido de Colleen Hoover. Já virou meu livro favorito. Depois de lê-lo, jamais olharei para as estrelas com os mesmos olhos. 

Livro: Um Caso perdido - Hopeless
Autor: Colleen Hoover
Páginas: 386
Editora: Galera

Sinopse:
Às vezes, descobrir a verdade pode te deixar com menos esperança do que acreditar em mentiras... Em seu último ano de escola, Sky conhece Dean Holder, um rapaz com uma reputação capaz de rivalizar com a dela. Em um único encontro, ele conseguiu amedrontá-la e cativá-la. E algo nele faz com que memórias de seu passado conturbado comecem a voltar, mesmo depois de todo o trabalho que teve para enterrá-las. Mas o misterioso Holder também tem sua parcela de segredos e quando eles são revelados, a vida de Sky muda drasticamente.



"A verdade pode Libertá-la. Ou simplesmente trucidá-la."


Monika Andreotti




0 comentários :

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Ele me deixa muito feliz!