[Resenha] Morte ao Poder

Olá, queridos.
Tudo bem com vocês?
Imagino que não me conheçam, então vou me apresentar... 

Meu nome é Samara, tenho 18 anos, sou blogueira há mais de 1 ano e meio e amo tudo que envolva literatura, a Mari Scotti me convidou para resenhar no blog dela também, o que é um prazer sem tamanho. Hoje vou apresentar para vocês o livro Morte ao Poder, do Saulo Rodrigues. Espero que gostem!

SINOPSE: Uma história corajosa, dura, real e forte. Recomendada apenas para aqueles que conseguem suportar a realidade escondida por trás dos holofotes.
Uma obra polêmica! Um mundo onde os poderosos são sujos, covardes, hipócritas e cretinos. Uma ultrapassagem às barreiras do medo, da censura e das retaliações. Uma realidade nunca antes vista, que com certeza nem os mais corajosos jamais ousaram escrever.
Uma jornada impetuosa, repleta de poderosos controladores e manipuladores. O poder está nas mãos dos devassos e crápulas. O sistema é governado pela elite inescrupulosa.
Há uma única saída ao herói desta história: declarar morte ao poder! O Brasil foi controlado pelos imorais, e os líderes de todas as cúpulas acabam por estar unidos, não deixando a ele alternativa, e estando cansado de injustiças, como também, envolvido, tudo o levou a um ultimato. Os vilões são os donos de tudo, e aplaudidos ao mentirem. Líderes pecadores e criminosos, viciados em interesses pessoas e mesquinhos. Convido os destemidos a participarem desta obra. Os bandidos também podem vir e se enxergarão como em espelhos. A sociedade compreenderá o quanto a batalha dos honrados e dura. A verdade é manipulada, e a mentira vira realidade porque os que têm poder confirmam somente o que são convenientes a si próprios. A ingênua sociedade é controlada e todo o sistema é imundo! Não há salvação, apenas morte ao poder.

Gostaria de parabenizar o autor, é muito difícil escrever um livro, conseguir publicá-lo e etc, por isso, parabéns Sales Rodrigues. Editora Deuses, meus parabéns também, é muito complicado esse início no mercado editorial. ^^ Agora vamos para a história então... =D
Tudo começa com Gilberto, um rapaz que não tem condições financeiras de se manter e que presta concurso para ser soldado da polícia militar, ele passa e só vai trabalhar porque realmente precisa do dinheiro, antes que tenha que passar fome, é melhor sacrificar um pouco dos seus ideais, mas garante que não será corrompido pelo poder.
Mas imaginem a surpresa desse jovem quando entra para o campo de treinamento e passa por situações desumanas, é inacreditável tudo pelo que ele passa, mas está decidido a ir até o fim e tentar entender o que leva uma pessoa a ser corrupta num país como o Brasil, não sei se esse fato é verídico,  mas acredito que sim, por isso talvez fosse melhor que nosso país começasse a repensar algumas formas de educar as pessoas para servir outros seres humanos. Nessa trajetória ele conhece a Felícia, uma mulher pobre como ele, porém tão cheia de honra quanto Gilberto.
Eles passam por tudo juntos, dividem até a comida, devem muito, tudo para conseguirem se formar e ter um emprego decente, ou o mais próximo disso que conseguirem, porém o destino resolve mudar algumas coisas e Gilberto se ficará distante de Felícia durante algum tempo, o que poderá mudar a ambos.
Depois de ver muita corrupção, muita coisa errada, descobrir que até os bonzinhos podem ser maus, Gilberto se vê em uma jaula de leões sem poder confiar nas pessoas, porém algumas mexerão com ele, fazendo com que passe a acreditar que algumas coisas podem mudar sim, mesmo sendo ele e mais algumas pouquíssimas almas boas que estarão dispostas a fazer isso.
Nesse caminho, Gilberto conhece a deputada Naiane, com quem terá um relacionamento que não pode ser chamado de amoroso, mas ainda assim, um relacionamento que pode deixar a ambos muito felizes de estarem vivos e tentando mudar alguma coisa nesse sistema tão debilitado quanto é o nosso.
Mas Gilberto não sabia que algumas outras pessoas poderiam estar tentando desmascarar as porquices do governo, porém muitas delas serão mortas, ter muito poder envolvido dá nisso, autoridade para matar e deixar viver quem bem entender, nessa jaula, Gilberto perceberá que favores de uns e de outros só poderão encurralar, tornando a coisa muito maior do que realmente poderia ser, alienando as pessoas, fazendo-as acreditar nos rostos errados e desmerecer quem mais merece respeito.
Outra pessoa que acho muito importante na história é o Francisco, um jovem estudante de jornalismo que sempre pega os fatos mais chocantes, no começo se expunha demais e por isso virou alvo de alguns poderosos também, mas com o tempo percebeu que acabaria morrendo de continuasse como estava e então começou a guardar as coisas que sabia e dividir apenas com um amigo (que se infiltrou na maior "quadrilha" de tráfico já imaginada) e com a namorada.
Nesse caminho, muitas pessoas, tanto Francisco quanto Gilberto, correm risco de vida, além é claro da deputada Naiane por ser muito honesta e saber demais e a própria Felícia. Porém eles não se importam com suas vidas, desde que possam dormir com a consciência tranquila porque fizeram a coisa certa, como não se corromper, já estarão felizes. Mas até quando apenas "não prejudicar" será suficiente? E quando a revolta entra no sangue e fica na cabeça? É possível controlar o instinto de justiça? A dor da perda?
Deu para perceber que o livro é cheio de ação e emoção né? Confesso que fiquei muito revoltada com algumas coisas que aconteceram, mas acho que foi bom para eu ter esse choque de realidade, já aviso que é um livro realmente forte, como sugere a própria sinopse, então só leiam se estiverem dispostos a passar por todo tipo de situação, desde o amor até o constrangimento.
Eu, particularmente, adoro o tema abordado no livro, sério mesmo, amo que falem sobre política, sobre as coisas erradas do nosso governo e muitos outros assuntos que podem ser gerados a partir daí, ainda mais quando consegue juntar tudo isso com um pouco de romance, ai pronto... rs
Mas tenho algumas ressalvas (não sei se porque sou revisora, ou simplesmente muito chata mesmo, mas é o que eu percebi ^^) sobre o livro, o autor usa bastantes palavras pesadas, tem algumas deficiências graves na revisão e em algumas partes o autor acaba repetindo as coisas, não sei se por ele ser muito revoltado com o governo, se por descuido ou por vontade de enfatizar as coisas, apesar disso deixar a história um pouco devagar em algumas partes, vale a pena a leitura, o Sales Rodrigues traz coisas muito relevantes da nossa sociedade.
Coincidiu que eu li o livro bem na época em que as pessoas estão fazendo os protestos, o que me levou a refletir ainda mais do quanto de realidade o livro nos traz.
Espero que tenham a oportunidade de ler, vale a pena! Tem muita coisa que não contei, por medo de soltar spoilers, então só lendo mesmo para saber o que acharão da obra... ^^

Essa é a resenha que postei no meu blog Da Realidade aos Sonhos (http://www.darealidadeaosonhos.com/2013/06/resenha-morte-ao-poder.html#.UcRNmDuUS_g).
Bom queridos, por enquanto é isso, espero que tenham gostado!
Até mais e não se esqueçam de comentar!
Sintam-se à vontade! =D
Beijos e Bons Sonhos!

1 comentários :

  1. Haha bem que eu estava tipo "UAI" mas eu já li isso antes! Fui procurar o meu comentario e nada haha. Quando cheguei ao final do texto e vi o link é que entendi tudo!

    Beijokas
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Ele me deixa muito feliz!