Resenha: Tipo Destino - Susane Colasanti


Tipo Destino 
Classificação: 🍎🍎🍎🍎
Editora : Novo Conceito 
Sinopse: Lani e Erin são melhores amigas, embora não tenham muito a ver uma com a outra. Lani é uma taurina tranquila e Erin é a impetuosa leonina. Uma adora Astrologia (e outras artes adivinhatórias também) e ficar em casa; a outra gosta de pessoas e baladas. Suas preferências — incluindo pizzas e meninos — são bastante diferentes, ou eram, até que Erin começou a namorar Jason…

Assim que Lani conheceu o namorado de Erin, sentiu uma enorme conexão com ele. Uma sensação de que já se conheciam a vida toda. E, apesar de acreditar que ele sentia o mesmo, ela sempre soube que Jason estava fora de cogitação, afinal, ele era quem ele era!

Ela decidiu ignorar seus sentimentos. Não importava o quanto quisesse ficar perto de Jason, nada a demoveria da ideia de se manter distante dele.

Então, Erin viajou durante todo o verão…

 = = = = = Resenha sem spoiler = = = = = 

Tipo destino tem uma série de elementos que deixam o YA mais gostoso, uma amizade verdadeira, problemas típicos adolescentes, um amor que parece mais vivo e brilhante, e também está recheado de descobertas e lições valorosas para qualquer idade. 


A sinopse te faz acreditar que o envolvimento de Lani com Jason acontece de forma instantânea e que ele é um mau caráter, mas NÃO. A sinopse é enganosa. 



Sou um pouco resistente para ler YA, mas sempre que e da Colasanti, eu leio sem medo, eu ia dizer de olhos fechados, mas quem lê de olhos fechados? Não é mesmo. kkkk. 



Lani é uma menina que acredita no destino mais do que tudo, uma apaixonada por horóscopo e coisas exotéricas, a possibilidade do incerto a faz perder o sono, e junto com sua amiga Erin elas buscam todos os meios de garantir que o Destino não as pegue de surpresa. Estudiosa e entusiasta de projetos que salvam o planeta, adora filmes e ficar em casa, assim é Lani. 
Já sua melhor amiga, Erin é o oposto, extremamente sociável, baladeira, adora pessoas e projetos que envolvem diretamente pessoas. 
Lani e Erin são diferentes quando se trata de garotos, gostos para esporte e pessoas, mas tudo parece mudar quando Erin começa a namorar com Jason. 
Jason é um garoto popular e encantador. Ele possui um código secreto para passar bilhetes durante a aula, inteligente e muito bem humorado. 



Quando Jason é apresentado a Lani, conseguimos sentir a conexão que sentem um pelo outro. É como um formigamento que começa na ponta dos dedos e depois já tomou sua mão, é incômodo no começa, mas depois de um tempo você se acostuma, e então ele passou. 

“Nunca tive a intenção de que acontecesse daquela maneira.

Mas, se tivesse a oportunidade, não voltaria atrás de jeito nenhum.”



A narrativa de Susane é extremamente inteligente e fácil, a autora constrói enredos tipicamente adolescentes com uma boa linguagem e boas sacadas, é engraçado ver como na adolescência os sentimentos são mais intensos. Eu me vi em Lani em vários momentos, os questionamentos sobre o futuro, como as amizades parecem que vão durar para sempre. E como tudo é o fim do mundo. 
Susane me deixa mais leve e empolgada com suas histórias. 



Em alguns momentos eu quis bater na personagem principal, mas depois eu percebi que suas atitudes são compreensíveis pela sua pouca idade e maturidade. 



A única coisa que me incomodou no decorrer do romance e como tudo se resolveu rapidamente, a autora poderia ter aprofundado mais um pouco a situação e a resolver de forma mais branda. Tirando isso. Eu amei o enredo, o romance, a fixação de Lani pelo destino e todas as suas loucuras. 



Os leitores de YA deem uma chance a narrativa da Colasanti. 



Ah, foi uma delicia embarcar na história de Lani, Erin, Jason, é possível se identificar com os personagens e refletir sobre as consequências de nossas atitudes. E também que infelizmente não controlamos uma série de coisas. 


"O amor não tem lógica, e nem sequer é uma escolha nossa. O amor nos escolhe.”


Recomendo para quem gosta de YA, seja adulto ou jovens adolescentes. Um romance leve que me deixou querendo mais. 

Até mais! 

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Ele me deixa muito feliz!