Resenha: O silêncio das águas - Brittainy C. Cherry


O Silêncio das águas 
Onde comprar: FÍSICO | E-BOOK 
Elementos #3
Editora: Record
Classificação: 🍎🍎🍎 (meio) 
Sinopse: Quando a pequena Maggie May presencia uma cena terrível à margem de um rio, sua vida muda por completo. A menina alegre que vive saltitando de um lado para o outro e tem uma paixonite por Brooks Griffin, o melhor amigo de seu irmão, sofre um trauma tão grande que acaba perdendo a voz. Sem saber como lidar com o problema, sua família se vê em uma posição difícil e tenta procurar ajuda, mas nenhum tratamento vai adiante. Ao longo dos anos, Maggie aprende sozinha a conviver com os ataques de pânico e, sem conseguir sair de casa, encontra refúgio nos livros. A única pessoa capaz de compreendê-la é Brooks, que permanece sempre ao seu lado. A cumplicidade na infância se transforma em amizade na adolescência, até que um dia eles não conseguem mais negar o amor que sentem um pelo outro. Mas será que o forte sentimento que os une poderá resistir aos fantasmas do passado e a um acontecimento inesperado, que os forçará a navegar por caminhos diferentes? 
 = = = = RESENHA SEM SPOILER = = = =


Brittainy C. Cherry, conquistou uma legião de fãs com seu primeiro romance, Sr. Daniels, lançado pela Editora Record, a mesma trouxe para os fãs a série Elementos, começando com O Ar que ele Respira, a Mari Scotti fez resenha aqui no blog. E agora eu trago a vocês, O silêncio das águas, a dolorosa história de amor e amizade de Brooks Griffin e Maggie May.

O romance é dividido em três partes: Infância, adolescência e vida adulta, três momentos importantes e dolorosos. Confesso que a primeira parte é mais arrastada, detalhando minimamente, a narração é pela pequena Maggie e conseguimos sentir a angústia da personagem e perdemos a voz junto com ela.

Aos seis anos de idade Maggie May tem uma grande virada em sua vida, ela ganha uma casa enorme, uma mãe e dois irmãos, a felicidade inundou seu coração. Aos dez encontra-se eufórica, seu casamento com Brooks Griffin é um pequeno marco, casar-se embaixo de um carvalho na floresta, existe apenas um problema, o eleito ao posto de marido não sabe sobre o casamento. Um romance infantil fofo.
Brooks Griffin é o melhor amigo de seu irmão, Calvin, o pequeno músico arranca suspiros de Maggie.
Entre ir ao encontro de Griffin e casar-se um acidente acontece e a partir disso todos precisam adaptar-se a nova condição de Maggie.

Os anos passam e Maggie não consegue sair de casa ou comunicar-se oralmente com ninguém, nem mesmo com seu grande amor Brooks, e ao longo dos anos o sentimento de indiferença passa para a amizade e depois evolui para algo mais.
O primeiro amor de Maggie foi Brooks, mas como é possível desenvolver um relacionamento com alguém que está aprisionada pelos demônios internos dentro de casa?

"Ela me deu as mãos e ficamos sentados, sem nos mexer, olhando nos olhos do outro por cinco minutos. No primeiro minuto, não conseguíamos parar de rir. Parecia um pouco ridículo. No segundo, rimos um pouco mais. No terceiro, Maggie começou a chorar. No quarto, choramos juntos, porque nada doía mais do que ver seus olhos tão tristes. No quinto, sorrimos. Ela soltou a respiração, e eu também.Era libertador compartilhar sentimentos tão intensos com alguém que os sentia da mesma forma. Era naqueles momentos que eu percebia que aprendia mais sobre ela. Era naqueles momentos que eu aprendia mais sobre mim. Eu não sabia que era possível ouvir tão claramente a voz de alguém no silêncio."

O silêncio das águas é sobre amor verdadeiro, literalmente, o amor aqui é doloroso, sentir o que a personagem sente causa uma série de sensações, de garganta seca a alegria genuína. A relação familiar possui uma dinâmica muito bacana, mostrando como uma família se quebra após, um acidente, em muitos momentos nenhum personagem sabe o que fazer, tudo é alterado e ampliado e mostra as consequências ao longo dos anos. A autora foi moldando e desenvolvendo a personalidade de todos ao longo dos anos, conseguimos acompanhar o amadurecimento de cada um, assim como seus erros e acertos.

Brooks se torna um homem encantador, um músico excelente e um bom amigo, diferente dos estereotipados mocinhos, badboys, Brooks é doce, apaixonado e intenso. Ele rouba suspiros só em aparecer. Ah, Brooks é um leitor, meninas. (Derreti o coração de vocês né)
Maggie é uma menina retraída, leitora voraz e extremamente doce. Mesmo sem a voz ela não perde a doçura em seus olhos e em suas palavras escritas. 

Maggie e Brooks são apaixonantes e apaixonados, personagens bons e com atitudes humanas, cada escolha é compreensível. Todos os sentimentos que os envolvem são mais intensos e por si só mais dolorosos.  

É impossível julgar as escolhas dos personagens. Assim como dizer que as situações são exageradas, tudo ali poderia acontecer em uma realidade paralela.

Uma história de amor extremamente dolorosa. De todas as histórias da série Elementos este tem a mais sofrida em questão romântica, gente, é um desespero não conseguir ajudar a personagem, e como a narrativa é pela visão dela, você está presa, sem voz. Em uma cena em particular eu me senti impotente. C. Cherry consegue transportar o leitor para a situação e deixá-lo sem palavras literalmente, poucas autoras conseguem desenvolver uma empatia e conexão com seus personagem como a autora consegue.

O enredo se arrasta em alguns momentos, eu senti que a primeira parte poderia ter sido “cortada” antes, e que o final foi um pouco corrido, mas não deixa de conter uma boa história. O silêncio das águas vai deixar você triste (preciso confessar isso) em muitos momentos, é um dos motivos para ter dado 3,5, a sensação angustiante do romance te deixa sem chão, em alguns momentos de um jeito ruim. E sem chão. 

Por último, o silêncio das águas é um romance New Adult, possui algumas cenas de sexo, nada muito forte, então se você não gosta de cenas detalhadas pode ler sem medo. Eu recomendo o livro pois a escrita da autora é muito boa, para mim, não é o melhor dela ou da série, mas vale a leitura. 

Meu preferido é  o Pluto e sempre será! 

Outros quotes:
"Às vezes, somos os nossos piores inimigos. Temos que aprender a discernir nossos pensamentos. Temos que ser capazes de distinguir a verdade e a mentira na nossa mente. Caso contrário, viramos escravos das correntes que nós mesmos colocamos em nossos tornozelos." (p.186)

"Quando se ama alguém, você o deixa voar para longe, mesmo que não voe junto." (p.198)

"As batidas do seu coração fazem o mundo continuar girando." (p.246)

1 comentários :

Deixe seu comentário! Ele me deixa muito feliz!