[Resenha] O Feiticeiro de Terramar




O FEITICEIRO DE TERRAMAR

Autor: Ursula K. Le Guin 

Série Ciclo de Terramar, livro 1
Veja a sinopse no skoob.
Melhor preço no Buscapé




“Na época, 1967, todos os magos eram mais ou menos como
Merlin e Gandalf. Homens idosos, com chapéus pontudos e
barbas brancas. Mas eu devia escrever um livro para adolescentes.
Ora, Merlin e Gandalf devem ter sido jovens um dia certo?
E quando eles eram tolos e imaturos, como
aprenderam a ser magos?”



Vou começar essa resenha sendo bem sincera. Além da insistência dos amigos para que eu lesse o livro e a capa maravilhosa nada mais tinha me chamado atenção para o novo lançamento da Editora Arqueiro. Aí a editora enviou o livro para que o divulgássemos e eu, com medinho, fiquei responsável por ele. MEUDEUS! Que grata surpresa! Que leitura boa! Que livro! Obrigada Arqueiro!


A Ursula K. Le Guin (não tenho coragem de chamá-la apenas de Ursula, a mulher é um monstro da literatura) conseguiu escrever um mundo redondinho, extremamente rico de magia, história, críticas sociais e fantasia em pouco menos de 180 páginas! Estou surtando?! Sim, estou! Vão ler esse livro, por favor?! Tá, vamos continuar.

O Feiticeiro de Terramar nos apresenta Duny, um rapazinho de sete anos que se acha o dono do próprio nariz. Sem instrução alguma e, apenas de ouvir sua tia pronunciar algumas palavras estranhas enquanto pastoreava as ovelhas, ele descobre que é apto a praticar magia. E acaba causando uma pequena confusão na aldeia de Gont, onde mora. A tia, esperta e querendo alguma vantagem para si mesma, inicia o menino nos estudos da magia.

O rapaz cresce e se vê sendo temido por uns e admirado por outros. Seu ego só faz crescer e, a vontade de saber sempre mais, o impulsiona a aprender tudo o que sua tia pode lhe ensinar. Desde o verdadeiro nome de todas as coisas até as propriedades medicinais das plantas.  Mas, só quando ele completa 12 anos que sua verdadeira aptidão à magia se prova de fato. Munido apenas de coragem e alguns fracos feitiços de ilusão, Duny, consegue salvar o povo da aldeia da invasão e saque dos terríveis Kargs.

Sua história e fama viajam os quatro cantos da terra. Até que, o grande mago de Re Albi (Ogion), se oferece para ser o mestre do garoto, renomeando e o instruindo à arte avançada da magia. O ganancioso Duny aceita a proposta e passa  a se chamar Ged. Alguns mestres passam em sua vida e sua personalidade e ganância lhe arranja muitos problemas mas, estas, são histórias que você via ter que descobrir lendo.

O livro é exatamente o que o título propõe: nos apresentar a vida do feiticeiro de Terramar. Sua infância, sua personalidade (ele é extremamente teimoso), a dificuldade que ele passou para aprender os artifícios da magia. Não tem nada em excesso no livro. Os momentos de ação são todos justificados. A forma com que a autora nos explica e nos introduz no universo de Terramar é prazeroso e divertido até; nos faz acreditar em magia de forma muito rápida! Aquelas que tenta chamar um falcão depois de terminar o livro! (kkk) Mas, o foco de toda narrativa, é a mais difícil luta da vida de Ged, conhecer a si mesmo antes de derrotar um oponente mais forte. O que pode nos fazer pensar se realmente nós nos aceitamos.

O feiticeiro de Terramar é um livro indicado para todas as idades e gostos. Desde os já calejados em fantasia até os que querem começar as ler esse gênero vão se encantar com as palavras da autora e serem sugados para um mundo completamente novo.










2 comentários :

  1. Depois dessa resenha maravilhosa, fiquei com muita vontade de ler o livro.
    Beijocas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Eliana!
      Leia mesmo!
      É incrível! E pequeninho dá pra ler em poucas horas e não atrapalhar nosso ritmo de leitura! :D
      Beijos

      Excluir

Deixe seu comentário! Ele me deixa muito feliz!