[Resenha] A Estrela dos Mortos

 
 
 
 
 
 


A estrela dos Mortos – Livro 2
Série Supernova
Autor: Renan Carvalho
Gênero: Fantasia
Editora Novo Conceito
Pontuação: 4/5
Onde comprar: Submarino (R$ 27,90)
Sinopse:
Após deixar sua cidade natal, Leran está perdido em busca de uma pessoa que possa ajudar sua irmã Luana a controlar seus poderes. Enquanto foge de caçadores colocados em seu encalço, o arqueiro conhecerá novos lugares e aliados para sua jornada. Ao mesmo tempo, Tlavi, a jovem Estrela da Cura, tenta desvendar os mistérios de um criminoso capaz de erguer as forças das trevas no território pacificado do Reino Central. O caminho desses personagens está ligado pelo destino. Será que poderão lutar juntos para descobrir como vencer os novos inimigos? Conseguirá Luana despertar sua verdadeira força? Como Leran agirá diante da evolução dos poderes da irmã? É o que você vai descobrir em Supernova: A Estrela dos Mortos.

  

=== Resenha ===

 

Como todos sabem, eu sou uma das fangirls de Supernova, mais precisamente da JUDRA e a minha pontuação para o livro teve uma quedinha porque o nosso querido Renan Carvalho não saciou a minha saudade dessa personagem como eu gostaria. E como leitora, senti um tiquinho de frustração, mesmo ficando totalmente envolvida com a sequência da série.

Resolvi falar disso primeiro, assim posso surtar loucamente durante a resenha.

 

Para aqueles que nunca ouviram falar da série, este é o livro 2. A resenha do primeiro livro foi postada aqui.

 

A primeira parte do livro nos apresenta uma nova personagem: Tlavi Hur. Ela é a Estrela da Cura, Mestra e general da Ordem dos Paladinos. Uma mulher forte emocionalmente e fisicamente, guerreira e que coloca seus deveres à frente dos seus propósitos pessoais.

Ela deixou sua casa aos 14 anos para ser treinada como a Estrela da Cura e, após muitos anos, já aprendeu muito, tornando-se Mestre, responsável por compartilhar seus conhecimentos com outras pessoas.

Através dela, conhecemos algumas verdades que não nos foram apresentadas em Acigam devido a cidade ser fechada para a magia. Há tanto mais, que absorvemos as informações como se estivéssemos lendo uma nova série de fantasia.

Sua atual missão é descobrir o que aconteceu em Cimérium e porque os trabalhadores se recusam a voltar para as minas. Tlavi e seus guerreiros encontram a cidade abandonada e mergulhada em pavor. Descobrem também um orbe de vidro envolto em poder das trevas, esse orbe é responsável pela doença estranha que matou muitos. Na intenção de destruí-lo, um dos paladinos ataca o objeto com sua espada o que libera uma energia tão forte, que ultrapassa sua armadura especial , matando-o.

Ao retornar para Nuanto, a paladina informa todo o ocorrido e que desconfiam que há muito mais por trás da força poderosa que sentiram no orbe. Percebemos que Zarius, o líder do parlamento, e Tlavi não se dão muito bem. Ela quer resolver o problema e ele quer fingir que está tudo bem, sem alardes para o povo. Ele precisa retomar as atividades comerciais o quanto antes e por causa de dinheiro, ele decide ignorar o alerta de Tlavi.

A Tlavi é destemida e, mesmo sendo proibida de investigar, vai até a cidade usando uma técnica de deslocamento (uma espécie de tele transporte), chegando em poucos segundos em Cimérium.

A cidade está praticamente abandonada e, conversando com um dos sobreviventes das minas, descobre que havia cultos em adoração ao deus Shazp na região. Esse deus é responsável pelas trevas, por magia negra e tudo o que de ruim existe no lado inverso ao da luz.

Tlavi representa a luz, cultua Phelgor o criador do Sol. Shaz, é filho de Shazp deus da Morte e das trevas e o cultua juntamente com uma legião de seguidores.

Ela encontra com um grupo destes discípulos e precisa vencê-los para fugir e informar aos outros que o Deus Shazp está erguendo um exército de mortos vivos com a intenção de dominar a luz! ZUMBIS GALERA!

O problema é que ela é uma só e eles não podem ser mortos, já estão mortos! Nos resta saber se ela conseguirá fugir ou sobreviver.

 

 

"Cada minuto pode ser essencial para salvar Cimérium. Libero energia dentro de mim e desapareço na direção das estrelas. Quando pouso na cidade, corro direto para as valas onde enterramos os corpos e, para confirmar o meu maior temor, elas já foram violadas... de dentro para fora". A Estrela da Cura, Tlavi

 

 

 

Finalmente Leran aparece na segunda parte da história. Ele e Luana estão fugindo de Acigam pelo deserto, à procura de Quiroon que vive em Mabra. Existem caçadores atrás deles, decididos a resgatar Luana e entregá-la à rainha Nagisa de Acigam.

O Leran sofre com pesadelos e, na maioria deles, a Judra está presente.

Eu gosto de livros que exploram a fantasia! Eles encontram uma raça que sobrevive no deserto e descobrem um dos polos da magia neste lugar: o polo Terra.

A minha compreensão limitada desse mundo fantástico é que existem seis polos, cada um representando um deus, um dos irmãos que criaram o mundo.

O povo do deserto passa a imagem de pessoas boas, preocupadas, mas não se enganem, a Estrela não é importante apenas para a rainha. Luana não é uma simples garotinha de dezesseis anos! E aos poucos vamos compreendendo que ela representa uma força inimaginável de poder que pode tanto destruir como trazer esperança.

 

Já acho que dei informação demais no resuminho acima, e são tantas coisas que o Renan nos apresenta nesse segundo livro, que sinto que ainda falta falar de algo importante. Por isso, vou deixar que leiam e descubram por vocês mesmos.

 

Eu esperava que “A estrela dos mortos” continuasse na mesma pegada do primeiro, narrado pelo Leran, mostrando suas aventuras e desafios, seu amadurecimento como pessoa e poderes. Queria saber principalmente sobre a Judra, o que aconteceu, se ela estava mesmo morta ou não. A minha ansiedade em ter essa publicação era imensa! Mas quando o livro saiu a primeira coisa que me disseram foi: ele não fala da Judra. Daí eu travei. Demorei algumas semanas para ter coragem de abrir o livro e começar a leitura. Foi só no evento de Campinas que consegui desencanar porque sim, eu forcei o Renan a me dar notícias da Judra! Hahahahaha, é bom ser amigo de autor viu gente!! Só que não vou contar para vocês. O que vou fazer é melhor, vou explicar porque esse livro faz tanto sentido, mesmo sem conhecermos tudo o que aconteceu com os personagens do livro 1:

Acigam é tão, tão insignificante perto de todo o mundo que o Renan criou! Não fazia sentido focar o que aconteceu lá quando ele e a Luana fugiram. O deserto é imenso! Mabra é imensa! Eles conhecem muitas pessoas e a ação está presente em quase todas as páginas! Não houve quase momentos de paz para eles e, estando longe de Acigam fica difícil terem notícias da Judra ou de outros personagens.

Apesar de ter loucura por saber dos meus ships, eu não me senti frustrada por não ter respostas ainda.

 

Tanto o Leran como a Luana amadureceram muito no segundo livro, não apenas em seus poderes, mas nas atitudes e pensamentos. Gostei particularmente de quando eles conhecem o Gueth, lutador lindo, forte, e irmão da Tlavi. Super quero ele e a Luana juntos, mas né... não sei se devo confiar no Renan a essa altura. Já desisti de shippar o povo! Mentira, não desisti não! Haha.

O Gueth tem afinidades profundas com a terra e é um exímio lutador. Tem um coração lindo e se preocupa com as pessoas, tanto que as vezes esquece do seu próprio bem estar para salvar os outros. É tão destemido quanto a Tlavi e provavelmente essa característica foi herdada de seus pais.

 

 

“Para mim, as pessoas são iguais às plantas.
Se você as rega com carinho, colhe felicidade”. Gueth

 

 

A narrativa do Renan evoluiu sensivelmente. No primeiro livro senti a história mais lenta, o andamento até um pouco cansativo em alguns momentos e sei que era porque precisávamos ser introduzidos na fantasia que ele criou. O Leran era mais imaturo e se apaixonou com a facilidade que sua idade permite.

Já nesse segundo volume a sensação de imaturidade sumiu. Percebi tanto na narrativa como nas atitudes dos personagens esse crescimento. Os cenários estão incríveis, os poderes e tudo o que podem fazer com esses poderes, me deixaram extasiada! São tantas as possibilidades que ficou difícil escolher um poder que eu tenha gostado mais.

 

Outro destaque foram as ilustrações. Todas tem alusão a alguma cena e estão perfeitas! Adorei acompanhar a leitura e ter a imagem para comparar se a minha imaginação foi tão detalhista quanto o desenho.

 

Não encontrei falhas de revisão, nem de continuidade. Amei de verdade a leitura!

 

Estou ansiosa pelo livro 3 já que talvez eu receba mais informações da minha personagem preferida! E louca para que vocês leiam essa série e venham comentar comigo sobre ela.

 

Esse mês não teremos o TOP comentarista porque ainda estou sem computador e sem condições de montar um banner decente. Mas preparem-se porque em dezembro teremos dose dupla!

 

Beijão,
 
 
 
 
 
 
 


3 comentários :

  1. Clap clap :D Que bom que gostou Maroca, agora temos que esperar mesmo pra ver se aparece mais informação sobre a Judra :p
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha ameaças funcionam hahaha você comentou!! Obrigada Renan! Tentei deixar na dúvida se ela aparece mesmo ou não AUHAUH. Obrigada <3 publica logo o 3!

      Excluir
  2. Muito boa sua resenha, descreveu com perfeição o que entendeu e sentiu com o livro. Infelizmente não curto muito esse gênero, mas como devemos dar uma chance para todos os tipos de livros, achei interessante a história em si, pela sinopse também. Eu daria uma chance, com certeza!

    http://vorazesleitoras.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Ele me deixa muito feliz!