Resenha: Antes dos Vinte - Cinthia Freire


Cinthia Freire
Ad20
Onde comprar: E-BOOK
Classificação: 🍎🍎🍎🍎🍎🍏 FAVORITO
Sinopse: A vida de Luana Calzzavari não anda muito boa. Desde que seus pais se separaram, ela decidiu que odeia comerciais de margarina, come por compulsão toda vez que fica nervosa e tem um estranho hábito de organizar suas roupas por cor. Além disso, ainda esconde uma lista de coisas a fazer antes dos vinte, que criou quando era pequena, e que hoje, aos dezoito anos, jura não ter mais importância. Porém, quando seu pai lhe oferece uma viagem a Disney, como uma trégua na relação entre eles, Luana vê a oportunidade de realizar mais um dos seus antigos desejos: beijar um americano. 
Pete é bonito, beija muito bem e o mais importante... é americano! Tudo o que Luana queria nessa viagem. Acontece que esse misterioso rapaz, dono de intensos olhos dourados, vai ajudá-la a realizar outros itens.
Entre confusões, algumas louças lavadas e muitas provocações eles irão descobrir que, às vezes, a vida nos guarda muitas surpresas e que o amor pode surgir onde menos se espera.

= = = = Resenha sem spoiler = = = =
Quem nunca criou sua própria lista de coisas para fazer antes de certa idade ou antes de morrer? Bom, minha xará, Luana, levou está missão um pouco mais a sério, uma lista de 20 itens para serem realizados antes dos 20, um guia pessoal do fracasso e do sucesso, mas acredite, nem você e nem ela, podem imaginar que uma lista leve a tantas confusões e … Paixões.

Luana Calzzavari, linda, inteligente e mimada, com uma mente cheia de sonhos, aos 18 anos, a vida dela apenas parece cor de rosa, mas esconde alguns espinhos dolorosos, após a separação dos pais, possui pouco contato com o pai, que casou-se de novo com Diana, nome de princesa, mas que para Luana é o próprio demônio na terra. Por conta da separação desenvolve um transtorno compulsivo por comida, se ela ficar nervosa, já saiba vai comer até passar mal, ah e tem uma mania de organizar as roupas por cor.

Com seu último ano do colégio, chegando ao fim, o pai propõe uma viagem a Disney com as amigas, ela adoraria recusar, mas a possibilidade de cumprir um dos desejos de sua lista, beijar um americano, ganha a jogada. E assim, inicia-se a aventura de Luana….. Eu prometo que você vai rir muito.

A personagem tem um medo enorme de voar… E minutos prestes a decolar, lá está ela esmagando a mão de Alex, um garoto com cabelo de James Dean e um sorriso arrebatador. Mas, ficar com ele pode impedir os planos de realizar o item de uma certa lista.

Uma troca de olhares… Um elevador e um americano, Luana, encontrou o americano para realizar o desejo maluco de sua lista. Ufa. Pete o mocinho de olhos amarelos, magro, e com um senso de humor ácido e muitas vezes inconveniente. O menino de camiseta com frases de duplo sentido e calças mostarda vai ajudar a mocinha a cumprir mais do que um item.

Alex, Luana e Pete vão crescer ao longo do romance, uma enorme relação de amizade se instalara entre Alex e Lu. Eu prometo que não é um triângulo amoroso daqueles Jacob e Edward (Luana, ama Edward por sinal). Leiam.

Antes dos Vinte é o típico romance para Ler devorar em poucas horas, possui uma história de amor leve, engraçada e que ao mesmo tempo te faz refletir sobre as coisas que importam na vida. O livro fala sobre segundas chances, julgamentos, familia, erros e recomeços, Cinthia, conseguiu explorar de forma realista a relação da personagem principal com o pai, é difícil em muitos momentos, alguns podem querer bater na personagem, mas as reações dela são compreensíveis.

Ad20 consegue unir todos os elementos para prender o leitor até o final, em uma montanha russa de sentimentos. Além de falar sobre como é difícil crescer e encarar a vida adulta, as escolhas que devemos fazer, a separação dos amigos de uma vida inteira…. Em algum momento você vai se pegar pensando em seu primeiro amor, ou desejando um amigo para apertar os dedos em um voo, um Pete para abraçar e rir de suas camisetas debochadas.
Ad20 traz um velho sentimento de nostalgia e ao final deixa o coração transbordando amor.

O enredo para alguns pode até ser simples e clichê, mas eu garanto não existem clichês, a autora conseguiu encaminhar a história de forma natural, não usou dos “clichês” para criar situações irreais. Se tem uma coisa que AD20 tem é realidade, todos nós já passamos por uma das situações que a personagem vai passar. Algumas vão te fazer rir, já outras…. Uhmm.

Eu ri, ri muito, mas eu também chorei. Eu sou uma manteiga derretida, uai. A narrativa é leve e muito rápida, os capítulos são curtinhos e com bons ganchos no final, quando acabam você já quer devorar o próximo, são alternados entre Luana e Pete, e estão muito bons.

O romance está bem amarrado e tem um epílogo que vai aquecer, e talvez, até derreter o coração de muitas leitoras. O feriado tá chegando aproveite para devorar meu Pete…. E sim eu sou a moranguinho dele.

Acho que falei demais e não falei nada …. Leiam AD20, é o melhor chick lit de 2018, além de ser meu YA favorito da vida.

Quando escrevi a minha primeira resenha lá em 2015, eu não imaginava que este livro cresceria tanto, os 3 anos de espera valeram a pena, posso garantir a vocês que de todos os livros que, Cinthia, escreveu e vai escrever, este sempre será o meu preferido.
Obrigada Cinthia por nunca desistir de trazer a moranguinho e o menino brega de volta.


Até mais!

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Ele me deixa muito feliz!