Resenha: Nem tão tarde assim - Lycia Barros

Nem Tão Tarde Assim
Autora: Lycia Barros
Ases da Leitura
Classificação 🍎🍎🍎🍎🍏 Melhor leitura do ANO
Sinopse: "Natasha é uma missionária que se casou muito jovem e logo engravidou. Infelizmente, a vida lhe pregou uma detestável surpresa e ela ficou viúva aos vinte e três anos. Seu bebê recém-nascido também morreu no acidente de carro, deixando-a sem rumo e sem motivação para seguir em frente. No entanto, sua fé, profundamente enraizada, traz Natasha para a superfície novamente. Por isso, ela decide viajar para conhecer a Terra Santa, onde tentará recuperar o prumo de sua vida. Porém, mais uma vez, o destino prega-lhe uma peça e Natasha acaba encontrando muito mais do que fora buscar em Israel. Um relacionamento conflituoso com um judeu a fará colocar todos os seus conceitos sobre vida, amor e espiritualidade em pauta. Uma história de luto e renascimento, onde ela descobrirá que, através da dor, poderá cavar um caminho para voltar a ser feliz algum dia."

= = = = RESENHA SEM SPOILER = = = =
Uma história que trás reflexões sobre vários temas e também alguns tabus, um romance que vai falar de perda de uma forma profunda, mas também vai falar sobre amor, amizade e o mais difícil, recomeços.
Ao ler a sinopse eu imaginava que seria um livro intenso, mas em hipótese alguma, imaginei que seria tão intenso. Eu terminei no mesmo dia, por volta da 1h da manhã. E me senti sufocada, sem ar com a intensidade da história, eu senti o impacto.
*Primeiro de tudo, Nem tão tarde assim, não vai denegrir nenhuma religião, Natasha é uma cristã praticante, enquanto Zac é um judeu praticante e em nenhum momento eles discutem a fé um do outro, mostrando respeito e aceitando as tradições.

Natasha sempre teve certeza sobre sua fé em Deus e como ele é justo. Filha de pastores, aprendeu a acreditar na palavra desde muito cedo, anos depois acaba por se tornar missionária, abdicou de uma vida confortável para levar uma palavra de conforto aos lugares mais remotos e agora encontra-se perdida. Natasha não sabe o que fazer, seu marido e seu filho com pouco mais de um ano, morrem em um acidente de carro provocado por um motorista inconsequente. Ela perdeu a esperança, a fé e perdeu a si mesma.  

Os pais da jovem não sabem o que fazer para tira-la daquela situação, o irmão mais novo não consegue encontrar uma solução para tirar a irmã da depressão que se encontra. E como em uma luz no fim do túnel, após uma conversa com amigos dos pais, decide colocar a casa antiga á venda e ir a Tel Aviv, talvez a viagem reacenda a chama de sua fé ou talvez faça mais do que isso.
O coração de Natasha volta a bater mais forte, Zac, um homem intrigante e sedutor,a princípio ambos tiveram um embate, mas a atração foi maior. Pela primeira vez depois do acidente, ela se sente viva.

Zac é um homem obstinado, dono de uma importante empresa de joias, e que está acostumado a ter o que quer. Vive entre os dois países, Brasil e Israel desde que assumiu a empresa da família.
Zac e Natasha perderam pessoas que amam, ambos conseguem entender com perfeição o silêncio do outro, a angústia, a dor e sentir o pesar do luto.
Um romance que nasce aos poucos e se torna o ar que eles respiram. Porém os segredos do passado podem abalar esse romance.

"— Está dizendo que seria improvável se interessar por uma mulher como eu?

— Estou dizendo que é improvável que eu deixe você escapar." - Posição 1316

Lycia Barros construiu uma história única sobre recomeços, sobre reencontros e sobre fé. Zac é judeu e Natasha cristã, se já não bastasse este dilema, a autora constrói uma trama cheia de mistérios e que vão deixar o leitor se roendo para saber o final

O enredo de Nem tão tarde assim é mais pesado que os outros da coleção, O despertar, o luto que a personagem vive é intenso e dilacera a alma de quem lê, confesso que chorei em vários momentos, chegando a ficar em prantos com o final da leitura. A narrativa é em primeira pessoa, Natasha conta detalhe por detalhe do que aconteceu em sua vida e depois vamos descobrindo com ela como voltar a viver. O texto flui naturalmente, tão naturalmente que o leitor começa a fazer parte da vida da personagem e sentir tudo, a descrição dos cenários  estão com vários detalhes, eu consegui me apaixonar por Tel Aviv e me sentir vivendo ali.

Lycia conseguiu construir personagens reais, os dilemas e dúvidas que os personagens possuem, e os temas que eles levantam são questões do cotidiano e que merecem atenção, outro fato que gostei bastante e que a autora não apelou para religião em momento algum, não criticou outras crenças e tudo isso deixou a personagem mais humana. Durante a leitura me peguei pensando em várias questões que foram abordadas e me comovi muito.   

Um romance intenso do inicio ao fim e que eu considero o melhor da autora até agora, ele possui a quantidade certa de mistério e drama. O enredo não possui falhas na narrativa e isso é um ótimo ponto. 

Um amor real, único e daqueles que você não tem duas vezes na vida. Eu estou em prantos com o final, esqueçam tudo o que imaginam, não vão conseguir adivinhar. E vale muito a pena.

+ QUOTES
"A morte existe sim, e é real. Dói e traz consequências irreversíveis para quem fica. Por que todo mundo insiste em dizer que não devemos sofrer? Se a morte não importa, o nascimento também não importa."

"Lutar por um amor que já se foi é como tentar viver nas ruínas de uma aldeia perdida."

"Sonhei a vida inteira com isso. Mesmo que eu não esteja em meu melhor momento espiritual, ainda acredito em tudo que me foi ensinado."


Até mais!

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Ele me deixa muito feliz!