[Resenha] Enclausurado


ENCLAUSURADO
Autor: Ian McEwan
Editora: Companhia das Letras
Skoob
Onde comprar: Amazon

Sinopse: O narrador deste livro é nada menos do que um feto. Enclausurado na barriga da mãe, ele escuta os planos da progenitora para, em conluio com seu amante — que é também tio do bebê —, assassinar o marido. Apesar do eco evidente nas tragédias de Shakespeare, este livro de McEwan é uma joia do humor e da narrativa fantástica. Em sua aparente simplicidade, Enclausurado é uma amostra sintética e divertida do impressionante domínio narrativo de McEwan, um dos maiores escritores da atualidade.


= = = Resenha = = = 

Oi genteee! Tudo bom?

Vocês já tiveram a sensação de estar lendo sempre a mesma coisa? Quando algo entra em foco; de repente, todos os livros são exatamente sobre aquilo. Mas, a esperança é a última que morre e sempre buscamos ler coisas novas, diferentes. Mas, nunca eu  estaria preparada para o que ENCLAUSURADO é.

Enclausurado é um pequeno sopro de vida e esperança num mundo de idéias reutilizadas, onde nada se cria, tudo se transforma.  E o que causa essa singela singularidade, está no seu narrador: um bebê ainda dentro do útero da mãe. Sim um feto. E esse nem é o fato mais chocante.

O narrador inusitado de Enclausurado, está longe da ideia que nós temos de bebezinhos. Todo fofinhos fazendo poses nas ultrassons, cheios de "gugu dadá". Ele é o oposto disso. Dotado de uma língua afiada e ideias muito claras e firmes. Essa criança é a nossa voz quando estamos assistindo à um filme de terror/suspense. Exemplo: O cara entra sozinho e sem arma numa sala escura e nossa  cabeça já está: "SEU ESTÚPIDO SAI DAÍ!". A garota escolhe o rapaz errado na relação e imploramos que ela escute nossos gritos de: "VOCÊ NÃO AMA ELE!" A mãe planeja matar o pai: VOCÊ NÃO AMAVA ELE? ESTÁ LOUCA?!

"Se separarem para poder ficar juntos, se darem as costas para poder se abraçarem, pararem de se amar para poderem se apaixonar de novo. Ele caiu nessa. Que boboca!"

Assim é o filho de Trudy e John. Um garotinho esperto que absorve os poemas escritos pelo pai; entende  e gosta das palestras que a mãe escuta no rádio nas noites insones; que aprecia um bom vinho (fiquei chocada quando lia as partes que a mãe grávida enchia a cara de alcool) e é "cumplice" nas artimanhas da mãe que levarão o pai à morte.

"Considero-me um inocente, mastudo indica que participo de uma conspiração. Minha mãe, abençoado seja seu incansável e barulhento coração, parece estar envolvida. Parece, Mãe? Não, está de fato."

Acontece que Trudy não ama mais John e pede um tempo no relacionamento. John o rapaz romantico e sonhador debita esse "tempo" nas oscilações de humor que uma gravidez provoca e sai da própria casa deixando para Trudy o bebê e a casa; para desfrute dela e do amante, Claude.  Esses dois são as coisas mais nojentos que eu já li. Primeiro que Claude é um cara muito ambicioso e egoísta (ele não te ama Trudy  sua imbecil) e, comparado ao inteligente e romântico John, ele é um tanto quanto quadrado. Como o próprio bebê narra várias vezes  ele parece não ser dotado de inteligência alguma. Algumas descrições do bebê em relação à ele são um misto de comédia e puro nojo.

" A existência dele se choca com o direito que tenho a uma vida feliz sob os cuidados dos meus dois pais. A menos que eu invente algum plano. Ele enfeitiçou minha mãe e expulsou meu pai."

Por ganância, Trudy e Claude, planejam a morte do ex-marido de modo frio e extremamente calculista. Não posso contar mais porque o livro tem 199 páginas e qualquer coisa é spoiler. 

Foi uma leitura bem diferente, porque não esperava uma narrativa tão complexa e, as vezes, até elegante vindo de um bebê; mas, por se tratar de um livro com uma pegada policial ele é, infelizmente, um tanto quanto comum. Um átimo de diferença do que vemos nos episódios de "Mães e assassinas" ou "Meu vizinho assassino" do Discovery Investigation. O que faz valer cada centavo e minuto nas páginas do livro do Ian McEwan é com certeza seu narrador.

A edição é um show à parte. Começando com as artes da capa e contra capa, que são belíssimas. A revisão e diagramação estão impecáveis. (Como é esperado da Companhia das Letras).

Livro super indicado para todos os amantes de livros policiais e que estão procurando uma coisa diferente para ler.



Beijosss

Post válido para o TOP COMENTARISTA de Abril/2017



8 comentários :

  1. Meu Deus!!
    Como assim um feto?
    Nossa mãe do Céu!
    Nunca vi nada parecido! Chocada estou!
    Eu quero muito ler agora. Deve ser muito boa a narrativa.
    Brilhante ideia!

    ResponderExcluir
  2. Me animei com a história contada por um feto realmente é de se impressionar nunca li nada parecido e quando vi a divulgação do livro jamais imaginei livro policial.
    Até mais!!!

    ResponderExcluir
  3. OI Mari.
    Eu estou absolutamente chocada.
    Como assim um bebê narrando?
    Diferente tenho que dizer, fiquei super intrigada para conhecer a história, e sinceramente já estou com um pouco de medo k.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Tays!!
    Fiquei bem surpresa com a estória que tem esse livro!! Como pode um bebê narrar o livro. Quero muito ler esse livro!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  5. Tays!
    A ideia é mesmo revolucionária ver o ponto de vista de um bebê dentro do útero e ainda querer 'mostrar' que está ouvindo tudo e tinha de tomar alguma atitude para que seu pai não seja assassinado.
    Quero ler.
    Desejo uma ótima semana!
    “ O amor é a sabedoria dos loucos e a loucura dos sábios.” (Samuel Johnson)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  6. eu ja tive essa sensaçao muitas vezes, principalmente em livros diferentes da mesma autora, em que algumas (muitas) fazem isso
    eu adoro os programas do canal ID, mas ja fico c medo, entao imagina eu lendo um livro no msm estilo? n aguentaria kkkkk
    o livro parece realmente ser bem complexo e diferente, mas nao faz mt o meu estilo

    perolasdelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Tays, tudo bem flor?
    Nossa, acho que o livro é diferente de tudo que li. Lembrei de Machado de Assis com o livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, que também inovou com o protagonista. Fiquei curiosa para saber como é a experiência de conhecer a história contada por meio de um bebê em formação. Nossa, ele deve saber de todos os babados hahaha
    Beijokas
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  8. Olá.
    Parabéns por sua resenha, perfeita!
    Eu já havia lido alguma coisa sobre esse livro e me chamou atenção! Nunca li nada parecido, mas pelo gênero, tenho certeza de que vou gostar. Realmente é um enredo inovador e nos deixa muito curiosos.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Ele me deixa muito feliz!