[Resenha] O último adeus


O Último Adeus
Autor: Cynthia Hand
Editora:  Darkside
Skoob
Onde comprar: Amazon

Sinopse: O Último Adeus é narrado em primeira pessoa por Lex, uma garota de 18 anos que começa a escrever um diário a pedido do seu terapeuta, como forma de conseguir expressar seus sentimentos retraídos. Há apenas sete semanas, Tyler, seu irmão mais novo, cometeu suicídio, e ela não consegue mais se lembrar de como é se sentir feliz. 

O divórcio dos seus pais, as provas para entrar na universidade, os gastos com seu carro velho. Ter que lidar com a rotina mergulhada numa apatia profunda é um desafio diário que ela não tem como evitar. E no meio desse vazio, Lex e sua mãe começam a sentir a presença do irmão. Fantasma, loucura ou apenas a saudade falando alto? Eis uma das grandes questões desse livro apaixonante. 

O Último Adeus é sobre o que vem depois da morte, quando todo mundo parece estar seguindo adiante com sua própria vida, menos você. Lex busca uma forma de lidar com seus sentimentos e tem apenas nós, leitores, como amigos e confidentes.


= = = Resenha = = = 


Oi genteee! Tudo bom?

Acho que muitos de vocês já sabem sobre o que se trata este livro. Se não, acho importante ressaltar antes de começar a resenha. É sobre depressão, suicídio e as consequências na vida das pessoas ao seu redor.

Mas antes de entrarmos na resenha quero ressaltar uma coisa muito importante que este livro traz: O CONHECIMENTO.

Quantos de nós, leitores, já explicamos nossa relação com os livros como fuga.
"Os livros eram meus únicos amigos"
"Me escondia na biblioteca."

Isso porque quando alguém passa por algum problema, ou está passando por uma doença como a depressão; as pessoas não sabem como ajudar! Ou pior, acham que é frescura, que é falta de ir a igreja.


"Você não é invisível. - Digo. Estou vendo você"

Aí os livros entram na história. Para alguns ele é salvador para outros, é uma forma de se obter conhecimento sobre a doença e um caminho sobre como podemos ajudar o outro, entender o outro. (De forma alguma deve-se excluir a ajuda de um profissional)


"Porque temos que sentir coisas, Dave. Meu irmão morreu, e eu tenho que sentir"


Quem tem que procurar a ajuda de um profissional é Alexis Riggs. Depois que seu irmão,  mais novo, Tyler,  comete suicídio ela tem que lidar com a dor de perder o irmão, com a mãe que se afunda nas bebidas e remédios para dormir e tem que seguir com a missão de seguir em frente. Mesmo que o passado a assombre. E neste caso, literalmente.

Alexis é uma genial estudante de matemática. Pra ela tudo é lógico e prático. Não existe essa coisa de meio termo ou algo é ou não é. Quando sua mãe começa a dizer que está sentindo Tyler e até sentindo seu perfume ela pensa que a mãe está sofrendo muito a falta do filho. Mas, assim que Lex também começa a sentir e até ver seu irmão ela percebe que há algo ser feito e resolvido.


"Nasci com números no cérebro. Penso em equações. O que eu faria, se conseguisse escrever e produzir algo útil, seria pegar minhas lembranças, esses momentos efêmeros e dolorosos da minha vida, e encontrar uma maneira de somá-los, subtraí-los e dividi-los, inserir variáveis e movê-los, tentar isolá-los, descobrir seus sentidos ilusórios, traduzi-los de possibilidades a certezas."


O último adeus é um desses livros feitos para chorar. Não só porque trata de relações fortes que são quebradas, mas sim, porque toca fundo na alma mesmo naqueles que são filhos únicos ou que nunca lidaram com pacientes depressivos. 




Este livro é empatia pura! Te faz sentir a dor do outro, ser o outro e, quem sabe assim, podemos entender melhor a pessoa do seu lado.

Agradeça por algo hoje!

Quanto a edição, estamos falando de um livro da Darkside, é normal que o livro seja perfeito. Já começa com o post-it na capa e a impressão toda em azul é o ápice do charme na edição. Mas, a revisão falhou neste exemplar. Tem vários erros de concordância de gênero e pontuações fora do lugar. Uma pena.

Fico por aqui pessoal


Beijosss


Post válido para o TOP COMENTARISTA de MARÇO/2017



14 comentários :

  1. Nunca li nada a respeito do livro, mas realmente é uma historia de char a atenção do leitor com muitas coisas, como você disse é uma daquelas historias que fazem você chorar mas também a pensar e refletir sobre muitas coisas, uma pena o livro conter alguns erros mas a capa é linda.
    Até mais!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari.
    Eu amo esse livro.
    Chorei horrores lendo e ele partiu meu coração em milhões de pedaços, mas foi uma leitura incrível, como nenhuma outra, e concordo com você, ele livro foi feito para chorar.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Olá, o livro aborda temas atuais e importantes de serem discutidos. A trama comove o leitor de modo tão profundo que é possível sentir as emoções da protagonista. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Tays, boa noite!
    Depois de sua resenha fiquei ansiosa para ler o livro. Coloquei na minha lista de compras. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Que muito ler este livro, mesmo que esteja meio saturada deste gênero é como você citou, eles não ensinam a ter empatia, pensar no outro, entender o que o outro sente, acho legal a mensagem destes livros. Fiquei bem curiosa sobre o fato da mãe e o irmão sentirem a presença do irmão que se matou. A edição parece realmente maravilhosa, uma pena que revisão não tenha sido tão boa. Ótima resenha e dica.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  6. Oi Tays, tudo bem?
    Tenho este livro aqui na minha estante a algum tempo, mas ainda não tive coragem de ler. Passei ultimamente por um episódio de depressão e senti na pele como é difícil enfrentar esses problemas. Assim que eu puder com certeza vou querer lê-lo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Mas nossa gente eu não imaginava que esse livro era tão profundo assim, e não se pode negar né mana que existe aquele momento que uma pessoa querida vai embora e todos parecem seguir e você não sabe como fazer isso, achamos que o mundo deveria parar por causa disso. Eu tenho que admitir que não esperava nada desse livro então já estou aqui pedindo desculpa a escritora e anotando na lista de desejados.

    ResponderExcluir
  8. Oi Tays, tudo bem?
    Sim, eu já ouvi falar muito desse livro. Tanto é que estou me preparando psicologicamente para lê-lo a muito tempo, porque sei que vou chorar. É inacreditável como algumas pessoas não enxergam o que é a depressão de fato; Não é uma doença que só dá em vagabundo, em gente fraca, em gente que não vai a igreja. Qualquer pessoa pode passar por isso, e saber lidar com essa situação, é de suma importância para recuperação.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  9. Ai Tays, o tema do livro é realmente complicado e bem atual, afinal, depressão é a doença do século. Engraçado que apesar disso, ainda se desconhece algumas coisas sobre ela e a mesma ainda é confundida como frescura, falta de Deus, etc. Enfim, tenho certeza que esse livro deve ser daqueles que terminamos e ficamos refletindo. Fiquei curiosa para saber o porque deles estarem sentindo a presença do Tyler. Amei a dica, ainda mais sendo da Dark que capricha demais nas edições.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Adorei a forma como a avaliação é feita! Já vi algo parecido no blog Fundo Falso e ajuda a gente a entender melhor os critérios utilizados
    Tenho esse livro porque adoro obras que falam de depressão e suicídio, já que são temas bem recorrentes em minha vida há muito tempo. De fato esse tipo de livro ajuda a criar empatia e conscientização de que NÃO, não é frescura.
    Não sabia que tinha isso de ver o irmão e tal. A edição é mesmo muito bonita mas em geral a Darkside acaba fazendo uma revisão meio ruim. Os dois livros que li deles foram assim.

    Duas Leitoras - no Top Comentarista de Março você pode escolher entre 4 livros!

    ResponderExcluir
  11. Tays!
    Tenho visto bons livros no estilo e acho tão importante que um livro que fale sobre a Doença do século, que é a depressão, seja mesmo lido, resenhado, discutido e divulgado. Precisamos prestar atenção aos sinais daqueles que estão ao nosso lado e prestarmos mais atenção a eles, temos de aprender a conviver com a doença e não ficarmos cegos à ela.
    Desejo uma semana abençoada!
    “A simplicidade é o último degrau da sabedoria.” (Khalil Gibran)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Tays!!
    Gostei bastante da resenha!! Essa edição da darkside está perfeita!! A história parecer ser muito interessante e fiquei muito instigada para ler conhecer mais sobre o livro!! Parabéns pela resenha!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Gostei muito da forma que o livro mostra um outro lado sobre esse tema que vemos tanto, achei interessante como ela nos trás essa face dos personagens e como eles tem um longo caminho a percorre, e nos traga esse conhecimento da depressão, me deixando bem curiosa para ler !!

    ResponderExcluir
  14. Esse livro parece ser bem interessante, parece ser uma leitura mais pesada por ter o tema depressão, gostaria muito de poder ler, mas não agora, pois acabei de ler Os 13 Porquês e ainda estou me recuperando da carga emocional e essa edição da DarkSide está linda, assim como todos os livros da editora.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Ele me deixa muito feliz!