[Resenha] Guardião do Medo


Guardião do Medo
Autora: Michelle Pereira
Onde Comprar: Amazon

Sinopse:Alexander está morrendo pouco a pouco em um hospital. O câncer está consumindo seu corpo por dentro, minuto a minuto. E ele quer morrer logo. Rápido. A vida que ele viveu não deixa dúvidas de que o Inferno é sua próxima parada, mas ele não contava que um anjo viria ajudá-lo. Raya, a Guardiã, de asas negras, olhos azuis e mistérios e mais mistérios. Contudo, o que ele deveria pensar quando seu anjo protetor está escondendo algo importante? E quando tenta matá-lo?
Em meio à loucura, aos pesadelos desesperadores e às perdas cada vez mais frequentes, ele se vê dentro de uma disputa muito além do imaginável, entre os Guardiões da Criação e as Filhas de Daemon. Ele é importante, para ambos, tanto para a Luz quanto para as Trevas. Porém, qual será a melhor escolha? Viver imerso nos segredos e omissões de Raya ou ser inundado pelo poder extasiante do Inferno?

= = = Resenha = = = 


Oi genteee! Tudo bom?


Hoje tem resenha de livro nacional pra vocês! A resenha é dupla, então os comentários em vermelho serão da Mari Scotti e os em preto da Tays Alcantara. Responsabilidade dobrada por aqui, vem que eu te explico!

Pelas minhas andanças na loja Kindle da Amazon, Guardião do Medo sempre me chamou a atenção pela capa. Quando a Michele abriu parceria, conversamos entre as colunistas e nos inscrevemos. Todas com um pouco de receio, mas confiantes.

Estava, estou e sempre estarei com medo de avaliar qualquer livro nacional, porque, primeiro: Quem sou eu? Apenas leio e compartilho com vocês as leituras que mais gosto. E, segundo: só estamos fazendo um trabalho de passarinho disseminando o livro pelo país inteiro. Então, dizer se gostamos ou não do livro, é uma responsabilidade enorme.

No caso de Guardião estou apavorada porque ele não me agradou muito. Desculpa! =/

Eu confesso que também tive bastante dificuldade em me conectar com a história.

O livro é narrado por Alexander, um paciente com câncer, internado há algum tempo e sem chances de sobreviver. Hiper marrento e reclamão a autora acertou em cheio quando quis escrever um personagem chato. (Sim, eu perguntei pra ela).

"Não foi uma escolha minha, claro. Contudo, não tinha nenhuma outra opção. Se não vivesse ali, estaria na rua. E a rua não oferecia sessões de quimioterapia para controlar meu câncer e suas adoráveis metástases."

Como se enfrentar um câncer já não fosse o bastante ele começa a ter alucinações com uma garota com asas negras. Seu nome é Raya e se diz ser a guardiã de Alexander. Ela sempre aparece em seu quarto pedindo que ele mude seu jeito ranzinza, que procure ser uma pessoa melhor. 
Eu vejo a Raya como aquela personagem criada para dizer não. A ideia é instigar, deixar o leitor curioso e o personagem principal também, no entanto, os diálogos entre eles causaram mais irritação do que curiosidade. E como a Michelle queria que o Alexander fosse chato, assimilamos os diálogos a essa sua característica delicada.


"O que você está olhando, sua imbecil? — perguntei de súbito olhando para ela com olhos faiscantes."




"Logo penso em velhos desdentados, penso também que deveria parar de resmungar e tagarelar como um."


E aí está um ponto que eu gostei muito no livro, o desenvolvimento e crescimento pessoal do Alexander. Ele vai se transformando aos poucos, pegando uma coisa boa de cada pessoa que passa por sua vida e deixando para trás todo seu lado egoísta e chato. Ele deixa se abrir para um mundo novo. Mas, com um câncer consumindo o que resta de sua vida será que ele vai ter tempo de descobrir quem e o que Raya é? E o que ela quer com ele?
Ele amadurece como pessoa, criando empatia pelos outros, assimilando que a vida pode ser uma merda, mas temos algo de bom para tirar dela e doar aos outros também. No entanto, ele toma algumas atitudes ainda infantis (como fugir do hospital sem avisar ninguém), o que condiz com a personalidade dele.

Quem já leu minhas resenhas no blog, sabe que eu amo uma morte iminente. Faz com que nós vivamos, entende? Aí eu me pergunto: Por que um rapaz com 21 anos que, claramente, não quer viver, está fazendo sendo um chato, importunando a vida da pobre Lúcia (a enfermeira do hospital) e sugando as verbas do SUS recebendo um tratamento que não quer?

"Não posso voltar atrás. Odeio o mundo por me tratar como tratou. Amaldiçoo o Criador por me obrigar a uma vida como esta, por me ver definhar e se divertir com isso. Eu amaldiçoo a tudo e a todos! —minha voz ergueu-se. —E eu apenas quero morrer!"

Vai viver! Fazer as coisas que te dá vontade! Fazer umas loucuras!

Já eu sou bem o oposto da Tays. Não suporto personagens terminais, justamente porque já é possível prever o final do livro. Mas, como é um romance sobrenatural e tudo pode acontecer. Apostei na surpresa que a Michelle nos traria.


"Consigo me imaginar atravessando o deserto do Saara nas costas de um camelo, vestindo uma daquelas roupas pesadas e comendo cactos. Depois me vejo escalando a Cordilheira dos Andes em busca das ruínas dos Maias, fazendo aula de mergulho nas ilhas de Fernando de Noronha e vendo toda a vida que existe embaixo da água, observando a Torre Eiffel em Paris."


Talvez eu tenha pego birrinha do personagem? Com certeza! Eu também. É difícil ficar na cabeça do Alexander haha. Não conseguimos nos conectar a ele e a alguns outros personagens, o que acaba fazendo a leitura não fluir como poderia. Exceto a Lúcia! Quero um livro narrado pela Lúcia. Ela é carismática, crível e muito astuta. Digna de protagonista. Também curti a Lúcia, mas não consigo imaginar ela em outro cenário. Acho que a presença dela foi o que me fez enxergar o Alexander com mais compaixão. 

Como já havia dito neste mesmo bog em outra vez, há livros que não são feitos para nós, só os descobrimos lendo. 
Talvez O guardião do medo seja o livro perfeito para você que curte personagens dramáticos, explosivos, imprudentes e tempestuosos. Também aqueles que amam tanto as pessoas que se doam, mesmo o outro não merecendo.

Lemos em e-book então não há o que dizer da diagramação. A capa é perfeita! Só o título que me deixou com uma pulga atrás da orelha. A parte sobrenatural da história se desenvolveu lentamente e muito ficou para ser explicado nos próximos volumes. Acreditamos que descobriremos mais sobre o título no que vem por aí.
A Michelle nos garantiu que o amadurecimento do Alexander é palpável nos próximos livros!

Esperamos que tenham curtido a resenha.

Beijossss,







10 comentários :

  1. Eu amo resenhas duplas, onde consigo perceber e comparar a experiência dupla com esse livro.
    Conheci a obra por meio de um dos posts anteriores, onde você anunciava a semana especial, e já fiquei super curiosa.
    Gosto de livros criativos onde o câncer aparece. E pelos comentários pude perceber o amadurecimento dos personagens, algo que prezo nas minhas leituras, pena que o personagem toma decisões infantis.
    Estou super ansiosa para os próximos posts sobre esse livro e sua continuação.

    ResponderExcluir
  2. Sinto uma pequena birra pelo Alexander kkk gosto de romances com personagens terminais também desde que não seja um drama exagerado, aí não tenho paciência rsrs Estou curiosa por esse livro desde o post do conto então com certeza leria

    ResponderExcluir
  3. Oi, oi Mari e Tays!
    Obrigada demais pela por lerem Guardião e pela resenha. Infelizmente vocês não gostaram da história de Alexander, embora minha expectativa fosse alta, haha. Mas eu super entendo e gostei da sinceridade de vocês no post. É uma pena mesmo que não tenha atingido as expectativas de vocês.
    Um grande abraço meninas! <3

    ResponderExcluir
  4. Tinha visto esse livro em algum outro lugar antes e achado a capa linda. Mas não me interessei pela história e pelo título. Depois de ler a resenha fiquei com um pouco menos de vontade de ler do que já estava, não é o tipo de história que gosto, tenho quase certeza de que não iria gostar do personagem do Alexander.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  5. FAZ TEMPO que não leio esse tipo de história específica, adoro anjos e demônios. São criaturas belas ao seu modo. Gosto de histórias inspiradas nesses seres. E esse parece ser um bom livro. Espero não me enganar e poder ler logo, amei a capa, não sei por que mas sempre compro livros com capas bonitas kkkk, enfim né! Amei a resenha! Li do começo ao fim juro! Esse livro parece ser maravilhoso, já anotei para ser o próximo pra mim comprar

    ResponderExcluir
  6. Primeira resenha dupla que leio e gostei muito. Não conhecia o livro. Assim como vocês tenho um certo receio de falar sobre os nacionais, porque temos que ser verdadeiros ao extremo, e por trás de nossas palavras tem um trabalho árduo, que muitas vezes não é valorizado. Enfim, achei a mistura de personagem paciente terminal com o sobrenatural bem inusitado. Uma pena que o personagem não seja tão cativante. Gostei muito da dica e mesmo o livro tendo seus defeitos quero conferir.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  7. Oi, Tays e Mari!
    Premissa bem diferente do que estou acostumada e, como comentei alguns posts atrás, não é bem uma leitura que me chame a atenção de verdade. Ainda que a chatice do protagonista tenha sido intencional, eu provavelmente teria a leitura prejudicada por ele, pois, muitas vezes, antes do enredo em si, gosto e preciso me apegar ao menos um pouco aos personagens para me sentir presa à leitura mesmo. Felizmente personagens secundários como a Lúcia citada por vocês parecem amenizar o clima irritante do personagem, mas, enfim. Não é uma leitura que me atraia para fazê-la, infelizmente, mas valeu a dica mesmo assim. Espero que gostem bem mais dos próximos volumes.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  8. Oi, Mari e Tags!!
    Adorei a ideia de uma resenha conjunta ficou muito interessante!! Bem, meninas gostei bastante da sinopse do livro mas infelizmente acho que não aguentaria o protagonista. Não sei se no momento tenho vontade de ler o livro mais fica anotada a indicação.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  9. Esse livro Guardião do Medo me deixou curiosa, o porque Alexander tem
    tanta certeza que ira pra inferno? Ele deve ter feito bastante coisa ruim
    para ter certeza disso. Mas apesar do nome se lembra algo mais na pegada terror, esse livro parece contém pequena lições, isso acho magnifico. E já ganhar pontos comigo

    ResponderExcluir
  10. Uma pena que o livro não foi feito para vocês. A capa do livro é realmente maravilhosa e os quotes que eu li durante a divulgação dele me conquistaram bastante. Sempre fico com um pé atrás quando o protagonista ou a protagonistas sofre com alguma doença, mas essa trama em si me deixou muito curiosa e eu estou disposta a arriscar.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Ele me deixa muito feliz!