[Resenha] Sorrisos Quebrados


Sorrisos Quebrados
Autor: Sofia Silva
Editora: Independente - Amazon
Skoob
Onde Comprar:  - Amazon -

Sinopse:
Paola
Perante Deus, o meu marido prometeu me amar.

Cuidar de mim. Ser meu amigo. 
Perante todos, disse que me amava. Que íamos ser felizes. 
Viver para sempre juntos. 
Mentiu em tudo. 
Até que um dia, perante mim, ele disse que ia me matar. E não mentiu.
A partir desse dia vivi escondida no meu mundo, até o André aparecer.

André
Não procurava nada. Não queria ninguém.
Não depois de tudo que vivi.
O meu coração estava escondido na escuridão, até a Paola surgir com as suas cores, pintando a minha vida.


Sorrisos Quebrados é um romance colorido entre duas pessoas Quebradas por relacionamentos passados. Uma história de superação dos próprios medos e promessas.



= = = RESENHA = = = 


Oi, meu nome é Tays e descobri a duras penas que existem livros que não são para nós!

Oi genteee! Tudo bom?!

Finalmente li SORRISOS QUEBRADOS, depois de todo o hype na minha timeline, toda propaganda na Amazon e todas as constelações no skoob, consegui enfim, tirar minha próprias conclusões. Curioso? Vem comigo!


"Casei com um monstro e vou pagar por isso."


Sorrisos Quebrados começa quebrando tudo. Somos apresentados à Paola, uma moça linda que, sofre violências físicas e psicológicas do marido, Roberto. O livro começa na noite em que ela decide dar um basta na situação, em que ela decide fugir. Dentro do carro, ela traça a rota de fuga, sem se importar com a vida e bem estar dos pittbulls, que estão no quintal. Esses cães são obra do marido que os treinou para manter a Paola dentro de casa, já que,  ela tem pavor deles. Mas, Roberto antevê o plano e a impede de fugir. O que ele faz com a esposa nem o próprio diabo faria. Além de a espancar, ele a prende numa coleira e deixa que os cães terminem o "serviço". Chorei de raiva, de dor e de desespero pela Paola. A cena é horrível mas, muito bem escrita.


 "Ele era o meu conto de fadas. Só não imaginei que o papel dele na nossa história não era de príncipe, mas o pior dos vilões."


Os anos passam e Paola, milagrosamente, sobrevive. Agora com metade do rosto desfigurado e várias cicatrizes pelo corpo. Paola vive numa clínica de reabilitação onde se dedica a pintura e ao próprio tratamento. É graças a pintura que ela conhece aquela que vai mudar para sempre sua vida.


"Há dois anos ainda estava com receio de viver porque todas as pessoas à sua volta olhavam com pena. Aqui não. Nós olhamos para cada um como guerreiros."


Sol é uma garotinha de 4 anos com vários problemas de socialização, mas que se entrega e se abre para Paola numa festa de carnaval na clínica em que ambas são tratadas. Menininha esperta e inocente, tem um passado quase tão trágico quanto de sua nova melhor amiga. Ela é a única moradora do coração de seu pai, André.


"Prefiro parecer ainda mais feia sabendo que é por um bom motivo: Felicidade"


André é um homem marcado pelo tempo. Por causa do trabalho forçado tem músculos que amedrontam e atrai olhares por onde passa. E tem no seu passado uma mulher que pisou, triturou e jogou seu coração fora. (pra não falar outra coisas feias)

Nós leitores sabemos como essa história termina. Mas, o meio dela, nem os mais criativos podem imaginar.


"Não, a Paola não é uma mulher linda. Em qualquer lugar do mundo, independentemente dos diferentes padrões de beleza, nunca será considerada como tal. Mas algo nela também não permite que seja feia. Não para mim."


Para quem gosta de romances, Sorrisos Quebrados é um banquete. Para mim, foi uma experiência e eu não gostei.

O livro é narrado sob dois pontos de vista, da Paola e do André. Não há repetições de cenas mas, se não houvesse no título do capítulo o nome do narrador, nós não o identificaríamos. A voz de ambos é a idêntica. São, inclusive, usadas algumas palavras e gírias para ambos os personagens. Nada os torna únicos.

A autora é portuguesa mas, o livro se passa em São Paulo. Se não houvesse a exata menção do nome do estado de São Paulo a história poderia de passar na China. Não há nenhuma particularidade ou característica da terra da garoa no livro.

Como eu disse, tem livros que não são feitos para nós. A gente vai descobrindo isso lendo, se descobrindo. Talvez, Sorrisos Quebrados não tenha sido feito para mim. Não me tocou como tocaria você, por exemplo.

Gostaria de ter sido quebrada pelos olhos de André mas, não rolou.

Fico por aqui, boa leitura pra vocês.

Beijossss




Post válido para o TOP COMENTARISTA do mês de DEZEMBRO/2016




16 comentários :

  1. Oi Tays!!!

    Mulher, fiquei arrepiada com a descrição no começo da sua resenha... juro, me deu vontade de bater em alguém só por ler! rsrsrsrsrs

    Uma pena o livro não ter te agradado... eu fiquei bem curiosa com toda a repercussão e tals... mas como não tenho cartão de crédito, vou ter que esperar estar de graça na amazon para conferir! hehehehehehe

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Oi Tays, já tive experiências como a sua onde a maioria ama e eu fico "como assim?" haha, mas é questão de empatia, envolvimento e ponto de vista, como você bem disse algumas histórias não são feitas pra certos leitores. Sobre o livro, espero que seja lançado o físico pra que eu leia e tire minha conclusões, mas já adianto que não sei se terei coração pra ler a cena do Pittbull, nossa, esse ex-marido tem um final trágico?! Só isso me faria superar :/:P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lili, finalizei agora. Estou apaixonada. É lindo.
      Iniciei este ano minhas resenhas de favoritos e esse virou queridinho.
      Tinha lido a resenha, mas minha curiosidade foi maior e ainda bem. Que lindo!

      Excluir
  3. Eu não conhecia este livro, inicialmente a capa me chamou a atenção, pois está muito bonita, como gosto muito de ler livros do gênero romance, acabei me interessando em ler este livro, uma pena que você não tenha curtido o livro, mas como você disse, o que você não gostou muito, outra pessoa pode gostar de ler.

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    A capa é bem bonita e a sinopse até me deixou curiosa. Mas lendo sua ótima resenha, percebo que não é uma história que me conquiste. E como também não é um dos meus gêneros favoritos, deixo passar a dica. Mas tenho certeza que será uma leitura cativante, para muitos leitores.
    Obrigada. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Estou vendo tantos comentários positivos em relação a esse livro.
    Uma peninha que você teve esses pontos negativos na leitura.
    Mas a minha curiosidade está intacta ainda rs
    Espero conhecer a obra em breve.
    Essa capa é um luxo né? Compraria o livro só por ela rs
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  6. Olá, vejo que esse é um daqueles livros que a capa é melhor do que a trama em si, fico triste que a autora não soube caracterizar seus personagens e o espaço onde se encontram, assim temos a sensação de uma leitura vaga e muitas vezes sem nexo. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. É, tem livro que não é feito pra gente mesmo. Olhando de sinopse e outras coisas que vi achei ele bem interessante. Mas essas coisinhas da narrativa me desanimaram. É legal quando fazem os personagens terem voz, que você saiba as diferenças. E bom quando falam do lugar e te deixam com a sensação de conhecer até. Mas se não tem isso...humm...não gostei. Mas só lendo pra entender. Talvez curtisse a leitura.

    ResponderExcluir
  8. você não é a única a achar ruim essa dos personagens não terem voz própria
    quer intercalar fica em terceira pessoa é mais dificil de errar. e em relação ao local, em especial quando é um local que vc conhece vc quer reconhecer as coisas.
    mas, infelizmente quando a pessoa não é do local fica complicado( eu sei bem disso, pelas histórias aqui em fortaleza vive todo mundo na praia)
    só pela sinopse não faz o meu estilo de leitura, achei já li isso (ou algo parecido) antes, então deixar passar

    ResponderExcluir
  9. Nosssa!
    Nunca li nenhuma sinopse desse livro!
    Não acredito que esse livro fala sobre esse assunto!
    Coitada da Paola! Que droga de marido né!
    Gente tenho que ler.
    Ameii a resenha!

    ResponderExcluir
  10. Vixe Tays uma pena mesmo quando não conseguimos nos conectar com a história né? Confesso que lendo o pequeno resumo onde você fala a história eu até que gostei pois os personagens são diferentes, algo que gosto bastante, sem falar que tem romance. Algo que gosto muito. No entanto, tenho que confessar que essa narrativa que não consegue diferenciar um do outro e o fato dela não caracterizar bem a ambientação é algo que me deixou triste e desconfiada com o livro. Infelizmente, acho que esse livro não funcionou pra você e pra outras pessoas também. Enfim, espero estar enganada mesmo assim acho que pode ter gente que gosta né?

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Tays...
    Sou uma fã incondicional de romances, mas confesso que esperava algo muito diferente de "Sorrisos Quebrados"... O fato de os personagens não terem 'voz própria' também me incomodou... Pelo que vi, não é uma leitura que vá me agradar.... Talvez em algum momento eu dê uma chance a essa leitura... É uma pena não ter fluído de forma como você esperava...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Estou muito curiosa sobre esse livro, vi muitos comentários sobre ele e fiquei muito curiosa para poder ler, achei bem interessante o tema que a autora trata, parece ser um livro de superação, força e esperança e com personagens que nos conquista, mas realmente incomoda quando não conseguimos identificar o narrador por seus pesamentos e palavras e adorei essa capa que está maravilhosa !!

    ResponderExcluir
  13. Oi Tays,
    pois é, depois dessa hype toda, comprei meu e-book, e quero ler ele ainda em janeiro!
    Aiii eu curti muito o tema, pois o acho pouco explorado.
    Fiquei muito curiosa e até assustada com tudo que a Paola vive, espero gostar da trama e que ela tenha um final feliz.
    A capa é lindíssima!
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Terminei o livro e AMEI! Tays, pena que para vc não deu, mas eu achei esse livro dos melhores que li.

    ResponderExcluir
  15. Quero muito ler esse livro. É a primeira resenha de blogueiro que vejo que não gostou, mas todas as outras me animaram muito com os trechos lindas e minhas amigas estão doidas por esse livro e apaixonadas pelos personagens. Sei que vou amar esse livro porque tem drama, pessoas quebradas e como li, ele foge do clichê de escrita.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Ele me deixa muito feliz!