[Resenha] Uma fada veio me visitar


UMA FADA VEIO ME VISITAR
Autor: Thalita Rebouças
Editora: Rocco – Jovens Leitores

Sinopse:

Semana de provas e duas notas vermelhas no bimestre. Luna estava preocupada com o seu futuro, ou com o futuro dos seus fins de semana, naquela véspera de prova de matemática. A mãe já havia avisado - mais uma nota ruim e nada de festas, cinema, praia, shopping, televisão ou computador por tempo indeterminado. Os dias não estavam sendo nada fáceis para esta menina de 13-quase-14 anos, cabelos ondulados, inteligente, sensível e descolada. Mas ela não podia imaginar o que a esperava naquela noite. Depois de dar uma ajeitada no quarto e devorar números e fórmulas até o limite da exaustão, Luna caiu no sono, livro de matemática no colo. Foi então que seu sonho foi interrompido pela inusitada visita de uma fadinha espevitada que usava um vestido amarelo-ovo de bolinhas pretas, todo rodado, e um cabelo armado que a fazia parecer saída do filme Grease, nos tempos da brilhantina. Luna não acreditava em fadas, mas achava que, se elas existissem, deveriam usar vestidos brancos, longos e esvoaçantes. Com muito esforço, algumas doses de magia e diálogos impagáveis, a simpática Tatu conquista a confiança de Luna. E um mundo de descobertas incríveis tem início.

= = = Resenha = = = 

Oi genteee! Tudo bom?!

Antes de mais nada tenho que dizer que, nunca tinha lido nada da Thalita e com a proximidade da estreia do filme É FADA, que foi inspirado na obra da Thalita; resolvi que começaria as obras da autora por ele.  É um livro voltado para o público infantil à jovem mas, como gosto de ler de um tudo, acabou servindo para mim. Kkkk

UMA FADA VEIO ME VISITAR conta a história de uma fada muito da esperta mas, só um cadinho cafona chamada Tatu. Suas gírias são antigas, seu jeito de se vestir parece saído do closet da mais desatualizada personagem de Grease – Nos tempos da Brilhantina. Ela vem ao nosso mundo e aparece na vida de Luna.

“Eu só queria te conhecer melhor, perder a implicância que eu tenho com você. E te mostrar que para ser gente boa é só querer.”

A Luna já é uma garota bem normalzinha. Gosta de pintar, não é muito boa em matemática (mas, quem é não é verdade?); gosta do seu círculo de amizades nada popular e é feliz assim. Até que a doida da  Tatu aparece na sua vida pedindo que ela ajude sua ex-melhor amiga, a Lara. Acontece que, essa tal de Lara é a versão da Miranda Priestly no ensino médio (de O DIABO VESTE PRADA). As pessoas existem para agradá-la, ela só pensa em moda, cabelo, maquiagem e “ficar” (gente essa gíria é tão velha). Típica garota riquinha e mimada. E é, justamente, por ser tão mimizenta que a Lara e a Luna romperam os laços de amizade que precisa ser reatado com a ajuda da fada Tatu.

“Se você fosse uma fada mesmo, estaria com roupas de fada (...) não com esse vestido amarelo-ovo rodado, de bolinhas pretas, essas luvinhas nada a ver, esse cabelinho armado e essa bolsa em forma de banana.”

O livro foi escrito em 2007 então tem o choque de gerações de alguém que viveu séculos, a Tatu; uma menina na adolescência nos anos 2000 e nós, como leitores em 2016, nos recordando de como éramos retardados na adolescência (shame). Mas, em nenhum momento deixa de ser atual. A Thalita consegue dialogar com o leitor de todas as idades. Li um pedaço do livro em voz alta para uma garotinha de 8 anos, rimos juntas e ela entendeu o moral da história porque o livro falou com ela.

“Uma brasa, mora! Isso é uma gíria, ué. Não se usa mais? A última vez em que eu estive aqui ‘mora’ era supimpa!”

E aí entramos num pequeno problema chamado É FADA. Como eu disse no começo da resenha, o livro da Thalita foi usado como inspiração para o filme estrelado por Kéfera Buhmann. E eu, curiosa como sou, tinha que assistir. E ele só não foi mais decepcionante porque não me acrescentou ou diminuiu em nada. 
O filme é uma sequência de palavrões, piadas sujas (do tipo Didi Mocó com pum, cheiro de cecê e flertes desastrosos) e nenhuma moral ou ensinamento. Espero que a campanha de publicidade que colocou uma enorme frase na capa do livro escrito: LIVRO QUE INSPIROU O FILME É FADA! Não assuste futuros leitores que podem concluir, de forma desastrosa, que o filme e livro tem a mesma qualidade.

Fico por aqui pessoal

Beijosss e até a próxima.



Post válido para o TOP COMENTARISTA de Novembro/2016



11 comentários :

  1. Ainda não tive oportunidade de ler este livro T^T
    Muito bom,
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Oi.
    Gostei bastante da premissa do livro, e eu também estou louca para assistir o filme é fada da Kéfera.
    Uma pena que o filme não funcionou para você, eu também não curto quando tem palavrões e no final sem moral nenhuma.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  3. Oi Tays tudo bem?
    Nãi li nada da Thalita ainda, mas quero muito começar. Já vi muita gente falando super bem dela, e apesar de o livro ser mais para o público infantil eu me interessei pela premissa. Quando ao filme da Kefera, foi bom ser avisada com antecedência de que é ruim, eu estava receosa de que não fosse e pelo jeito não me enganei. ótima resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, Tays!
    Nunca li nada da Thalita e até fiquei surpreso em saber que esse livro ti ha inspirado o É FADA. Ainda não vi oÉ FADA e estou, realmente, curioso. Adorei a resenha sz Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Oi Tays!

    Eu tbm nunca li nada da autora, mas tenho muita vontade. Fiquei curiosa com esse livro desde que vi sobre o lançamento. A Thalita é uma fofa e merece o sucesso que seus livros fazem com os adolescentes.

    Sobre o filme, eu já imaginava! rsrsrsrs Nem vou perder meu tempo assistindo! ;)

    Ótima resenha! Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  6. Oi Tays!
    Só fui descobrir que esse livro existia depois de saber do filme. Demorei pra saber do filme, pra falar a verdade hahaha
    A história do livro me pareceu bem mais interessante, com um motivo e realmente voltada pro público que diz se destinar, ao contrário do filme, que só vi o trailer e já odiei. Também espero que as pessoas não associem um ao outro totalmente.
    Apesar de não gostar tanto de livros voltados pra crianças, eu leria numa boa.
    beijo
    http://pobreleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Nunca li nada da autora. Apesar de não ser um estilo de leitura que eu goste, talvez um dia venha a ler. O filme não pretendo assistir.
    Ótima resenha!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Tays!
    Hoje não tenho interesse em ler livros da autora porque sinto que já passei do momento em que as leituras seriam agradáveis pra mim. Fiquei triste de saber que o filme passou longe da qualidade do livro, e que também se rebaixa a piadinhas sujas.

    ResponderExcluir
  9. Li um dos livros dela, e não gostei muito: Fala sério, mãe. Esse até achei interessante o livro, mas não me empolguei com o filme.

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Ainda não li nenhum livro da Thalita, mas sempre tive muito curiosidade em ler algo da autora, lendo a resenha gostei desse livro, parece ser uma historia leve e engraçada, vi muitas pessoas falarem do filme mas não assistir, e se tiver oportunidade quero ler esse livro !!

    ResponderExcluir
  11. Eu ameeeeei esse livro, é meu preferido da Thalita, que é uma das minhas escritoras favoritas!!
    Acho a história deliciosamente divertida!
    Agora o filme depois dessa crítica toda e com as alterações que li que fizeram, sinceramente prefiro nem ver.
    bjss

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Ele me deixa muito feliz!