[Resenha] O Último Policial






O ÚLTIMO POLICIAL
Trilogia O Ultimo Policial vol.1
Autor: Bem H. Winters
Editora: Rocco

Sinopse:
Qual o sentido de se investigar um crime quando o planeta tem apenas seis meses de vida? O detetive Hank Palace enfrenta essa questão desde que o asteroide 2011GV1 foi avistado em rota de colisão com a Terra. Em face da tragédia iminente, a maioria das pessoas abandona seus trabalhos, casas e famílias e as instituições começam a ruir, mas Palace insiste em investigar um suposto suicídio. Ganhador dos prêmios Edgar, dedicado à literatura policial e de mistério, e Philip K. Dick, voltado para livros de ficção científica.

 O Último Policial é a combinação perfeita do clássico romance noir com o melhor da ficção científica atual. Primeiro de uma trilogia, o livro pinta um retrato fascinante dos Estados Unidos pré-apocalipse através de um enredo original e envolvente e de um protagonista carismático.

= = = Resenha = = = 


Oi genteee! Tudo bom?!


Há algumas histórias em que, um único ponto da sinopse já nos chama a atenção. E nem precisa ser o ponto central da história. Ele fica ali, implorando que a gente o compre e o leia. Em O ULTIMO POLICIAL um asteroide em rota de colisão com a terra e uma investigação policial já fizeram meus olhos brilharem e meu cartão, pobrezinho, ser usado.

O ULTIMO POLICIAL nos apresenta a rotina de um departamento de polícia da cidade de Concord, num mundo onde não há mais esperança. O asteroide 2011GV1, comumente chamado de MAYA, com seus 6 quilômetros de diâmetro deu a Terra dias contados. Dali a 6 meses; no dia 3 de outubro, ainda sem o ponto de impacto determinado pelos cientistas, o que chamamos de lar vai desaparecer em fogo, cinzas e água.

Com o fim da humanidade declarado, as pessoas “enlouquecem”. Provedores de internet e empresas de telefonia mal operam ou porque não tem dinheiro, as pessoas decidiram não pagar mais suas contas; ou porque simplesmente não tem pessoal suficiente para trabalhar, já que, as pessoas decidiram abandonar suas obrigações e VIVER o pouco tempo que lhe restam. A bolsa de valores enlouquece e até o McDonalds quebra! (Noooooooooo)

"Não há mais McDonald’s de verdade. A empresa fechou em agosto do ano passado, vendo 94% de seu valor evaporar nas três semanas de pânico do mercado, deixando centenas de milhares de fachadas vazias com suas cores vivas."

E é justamente no banheiro, do que um dia foi um Mc Donalds, que o detetive Hank Palace tem que averiguar uma cena de suicídio por enforcamento. Uma cena comum, a cidade de Concord é também conhecida como CIDADE DOS ENFORCADOS (outro mérito do asteroide Maya). Acontece que o detetive Palace, indo contra o resto do departamento acredita que tem em mãos um caso de homicídio.        

"Eu era um garoto fazendo um jogo, aquecido demais, pronto para pular no aro de cores vivas pendurado diante de mim."

Entre policias e médicos desinteressados; lunáticos que acreditam numa conspiração americana que salvará alguns poucos humanos numa expedição à Lua; traficantes que só pensam em dinheiro e viciados que só querem curtir, Palace vai ter que contar apenas com seus próprios esforços e sua humanidade para resolver esse crime.

"Henry, saiba apenas que não importa mais nada... não importa como isto termine... isto foi real, bom e certo."

O livro tem uma narrativa deprimente, também pudera, estamos falando de uma contagem regressiva para o fim do mundo. Mas, me peguei pensando: Precisamos de um asteroide vir nos dizer que não somos eternos? Todos os dias nós acordamos sem saber o que pode acontecer e desperdiçamos nossos sonhos e vontades em quê?

Achei o livro muito bem escrito e completamente diferente de tudo o que eu já tinha lido. Para quem já acompanha livros policiais é inevitável tentar descobrir o mistério por trás das pistas dadas e das decisões tomadas pelos personagens mas, nem sempre tudo é o que parece ser. E somos enganados e despistados ao longo trama.

Livro super indicado para amantes de livros policias e para aqueles que querem começar a ler algo diferente.

Esse livro foi minha primeira experiência com um audiobook. Vou contar mais de como foi e trazer um presentinho! Aguardem...

Fico por aqui pessoal

Beijosss
Post válido para o TOP COMENTARISTA  do mês de NOVEMBRO/2016



9 comentários :

  1. Oi! Eu nunca usei um audiobook e não sei como funciona, acho que dormiria tentando ouvir. Espero que eles tenham o livro em e-book. Sem contar que eu acho muito legal esse negócio de fim do mundo, mesmo que se fosse realmente sério não seria tão legal assim. Anotei o nome do livro para tentar ler depois!
    Beijo, Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Tays, acho muito inusitado usar um audiobook, não sei se comigo daria muito certo não, eu gosto mais é de livros físicos. Mas a história em si eu achei bem interessante e diferente, não consigo imaginar como seria ficar 6 meses simplesmente esperando o mundo acabar, e também acho que se isso acontecesse de verdade o governo não avisaria assim a menos que fosse realmente inevitável :/

    ResponderExcluir
  3. Oi Tays, tudo bem?
    Primeiramente adorei a resenha, e a estória parece ser demais. Nem imagino o que faria se eu descobrisse que o mundo estaria prestes a acabar. Não tive nenhuma experiência com audiobook até o momento, e gostaria que você contasse um pouquinho como foi. Gostei da reflexão que o livo traz, quero ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Tays!

    To adorando essa vibe de audiobook sabia? Tbm já furtei o cartão da mamis para poder assinar a ubook e ler alguns livros com o cupom que ganhei na bienal, pela que vai ser só por 30 dias.... :( kkkkkk

    Vou ver se tem esse livro na ubook e tentar ouvi-lo antes que meu mês acabe! rsrsrsrs

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  5. Oi Tays!
    Adorei sua resenha! E achei bem inovador o autor fazer uma história policial no meio de um fim do mundo. Eu adoro esse gênero e esse ponto em ques~toa me fez ficar mais interessada no livro ainda.
    Fiquei curiosa pra saber não só se foi homicidio mesmo mas se tem um final pra tudo isso né rs

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Adorei a história! O enredo é muito criativo e chama a atenção! Mas espero que um dia lancem em livro físico, ai sim, vou querer ler. Audiobook ainda não é meu estilo.
    Ótima resenha. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Li alguns livros desse gênero e fiquei um pouco decepcionada pelo desfecho, mas sendo esse ganhador de alguns prêmios, quem sabe seja realmente melhor dos que li. Gostei da história.

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    A premissa do livro e bem diferente e pela resenha a historia logo me chamou atenção, fiquei curiosa para saber mais sobre esse mundo em caos que o autor cria e principalmente como ira terminar essa historia, me deixando bem curiosa para ler !!

    ResponderExcluir
  9. Gosto bastante de livros policiais, apesar de fazer um tempo que não os leio.
    Vou querer ler esse com certeza!
    Achei o máximo!
    Uma trama bem diferenciada, e pelo jeito bem envolvente.
    O final parece trazer algumas surpresinhas, rs
    bjs

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Ele me deixa muito feliz!