[Resenha] As letras do amor






As Letras do Amor
Autor: Paula Ottoni
Editora Novo Conceito
Gênero: Romance / YA
Onde comprar: Saraiva - Submarino
Sinopse: Bianca acabou de largar um curso de graduação de que não gostava, seus pais vão se divorciar e seus irmãos pequenos estão cada dia mais barulhentos. A oportunidade perfeita de escapar surge quando seu namorado, Miguel, resolve ir a Roma abrir uma empresa para o pai. Bianca decide que aprender italiano, arrumar um trabalho temporário e ajudar Miguel em seu negócio será um bom começo. O que parecia um sonho, porém, torna-se uma incerteza ainda maior quando Miguel fica sempre fora de casa, os empregos de Bianca não duram mais que uma semana, e, cada dia mais próxima de Enzo – o melhor amigo de Miguel, com quem moram –, ela começa a questionar seus sentimentos.


=== Resenha ===


Conheci a Paula Otonni em 2014, na Bienal de São Paulo. Ela me presenteou com o seu primeiro romance – que ainda não li, me perdoe – e eu a presenteei com meu primeiro livro também, Insônia. Na época, ela tinha grandes promessas de editoras de renome e a Novo Conceito saiu na frente, publicando seu novo romance “As letras do amor”.

O livro foi recebido em parceria com a editora e demorei a conseguir ler porque criaram em mim uma super expectativa sobre a leitura e acabou não fluindo como o esperado.

“As letras do amor” nos apresenta Bianca, uma jovem sonhadora, que está de mudança para a Itália para acompanhar o namorado, Miguel, que abrirá uma filial da empresa do pai, em Roma. Sua escolha de ir está diretamente relacionada a família de quem ela quer se afastar e também porque deseja manter o relacionamento com Miguel.


Como a maioria das personagens aventureiras, Bianca está ansiosa, principalmente, com o que irá aprender em terras estrangeiras. Desde a língua até a cultura local. O que ela não esperava era dar de cara com um possível novo amor e esse amor ser o melhor amigo do seu namorado.

Apesar de seu carinho e paixão por Miguel, Enzo consegue, quase que instantaneamente, roubar a cena. Ele é o típico “príncipe encantado”: perfeito, atencioso, sorridente, galante, educado e, para a surpresa do leitor, não quer ter um relacionamento amoroso.

Miguel já é o típico rico que está em busca de aprovação do pai e por isso segue a carreira, administrando a nova empresa em Roma e sem tempo para a namorada. Ele demonstrou certa arrogância em alguns momentos, o que já era esperado para a personalidade criada para ele.

Eu gosto de triângulos amorosos e, geralmente, torço pelo cara errado. Nesse livro, eu fiquei torcendo para ela escolher a si mesma, parar de calcular tanto cada passo e pensar sem parar em suas escolhas, e conhecer outro alguém deixando os dois para trás. Não sei se eu esperava muito, mas foi tanto clichê sobre clichê (eu amo e escrevo clichês, não me entendam mal!), que após as primeiras cinquenta páginas eu tive a impressão que já sabia tudo o que viria e quase nada me surpreendeu.

A Bianca reage ao Enzo. Reage ao Miguel. E eu quase disse pra ela: reagir é normal, moça. Se alguém sorri, você sorri. A educação pede isso.
Mas, eu não quis me intrometer na vida dela, então esperei pelo ápice, e finalizei a leitura como comecei, sem me envolver como gostaria com os personagens. Infelizmente, já que torço horrores pela nossa literatura.

A história é boa, bem escrita. Um romance que envolve sim. O lugar é lindo e a Paula sabe inserir o cenário com maestria, o que me manteve na leitura, aliás, foi conhecer Roma pelo olhar da narradora. Mas, talvez por eu ser escritora, senti falta das novidades e me irritei com os obstáculos inseridos propositalmente. Ter obstáculo faz parte da trama, mas são mais legais quando bem desenvolvidos e com dificuldade de solução.

Quanto ao livro, não encontrei falhas na revisão. A diagramação é simples e a capa super fofinha, eu amei! Espero que vocês não se apeguem apenas à minha opinião, já que a leitura é algo muito pessoal, e leiam o livro. A viagem para a Itália é magnifica e vocês irão amar e se apaixonar também.





Beijos,



Participe do TOP comentarista.









8 comentários :

  1. Oi Mari!

    Infelizmente, não faz meu tipo. E vc sabe que tbm torço horrores pela literatura nacional, mas corro de livros clichês assim, que não instiga o leitor e que os protagonistas são nos conquistam...

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari!
    Acho que a única coisa que gostei neste livro foi a Itália hahaha
    Esse negócio de a mocinha conhecer um cara que não quer romance já está tão manjado né?!
    Não gosto de clichês, eu sei que alguns são necessários, mas quando a história só tem clichê fica meio cansativa.
    Parabéns pela sinceridade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mari!
    Pra mim são clichês demais, esse triângulo amoroso com o cara que vai ser a escolha óbvia e o outro que está ali só pra completar são muito batidos, e estou fugindo de leituras assim no momento :/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Mari!
    Sua resenha está ótima, muito bem construída, como sempre.
    Mas dessa vez, deixo passar a dica, pois a premissa não me conquistou.
    Obrigada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. 4,4 é uma nota muito alta Mari, concerta isso aí KKKKK
    Pecado isso, mas o livro foi muito morninho pra mim, como você disse, foi clichê e mais clichê, eu comecei o livro e já sabia como ia terminar, só que dessa vez foi uma coisa ruim porque o livro se tornou massante pra mim! As descrições da Itália e tal eu gostei, da mãe dela no final também, o Enzo é um cara que eu tenho certeza que na vida real seria meu crush, mas ficou tudo tão blé que aff, não deu mesmo. Dei 3 estrelas porque a autora escreve muito bem e serviu pra passar o tempo, mas ja ate troquei meu exemplar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou alta pq somou com as notas que eu dei pras outras coisas que não a história AUHAUAHAUAH. Eu vou sortear meu exemplar, logo logo, mas pq ta sem autografo kkk.
      bjs

      Excluir
  6. É, bem clichê mesmo kkkkkk
    Mas gostei,por se passar na Itália, país que amo!
    Fiquei curiosa para saber mais é dos pontos turísticos que a Bianca conhecerá!
    Deu pra perceber que é um romance leve, fofo.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Gostei da historia principalmente por ser passar em Roma, pois sempre quis conhecer, mas não foi uma historia que me chamou atenção, esse triangulo amorosa parece do tipo que acaba irritando o leitor e também em vários livros torci para a mocinha escolher a si mesmo e achar um outro alguém, acho que seria um final bem interessante !!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Ele me deixa muito feliz!