[Resenha] A Coroa





A Coroa
Série A seleção livro 5
Autor Kiera Cass
Editora Seguinte
Nota: 4/5
Onde comprar: Buscapé
Sinopse: Em A Herdeira, o universo de a Seleção entrou numa nova era. Vinte anos se passaram desde que America Singer e o príncipe Maxon se apaixonaram, e a filha do casal é a primeira princesa a passar por sua própria seleção.
Eadlyn não acreditava que encontraria um companheiro entre os trinta e cinco pretendentes do concurso, muito menos o amor verdadeiro. Mas às vezes o coração prega peças… e agora Eadlyn precisa fazer uma escolha muito mais difícil - e importante - do que esperava. 
America Singer e o Príncipe Maxon se apaixonaram, e a filha do casal é a primeira princesa a passar por sua própria seleção. 
Eadlyn não acreditava que encontraria um companheiro entre os trinta e cinco pretendentes do concurso, muito menos o amor verdadeiro. Mas às vezes o coração prega peças… e agora Eadlyn precisa fazer uma escolha muito mais difícil - e importante - do que esperava.

=== Resenha ===



Ah como eu estava ansiosa por esse livro e mais ansiosa ainda pra falar dele com vocês!

Como vemos em A Herdeira, Maxon e América estão ficando velhos e com o infarto que a rainha sofreu no final desse livro, as coisas começaram a ficar tensas no palácio, o que obrigou Eadlyn a assumir responsabilidades maiores como regente da coroa.
Em A Coroa, a saúde da América preocupa tanto seu marido que ele nem consegue pensar em ser rei! Não vou dar spoilers e dizer se ela melhora ou não para não estragar a leitura de vocês. Mas dá uma dorzinha no coração ver nossa América tão debilitada e tão frágil!
A história continua exatamente de onde parou e temos cenas preocupantes e decisões chocantes que vão mudar drasticamente o rumo de Illéa e também a visão da Eadlyn sobre o mundo que a rodeia.
Diferente de em “A Herdeira”, Eadlyn está mais centrada neste último livro. Sua missão é ser a melhor regente que seus pais poderiam esperar e, principalmente, para que eles não precisem se preocupar com mais nada além da saúde e bem-estar deles, pois, o abalo emocional também mexeu muito com o rei.
O problema é que ela não consegue compreender porque o povo não a aceita. Porque é vista como mesquinha e mimada. Porque jogaram comida nela no dia do desfile. Ela não compreende o que os garotos da seleção enxergam nela, menos ainda porque Kile e o Henri se dedicam tanto para que se sinta melhor com todas as novas responsabilidades que assumiu.
Quem não gostava do Kile e queria que ela escolhesse qualquer outro, vai se sentir dividida durante essa leitura. Ele se mostra ainda mais prestativo, disposto e suas ideias para melhorias das casas a serem construídas são realmente sérias, não apenas para se mostrar útil como talvez um futuro príncipe regente.
Henri rouba a cena muitas vezes, pois ele é o mais esforçado de todos os candidatos. Sua dificuldade com a língua falada em Illéa deveria ter sido motivo suficiente para ser eliminado da disputa, mas tem algo nesse rapaz que faz com que a princesa o mantenha entre a Elite. Henri, para confundir ainda mais a nossa cabeça e a da Eadlyn, está fazendo o impossível para aprender a se comunicar com ela, desde aulas de português (ou inglês? Haha), até gestos simples como flores, abraços e um comentário espirituoso em momentos de pura tensão.
Ele, Kile e Eikko (ou Erick) se tornam muito amigos e a proximidade dos rapazes também ajuda no desenvolvimento da trama.
Eu estava torcendo para o Kile ficar com a Eadlyn, mas quando eles se beijaram no volume anterior, meu primeiro pensamento foi: Hm, rápido demais. Ai tem pegadinha!
No entanto, passei os dois livros torcendo por ele e por um personagem que eu tinha certeza não teria destaque ou futuro na história: o Eikko. Vocês podem estranhar falar sobre um personagem que não está entre os candidatos, mas os secundários sempre roubam a cena e eu gostei bastante dele, desde o outro livro.
Eikko é  conhecido no palácio como Erick, pois ele acredita que seria mais fácil para se lembrarem de seu nome se falasse Erick ao invés do correto. A única que conhece seu nome verdadeiro é a princesa e, por ele não estar disputando o coração dela, ela se sente livre para conversar. A amizade deles é bonitinha e em A Coroa percebemos o quanto é importante tê-lo por perto.
Os rapazes a ajudam a se enxergar e amadurecer não apenas como mulher, mas como futura rainha.

Não vou me aprofundar muito mais no resumo, o que disse acima é o que o próprio título já revela, mas se falar mais posso esbarrar em algum spoiler que vocês não gostariam de conhecer antes da leitura.

Confesso que amei a história e a escolha que a Kiera fez para o final. Como sempre, a escrita da Kiera é rápida, sem aprofundar demais nos sentimentos ou sensações dos personagens, então é uma boa escolha para leitores que não gostam de muito mimimi e preferem ir direto ao ponto. A Eadlyn é confusa como toda garota que está assumindo uma responsabilidade maior do que acredita ser capaz, mas essa confusão é necessária para que a trama se desenvolva e consigamos enxergar o amadurecimento dela.
Maxon, América, Aspen, Lady Lucy, Kile e sua irmã definitivamente são meus personagens favoritos, além do tradutor e do cozinheiro Henri.
Novamente senti que a Kiera acelerou o final da história e, como só no finalzinho, descobrimos quem Eadlyn queria realmente escolher, senti falta de um pouco de aprofundamento, mas nada que desabone a história.
Em resumo, foi um bom final para a série. Se bem que o epílogo postado aqui no Burn Book e que é conteúdo exclusivo para uma editora estrangeira, agradou muito mais que o epílogo original. Você pode conferir e nos falar se concorda, clicando aqui.

Até a próxima resenha!


Resenha disponível também no site Burn Book.



Postagem concorre ao TOP Comentarista deste mês



20 comentários :

  1. Eu não estava nem um pouco interessada nesse livro, não gostei da personalidade da personagem, quase nem terminei ''A herdeira'', agora, nesse livro achava que ela iria ficar pior! por isso, mesmo com os cards incríveis, não havia comprado, depois de ver a resenha vejo que errei feio...também fiquei muito preocupada com a saudê da América, ela não merece ficar assim, e uma das únicas coisas que me interessaram nesse livro foi saber como ela fica, também fiquei curiosa para descobrir o escolhido... acho que irei dar uma chance ao livro

    ResponderExcluir
  2. Quando lançaram o primeiro livro da autora eu estava louca para ler a serie mas acabei perdendo o interesse, e mesmo agora essa serie ja não me chama mais a atenção,apesar de eu ter ficado muito curiosa sobre a decisão que ela teve no final. O que eu não posso negar é a beleza que são as capas dessa serie, são lindas.

    ResponderExcluir
  3. Ooi, Mari! Eu tenho lido várias resenhas sobre esse livro, só que nem os anteriores me atraem, imagina o último? Acho as capas maravilhosas, mas essa vaciliu um pouco, pelo menos é o que acho :/
    Parabéns pela resenha e ótimas leituras!
    Beeijos

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu ainda não li A Coroa, estava um pouco sem animação. Mas sua resenha me deixou curiosa, e vou passar para mais perto na pilha de livros.
    bjss

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Esse livro está bombando pelos blogs, fico muito feliz que o encerramento da série tenha sido com chave de ouro para as fãs (se bem que hoje em dia nunca se sabe quando o autor realmente encerrou a série XD)
    Eu realmente não me empolguei com a série então acho muito difícil que eu leia esse livro.
    Beijinhos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Vou acabar lendo essa série rs, só vejo boas resenhas falando sobre essa obra. Acho que vou dar um jeito e ler nas minhas férias que estão chegando.

    ResponderExcluir
  7. Estou louca para ler esse... É o único dela que falta para mim. Para variar, acho que estou torcendo para o carinha errado. Acertei rm A Seleção, mas será que acertarei em A Coroa? Quero tanto que seja ele...

    ResponderExcluir
  8. as vezes eu acho que eu sou a única pessoa q não gosta dessa série
    eu comecei li o primeiro desisti no segundo, acho que duas coisas fizeram eu desistir: expectativas alta demais (muito cinco estrelas, corações e ah meu livro favorito) e a outro é q de tanto ouvir/ler acabei pegando spoiler demais resultado eu ia lendo e adivinhando o que ia acontecer.
    uma das coisas que realmente eu tenho que concordar é: as capas são lindas! dá vontade de ter só por causa disso

    ResponderExcluir
  9. Olá.
    Adorei sua resenha, perfeita! Sempre vejo muitos comentários positivos sobre essa série e as capas estão muito lindas, mas ainda não decidi se vou ler. Acho o enredo interessante, mas não é meu gênero favorito. Talvez em outro momento. Com certa é sucesso, mas vou deixar passar! Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Só li os três primeiros, então meio que me perdi na história. Não vi necessidade da autora continuar a escrever, mas até que parecem ser bons livros. Estão na minha lista, pretendo lê-los logo menos.

    ResponderExcluir
  11. Oii,

    Estou bem ansiosa para ler esse livro e ver o que a autora fez para o final dessa série que amo tanto. E saber se a Eadlyn vai mudar o comportamento dela.

    beijos

    ResponderExcluir
  12. Oiii Mari, tudo bem?
    Infelizmente não tenho muito interesse em realizar a leitura dessa obra/série, por mais que sua resenha esteja muito boa, pularei a dica da vez.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não iniciei a série, mas acho que vai demorar um pouco. Que bom que gostou do desfecho, apesar de algumas ressalvas. Eu não gosto de finais corridos e às vezes penso que eles me perseguem rs
    Gostei da sinceridade, bela resenha.

    ResponderExcluir
  14. Como sem´re, suas resenhas são as melhores. Eu sou louca para ler essa série que dá o que falar, morro de curiosidade com os personagens e para saber o desenvolvimento de cada um dos livros. Eu acho que já tinha falado, mas acho as capas dessa série tão diferentes, não acho que sejam feias mas são estranhas (pelo menos eu vejo assim)

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Eu também gostei do livro e torcia pro Kile! Hashaha Mas também imaginava que o Eikko ia acabar tendo mais importância no final, estava sentindo isso... Concordo que a Kiera acelerou no finalzinho do livro, faltou umas 50 páginas né? Hahahah
    Beijo

    ResponderExcluir
  16. Oi,
    Ahhh esse livro esta na minha lista de desejados, mas ainda não tive oportunidade de comprar. Parabéns pela resenha, ela aguçou ainda mais a minha curiosidade!!
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  17. Pensa em um livro que eu to doida para ler, mas me falta tempo!
    Sou completamente apaixonada pela Kiera e por essa série e estou quase me rasgando aqui kk
    Gostei muito da sua resenha e aiii espero ler em breve.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  18. Olá, mesmo tendo uma queda pela narrativa da autora, achei que ela pecou um pouco nesse desfecho...o livro é bem corrido e o principal é abordado somente nos últimos dois capítulos. Gostei da escolha de Eadlyn, mas estava torcendo para outro garoto.

    Já estou com saudades da série.

    Abraços

    ResponderExcluir
  19. Oiiie
    nossa, eu to louca para ler esse livro, acho que esse fim de semana vou ler A Herdeira e finalmente lerei A coroa, muito legal sua resenha e obrigada por me deixar ainda mais curiosa hahaha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. ESSE LIVRO

    ESSA HISTÓRIA

    EU AMEI DEMAIS. Ainda não superei que acabou!

    quero mais! T______T

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Ele me deixa muito feliz!