[Resenha] Tudo e Todas as Coisas



Tudo e Todas as Coisas
Autor: Nicola Yoon
Editora Novo Conceito
1ª edição
Nota: 5/5
Skoob
Onde comprar: Submarino / Lojas AmericanasAmazon
Sinopse:
 "Minha doença é tão rara quanto famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Qualquer coisa pode desencadear uma série de alergias. Não saio de casa. Nunca saí em toda minha vida. As únicas pessoas que já vi foram minha mãe e minha enfermeira, Carla. Eu estava acostumada com minha vida até o dia que ele chegou. Olho pela minha janela para o caminhão de mudança, e então o vejo. Ele é alto, magro e está vestindo preto da cabeça aos pés. Seus olhos são de um azul como o oceano. Ele me pega olhando-o e me encara. Olho de volta. Descubro que seu nome é Olly. Talvez eu não possa prever o futuro, mas posso prever algumas coisas. Por exemplo, estou certa de que vou me apaixonar por Olly. E é quase certo que será um desastre."

=== Resenha ===

Oi pessoal! Saudades de mim??? u.u rsrsrsrs
Hoje trago para vocês, uma resenha especial, porque este livro é especial. Conto porque:

Quando eu li a sinopse deste livro, pensei que seria mais um na minha longa lista de "livros que são escritos para nos fazer chorar enquanto lemos, depois de lidos e em todas as vezes que nos lembrarmos dele." É, juro que eu pensei. Mas eu estava tão enganada! Este livro é lindo e cheio de lições para uma vida inteira!

"Na verdade, há apenas uma única coisa que eu desejo: uma cura mágica que me permita sair correndo, livre, por aí, como um animal selvagem, mas nunca fiz esse pedido porque sei que é impossível. Seria como desejar que as sereias, os dragões e os unicórnios fossem reais. Em vem disso, peço algo mais provável que uma cura. Algo que provavelmente não vai nos deixar tão tristes.
- A paz mundial - respondo."

A sinopse é um trecho do livro narrado por Madeline Whittier, então, vou esclarecer alguns pontos para vocês: Maddy é uma garota de 18 anos que nunca saiu de casa. Bem, nunca é muito relativo, mas desde que ela se lembra, sempre conheceu o mundo pela internet e claro, por seus livros. Sua casa é construída para dar a ela ar saudável. Tbm possui uma parte em que há flores e árvores de plástico, dando a impressão de que ela está Do Lado de Fora. Maddy tem uma doença rara, conhecida como "a criança na bolha". Qualquer coisa pode matá-la: desde tocar em alguém que não foi desinfectado, até respirar o ar fora de sua casa.

Maddy vive com sua mãe e sua enfermeira Carla. Sua mãe faz de tudo por ela, lhe dá tudo o que ela quer. Depois de perder seu marido e seu filho mais velho em um acidente, ela quer proteger Maddy de tudo e de qualquer coisa. Maddy estava acostumada a sua vidinha sem graça: aulas online, noites de filmes com sua mãe, jantares especiais de sexta-feira... até que Olly muda-se para a casa ao lado.

"... Mas agora, na vida real, parece que nós dois temos balõezinhos vazios em cima de nossas cabeças. Na verdade, o meu não está nada vazio, mas realmente não posso dizer ao Olly o quanto os olhos dele são bonitos. Eles têm a cor do Oceano Atlântico, exatamente como ele disse. É estranho porque é claro que eu já sabia disso. Mas a diferença entre saber e ver pessoalmente é a diferença entre sonhar que se está voando e voar de verdade."

Olly é um garoto energético. Não pára um só minuto. Praticante de Parkour, ele sobe em qualquer lugar, pula, dá cambalhotas no ar, fica de ponta cabeça, etc... Isso relacionado ao fato de que o garoto é muito bonito, chamam a atenção de Maddy, e de sua janela no seu quarto, ela começa a espionar o garoto todos os dias.

Depois da tentativa falha de Olly e sua irmã tentarem conhecer Maddy, eles conseguem se comunicar pela internet. Mas conhecê-lo cara a cara está fora de questão. Maddy sabe que isso será um erro. Mas a vida é para ser vivida certo?

"Pela primeira vez em muito tempo, desejo mais do que aquilo que tenho."

Este é o primeiro livro escrito pela autora, e gente! Quando a pessoa nasce com esse dom, até a lista de supermercado vira algo incrível de se ler. Nicola Yoon consegue conquistar o leitor de um jeito simples e com poucas palavras. A escrita é gostosa e deixa o leitor ávido por saber o que vai acontecer. Esperamos um final feliz, queremos acreditar que a vida não pode ser tão má assim com uma pessoa. Aprendemos a dar valor no que temos e desejamos, acima de tudo, passar um pouco da nossa saúde para a protagonista. 

Maddy é uma personagem memorável. Ela sabe que sua doença pode matá-la a qualquer minuto, mesmo assim, não se faz de coitadinha. Ela vivia feliz até ter a chance de conhecer o mundo pelos olhos de Olly. Se apaixonar foi só uma questão de tempo. O amor realmente pode matar? Bem, vocês terão que ler para descobrir.

A narrativa é em primeira pessoa, pelo ponto de vista de Maddy, adorei isso, me senti ligada a personagem e me diverti muito com sua sagacidade e vontade de viver. Maddy é inteligente e tem um grande amor por seus livros, o que me deixou mais ligada a ela ainda. Olly, apesar de seu jeito estranho, é um garoto lindo por dentro. Ele possui problemas com sua família e isso não deixa somente o drama em volta de Maddy. Nos sentimos apegados aos dois, desejamos, página após página, que eles se libertem do que os prende.

"O que eu veria no espelho se fosse uma garota normal? Será que eu acharia que sou muito gorda ou muito magra? Será que eu não gostaria dos meus quadris, da minha cintura, do meu rosto? Será que eu teria problemas de imagem corporal? No momento, meu único problema é que eu trocaria com a maior felicidade este corpo por um que funcionasse direito."

O livro físico é divino! Além dessa capa maravilhosa, encontramos ilustrações de Maddy e capítulos curtos e com títulos. Gostei demais da diagramação, simples e cheia de significados; com bom espaçamento, letras em tamanho confortável para a leitura e folhas amarelas. O final é imprevisível. Como disse no começo da resenha, pensei que iria chorar horrores, mas me peguei sorrindo e me divertindo durante quase o livro todo.

Enfim, se vocês querem conferir uma história linda, narrada por uma garota nada convencional, indico Tudo e Todas as Coisas. Tenho certeza que vocês vão gostar e, depois de ler, ficarão pensativos, tentando ver em casa minúscula coisa, um sentido diferente do usual. Conheçam Maddy e conheçam a si mesmos!

"Eu era feliz antes de conhecê-lo.Mas agora estou viva e isso não é a mesma coisa."




12 comentários :

  1. Existem autores que tem um dom maravilhoso de escrita e precisam se dedicar 1.001% para isso.
    Tô louca para ler esse livro, acho a história dele linda, tenho uma pequena "degustação" dele em casa e ele me fez querer lê-lo ainda mais só com algumas poucas páginas, espero me surpreender.

    ResponderExcluir
  2. Oie Ana Paula, tudo bom??
    Eu vi esse livro, achei a capa linda, e esse marcador então!! Lindo!
    Eu não peguei para ler ainda, porque não estava na vibe para um sicklit, e porque os livros da NC estavam me decepcionando um pouco. Mas depois de ler várias resenhas, eu estou considerando esse livro para minha lista infinita! Sempre é bom um livro que mexe com vocÊ!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana Paula, tudo bem?
    Eu tenho lido resenhas super positivas sobre esse livro e acredito que seja uma leitura fantástica. Eu não sabia que era o primeiro livro da autora e o sucesso dele está aí para mostrar que ela tem talento. Eu imagino como deve ser difícil levar uma vida como a de Maddy, viver confinada dentro de casa e conhecer o mundo somente pela internet. O livro deve ser surpreendente e já faz parte da minha lista de leitura, espero me emocionar tanto quanto voce se emocionou ao longo da leitura e extrair grandes lições.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ana,

    Eu me interessei pelo livro logo no início da sua resenha. Imagina uma adolescente que conhece o mundo apenas pelo conforto da sua casa? Mas, se formos pensar bem estes são nossos filhos, respeitadas as devidas proporções. Levamos para escola, para festas e para outros lugares. Eles fazem poucas coisas sozinhos. Colocado na lista de desejados. Lerei em breve e depois ti conto o que achei.

    Beijos
    jusemfrescura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oie, que bom ver que você gostou desse livro e que ele nos deixa com várias lições. Estou curiosa para lê-lo pe para conhecer mais sobre a vida de Maddie. Acho que ficou bacana essa narração em primeira pessoa para conhecermos os pensamentos mais íntimos da personagem, e se ela tem amor pelos livros já gosto dela, ehehe. Espero poder ler logo.

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Não é a primeira resenha que leio positiva desse livro e estou bem ANSIOSA para ler, porque todo mundo fica dizendo que a escrita da autora é incrível e eu só fico com inveja aqui (rsrsrs) porque ainda não li.
    Que bom que o livro passa mensagens e reflexões tão importantes, adoro quando isso acontece. Acho essa capa linda e espero ler assim que possível.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  7. Oiee Ana ^^
    Eu estou doida para ler esse livro! Ele parece ser tão diferente dos outros livros que eu li deste gênero que eu mal vejo a hora de conhecê-lo, e as resenhas positivas não ajudam muito...haha' só ficam aumentando minha ansiedade *-* O livro parece ser marcante, assim como os personagens. Estou doida para conhecê-los ♥
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Fiquei muito curiosa para ler este livro. Tantoooo. Que comprei e o meu já está aqui na fila e pretendo ler em breve. Adorei a resenha, pois só me deixou com mais vontade ler logo. espero me apaixonar pela escrita da autora também.

    beijos
    http://chalecult.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ana Paula, já ouvi falar tanto desse livro que morro de medo de esperar demais dele e me arrepender.
    Acho a premissa da história linda e emocionante e também pensei que ele seria pra chorar muito, que bom que você mostrou outro lado dele.
    A curiosidade ficou maior e quero saber se o amor é mesmo capaz de matar.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  10. Oi Ana!

    Juro que esse livro foi o único motivo para eu ter ficado triste por ter perdido a parceria com a Novo Conceito. Todo mundo fala bem horrores da Nicola, justamente por ser o primeiro livro dela. E gente, não me imagino no lugar da Maddy, imagina que horror não poder sair de casa? E é claro que já dá pra imaginar que ela se apaixona... Nossa, deve ser bem triste. Quero muito ler!

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  11. Oie
    eu to louca para ler o livro e sua resenha só me deioxu mais curiosa, vou tentar comprar para ler em breve, amei esse enredo e essa capa

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie, Ana!
    Estou aqui tentando imaginar um final que não vá me destruir, mas dá um certo medo e mesmo assim uma ansiedade.
    Eu fiquei bem curiosa para saber o que vai acontecer com o Olly e com a Mandy. Vou por na minha lista de leitura.
    Bjus
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Ele me deixa muito feliz!