[Resenha] Métrica

 
 
 
 
 
(imagem Blog Mensagens com Amor)
 
 
Métrica
Série Slammed – 1
Autor: Colleen Hoover
Editora Galera Record
Ano 2013
Gênero: romance
Skoob: Métrica
Nota: 5/5
Sinopse:
O romance de estreia de Colleen Hoover, autora que viria a figurar na lista de best sellers do New York Times, apresenta uma família devastada por uma morte repentina.
Após a perda inesperada do pai, Layken, de 18 anos, é obrigada a ser o suporte tanto da mãe quanto do irmão mais novo. Por fora, ela parece resiliente e tenaz; por dentro, entretanto, está perdendo as esperanças. Um rapaz transforma tudo isso: o vizinho de 21 anos, que se identifica com a realidade de Layken e parece entendê-la como ninguém. A atração entre os dois é inevitável, mas talvez o destino não esteja pronto para aceitar esse amor.
 
 
=== Resenha ===

 
 
Olá pessoal!
 
Como está sendo a semana de vocês? Espero que boa!
Faz cinco dias que eu tenho 36 anos e me sinto igual, mas estar tão próxima assim dos 40 anos nos faz começar a rever algumas coisas e a leitura de Métrica me ajudou a pensar bastante na vida esses dias, principalmente porque não tenho um planejamento futuro para nada: morte, perda, necessidades. Nada. Assim como nossos protagonistas também não tinham.
 
Métrica nos apresenta Layken Cohen, uma garota de dezoito anos que perdeu o pai recentemente. Devido a problemas resultantes dessa morte inesperada, Julia, a mãe de Lake (como os pais a chamam), decide deixar o Texas e retornar para a cidadezinha de sua infância, no Michigan. A cidade não tem nada do calor com que Lake está acostumada e ela percebe isso logo na primeira manhã, pois assim que coloca o corpo para fora da casa nova, nota a neve branquinha e espessa e mais gelada do que esperava.
Lake é uma garota teimosa, exigente e inconsequente em alguns momentos. Ela é, de certa forma, bastante egoísta também, pois pensa muito em si mesma, se esquecendo que o mundo não gira em torno dela. Se mudar é o fim do mundo para ela e quando descobre os reais motivos, que nada tem a ver com a morte de seu pai e a falta de dinheiro como acreditava, ela se fecha. O motivo deveria ser suficiente para fazê-la se abrir e se aproximar ainda mais de sua mãe e do vizinho Will, mas como eu disse, ela é egoísta, e leva alguns capítulos para perceber a seriedade do que está acontecendo.
O vizinho, Will Cooper, é quem a ajuda a enxergar a vida com mais maturidade. Will é um cara bem legal. Mora na casa em frente a da Lake e tem um irmão de nove anos, chamado Coulder. Ele e Kell, irmão mais novo da Lake, logo se tornam melhores amigos, o que faz com que os mais velhos comecem a conviver também.
É nítido o interesse que Lake e Wil sentem um pelo outro desde o primeiro instante e, como era de se esperar para um romance que se inicia logo nas primeiras páginas, obstáculos enormes são colocados diante do casal, estes que os obriga a ficar separados.
O Will, mesmo sendo mais velho, responsável, professor, demonstra certa imaturidade também e isso não foi ruim. Qualquer pessoa que passou pelas mesmas perdas e se viu obrigado a amadurecer em minutos, teria algum resquício de adolescência dentro de si. Ele não tem apoio de ninguém, mas apenas a si mesmo como parâmetro. Ele é a referência de adulto para seu irmão e seus avós moram em outra cidade, o que não facilita para que ele possa ser apenas um jovem professor em inicio de carreira.
O Sr. Cooper (amo esse costume americano de chamar as pessoas pelo sobrenome!) ama slam, que é uma forma de poesia livre, apresentada todas as quintas-feiras em um clube em Detroit. Slam – essa poesia falada e interpretada – é quem deu o título a esta série e vocês irão amar saber mais durante a leitura.
Um dos quotes que mais me inspirou é o abaixo, retirado de uma das poesias da Lake:
 
"A maior lição é: enfatizar a vida!"
 
O livro é intenso devido o tema abordado pela escritora: a morte. Apendemos muito com os personagens, principalmente a nos preparar para o inevitável. Não conhecemos o dia de amanhã, não sabemos o que a vida pode nos tirar a qualquer instante ou nos dar. É importante, mais do que importante, valorizar o que temos, quem temos e o que construímos. Esse livro me fez pensar muito e rever a minha maneira de encarar a vida e acredito que fará o mesmo por todos os que se aventurarem nessa leitura.
Já estou no terceiro livro e amando de paixão!
Minha única ressalva, talvez porque eu tenha conhecido a escrita da Colleen primeiro em O lado feio do amor, foi que ela não descreveu as cenas mais picantes e é uma das mais esperadas durante a leitura, espero que em Pausa isso mude haha.
 
Espero que tenham gostado!
 
Beijão,
 
Post concorrente ao TOP Comentarista do mês:

 


 

20 comentários :

  1. Te falar que, há um bom tempo atrás, eu tentei dar uma chance aos romances e a Colleen foi uma das minhas primeiras opções. Comprei um livro dela e o li (nem lembro mais qual foi o título, pois o troquei por outro livro logo em seguida), mas realmente acho que não nasci para esse tipo de literatura :(
    Mas talvez a minha mãe gostaria de ler esse livro, hahaha

    Abraço,
    Mago e Vidro

    ResponderExcluir
  2. O Meu livro preferido da CoHo é Maybe Someday, foi o primeiro livro dela que li e amei logo de cara. Dessa trilogia, o que eu mais gosto é Pausa, apesar de varias pessoas falarem que Pausa e Essa Garota é só encheção de linguiça :/ vai entender essas pessoas?! Mas eu amo todos os livros dela, sempre tem alguma coisa que te toca, ela realmente nasceu pra escrever!

    ResponderExcluir
  3. Oiieee Mari,tudo bem?!!

    Então,a primeira coisa que me chama a atenção na sua resenha é que você cita a falta de cenas quentes no livro...ai ai,isso É tipo no mínimo FRUSTANTEEE,ainda mais eu que me acostumei a livros mais quentes,ou que pelo menos as benditas cenas sejam um pouco descritivas,escolhi esse livro para estrear na leitura da tão falada autora e pensaaaa,foi um balde de água fria quando não aconteceu nada kkkkk
    Confesso que depois disso tinha pensado em abandonar a autora,pois gosto de livros com pelo menos uma ou duas cenas hots,massssss pensei que pelos protagonistas serem jovens,pelo menos a mocinha, isso é até justificável...Mas quero ler "O Amor Feio",não quero ler outro livro com protagonistas jovens dela.

    Apesar das minhas lamentações rs eu achei boa a escrita dela,mas nada até agora que me fizesse entender a adoração em cima da autora,mas creio que ainda nÃo li o livro certo dela,só isso. Espero :o

    Ah,claro já ia me esquecendo a parte triste do livro,a tal de morte mesmo. Vi que você não especificou bem isso,o que foi bom pois meio que é um spoiler,então vou tentar dizer também o que eu achei sem dar spoiler: eu chorei nessa parte,e achei lindo o quanto a autora soube lidar com isso,bem como você disse da preparação...enfim,acho que não vou saber falar igual você sem dar spoiler,mas posso dizer que é a primeira vez que vi uma morte tão doce,tão cheia de lição de vida <3

    ótima resenha flor,bjinhoss :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc não leu o livro certo, com certeza. Leia O lado feio do amor! Leia pra ontem!! Você vai ver a diferença, é gritante. Ambos tem lição, ensinamentos, coisas que levaremos para o resto da vida, mas O lado feio do amor é bem mais adulto e intenso.
      Métrica é um livro para se aprender, para crescer, amadurecer. E acho que a escritora ainda não conhecia seu lado mais ousado quando escreveu. Eu quando descobri o meu, não consegui mais deixar de escrever cenas picantes KKKK.
      Obrigada pelo comentário!
      Beijão, Mari

      Excluir
  4. Oi Mari.
    Estou com esse livro aqui para ler, mas dei prioridade ao lado feio do amor.
    Lendo sua resenha eu fiquei curiosa em saber o que levou a mãe de Lake a se mudar e a deixou irritada, pelo menos ela vai encontrar o amor no vizinho, o jovem professor que foi obrigado pela vida a amadurecer para cuidar de seu irmão.
    Amei a resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá, Mari.
    Eu já li um livro da autora e gostei bastante da escrita dela. E apesar do livro ser mais leve, a autora abordou assuntos fortes. Essa trilogia eu não li ainda, nem O lado feio do amor que você comparou, e espero ler ele assim que ganhar aqui no top hehe. A morte é um assunto que não queremos pensar, mas que pode acontecer a qualquer momento com qualquer um.

    ResponderExcluir
  6. Amo Collen Hoover ela sempre faz nos refletir em seus livros sua obras são impressionantes e sempre tem um tema profundo , Já ouvi falar sobre métrica mais é a primeira vez que eu ví a resenha sobre, e gostei dos personagem abordados na resenha Lake e Will o egoismo de Lake e sua perda e a maturidade do Will e que quer ajuda-la...gostei mesmo

    ResponderExcluir
  7. Oi, ainda não conhecia o livro, mas achei ele bem interessante. É raro livros abordarem assuntos como a morte. Que bom que gostou da obra, vou anotar a dica aqui, assim que puder vou lê-lo.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!!

    Primeira resenha dele que leio e curti a premissa, apesar de não gostar muito de discutir o assunto morte. Não o leria agora, mas acho uma leitura válida para sair da zona de conforto. Parabéns pela leitura.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá.
    Nunca li nada da autora, os livros dela não são muito meu estilo, mas acho muito interessante essa discução sobre o futuro e a perda. Eu mesma não consigo pensar muito nessas coisa, mas é algo que realmente preciso fazer.
    Beijos.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Só li um conto da Colleen mas vejo as pessoas falarem tão bem da sua escrita que estou doida para poder ler um livro dela e ouvi muitos comentários positivos sobre essa serie, gostei da historia e dos temas que a autora aborda e parece ser uma leitura bem emocionante e espero ver um crescimentos da Lake ao longo da serie !!

    ResponderExcluir
  11. Amei a resenha, ha danadinha kkkkkkk.
    Ta ai algo que eu tenho muito medo, a morte.
    Não a minha, logico.
    A dos meus pais, eu sinceramente não quero enterrar ninguém que amo, sei que a morte é uma contingência da vida, porem eu me recuso a aceitar perder alguém.
    Eu quero muito ler esse livro, você conseguiu despertar muito a minha curiosidade a respeito dele.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns atrasadérrimo (lol), eu gostei da temática desse livro, nos leva a refletir, a capa é simples mas chama atenção, gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  13. Oi,

    Nossa!!! Amei sua resenha....(e a novidade, cadê? eu amo todas...) eu imaginava que esse livro era hot puro...não me pergunte de onde eu tirei isso...mas pelo jeito me enganei fio né??? ah, mais um para essa fila interminável de leitura que me acompanha...

    Agora, vem cá...36 anos? menina, és uma criança! Na flor da idade! Então não deprime ok??? hehe...senão eu vou começar a chorar agora, já que vou fazer 42! Ai isso assusta!!! hehe

    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Não havia lido esse livro antes, mas já ouvi falar muito bem da escrita da Colleen Hoover. Admito que lendo a resenha, vi que mencionou sobre o egoismo da protagonista e isso me desanimou um pouco, sempre gostei de personagens maduras, fortes que lutam pelo que querem e pelos outros. Mas entendo a autora, pois é uma adolescente né, não são todas que já nascem com espírito maduro e com personalidade de heroína haha. Gostei também que a autora leva muito para o tema morte, realmente é um assunto delicado e nem imagino como deve ser, pois graças aos céus nunca perdi ninguém, mas isso faz mudar a vida das pessoas que passam por isso, de certa forma, obrigando-as a amadurecer mais cedo. Por fim, sem cenas picantes? :CCCC menos um ponto né haha, brincadeira. Muito boa sua resenha, bem objetiva e clara, sem spoilers e nos deu vontade saber mais!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Já ouvi falar dessa série de livros, mas nunca me interessei por lê-la. Sua resenha me deixou curiosa, mas mesmo assim não entrou na minha lista de livros pra ler urgentemente. Talvez um dia eu tenha uma oportunidade de conhecer bem a história.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  16. Oi Mari, tudo bem?
    Será considerado uma vergonha eu não ter lido nenhum livro da autora? Assim eu comprei Um caso perdido e Sem esperança, mas ainda não li até hoje. Se eu ouvisse o nome Layken Cohen nunca que ia passar pela minha cabeça que é uma moça, as autoras colocam cada nome diferente. Essa trilogia parece ser triste mesmo tendo o romance, não sei se estaria preparada. Ou estou louca? Adoro livros que nos trazem lições de vida. Acho que não tem tantas cenas mais sexuais pois eu acho essa trilogia mais voltada para adolescentes.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oi,Mari, boa noite!
    the u já assisti algumas vídeos resenhas de Métrica, mas essa foi a primeira escrita.
    E já quero deixar meu sincero Parabéns, sim, pois a maneira que apresentou sua reflexão ficou muito boa.
    Beijos,
    JU

    ResponderExcluir
  18. Olá! Gostei bastante da sua resenha. Gosto de livros que nos façam refletir, que até possamos tirar algo para nossas vidas. Esse livro, pelo que aparenta, nos permite esse tipo de experiência. Nunca li nada da autora, mas sempre vejo resenhas positivas sobre ela. quem sabe posso começar com esse livro, beijos!


    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Eu ainda não pode ler esse livro, apesar de já tê-lo a muito tempo. A história parece ser bem intensa e com um tema bem pesado. Adorei a sua opinião sobre o livro e espero poder ler em breve.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Ele me deixa muito feliz!