[Resenha] Não pare!






Não Pare!
Autor: FML Pepper
Gênero: romance sobrenatural – fantasia urbana
Nota: 4/5
Skoob: Não pare!
Onde comprar: Saraiva (R$ 15,40)
Sinopse:
Nina Scott não suportava mais a vida nômade e solitária que sua mãe, Stela, a obrigava a ter. Mudar de cidade ou de país a cada piscar de olhos, conviver com tantas perguntas que a consumiam, assombrada por mistérios de um passado guardado a sete chaves. Agora, aos 16 anos, a garota das estranhas pupilas verticais exigia respostas. 
E, para sua péssima sorte, elas já estavam a caminho! 
Quando Stela decide ficar em Nova York, Nina acredita que seu sonho de ter uma vida normal vai se tornar realidade. Finalmente terminará o ano letivo em um mesmo colégio, poderá fazer amigos sem ter que abandoná-los em seguida, viver um grande amor, amadurecer, criar raízes...  Enfim, curtir a juventude.
Mas o “normal” está muito longe da vida de Nina!
Perdida no olho de um furacão de mortes e inexplicáveis acidentes, tendo que esconder os terríveis fatos da mãe paranoica, Nina começa a desconfiar da própria sanidade mental, de tudo e de todos. O que explicaria os paralisantes calafrios, a perda de visão e de memória que experimentava sempre que alguém morria ao seu redor? O que ela teria a ver com os bizarros e sobrenaturais acontecimentos? Estariam eles interligados?
Seria a Morte sua companheira para toda a vida?
É chegada a hora da verdade.

=== Resenha ===


“Para começar a viver é preciso se entregar à Morte!"



Conheci “Não pare!” quando a editora Valentina começou a divulgar o lançamento do livro, por consequência, descobri a Pepper. Tive a alegria de trazê-la para a Semana do Livro Nacional deste ano e revê-la na Bienal, e por descobrir a pessoa maravilhosa que ela é, criei expectativas gigantescas por essa história.
Tá, tá, vamos ao momento confessionário: descobrir – na Bienal – que as Mortes eram tão lindas, deixou a curiosidade nas alturas HAHA!
Falando sério, de novo, saber que a protagonista dava de cara com a Morte é que me deixou louca para conhecer a trama.
Vamos conhecer minha opinião sobre a história?





Nina Scott (quase minha parente!!) é uma garota de dezesseis anos, que não tem amigos, um lar, nem mesmo um país para chamar de seu. Por algum motivo desconhecido a ela, sua mãe tem horror por qualquer mínimo acidente corriqueiro que Nina possa enfrentar, mesmo um simples escorregão quando o piso está molhado. Um tropeço pode ser um estopim para fazer sua mãe empacotar tudo e mudarem de cidade, até país.
É quando retornam para Nova York que Nina começa a pressionar a mãe na tentativa de descobrir o motivo de tanto pavor e de parecer estarem fugindo de algo.
Ela não sabe nada sobre seu pai e é assunto proibido dentro de sua casa.
Na nova escola, Nina tenta passar desapercebida como faz em todas as outras, mas não tem muito sucesso, pois logo faz amizade com uma garota que a chama de esquisitona e começa a ser paquerada por nada menos que três dos novos alunos novos.
Kevin é lindo! Simples assim. E aparentemente só tem olhos para ela.
– Um parênteses aqui sobre olhos!! A Nina usa lente especial para esconder seus olhos estranhos, eles têm forma de olho de lagarto, igual a capa do livro! Fim dos parênteses! –
O cara se arruma bem, é educado, parece estar sempre nos locais quando ela precisa ser salva de algum acidente – o que nos deixa com a sensação que ele sabe de algo – e a beija. Assim, do nada.
John – RUIVO, AMO RUIVOS – é o que menos interage e está quase sempre de cara amarrada para todos os outros alunos do colégio. Mas Nina percebe que ele a olha.
Um dia, quando ela está tentando comprar bala de café, um garoto com jeito de gótico, mau encarado e folgado, passa na sua frente e compra o último saco de balas que tinha na loja. A Nina, como toda adolescente maluca, sai atrás dele e eles trocam muitos insultos por causa das balas.
E para piorar o seu dia, ela chega atrasada na aula. Eu disse piorar? Não. O que piorou mesmo o seu dia, foi descobrir que a droga do aluno novo é o gótico mau encarado que roubou suas balas e ouvir ele as mastigando depois de a expõr como se fosse a garota mais burra do mundo!
Richard é arrogante e, desculpem os personagens bonzinhos, carinhosos e blábláblá, mas eu amo personagens ogros. Logo de cara já fiquei interessada em saber mais dele e não foi muito diferente com todas as garotas da escola da Nina. Ele não é só arrogante, mas passa a sensação de perigo, mesmo a metros de distância.
Kevin e ele parecem ter um assunto mal resolvido e estão sempre se estranhando, até trocarem socos na escola. As amigas de Nina desconfiam que brigaram por ela, mas ela se nega a achar o Richard interessante, ela se foca na beleza e na educação do Kevin.

Não confundam, não é um triangulo amoroso. Sempre que aparece mais de um personagem masculino os leitores costumam pensar em triângulos. Não é! Leiam e irão entender o papel de cada um nessa trama. E se desesperar também.

Como contei no início do resumo, a Nina, vive se esborrachando no chão, passando por situações bizarras de perigo. Em Nova York até um andaime quase caiu em cima dela, mas foi salva por um rapaz com incríveis olhos azuis. Marquem os olhos. Ah esses olhos! (parei de babar)
Após alguns dias na escola, a Nina começa a perceber que ela não quer mais fugir. Que viver correndo atrás da mãe, em cidades malucas, aprendendo novas línguas e nunca criando raízes, não é a vida que ela quer. Então, ela resolve conseguir um emprego e informar que nunca mais sairá de Nova York. Mas para a sua surpresa, sua mãe mudou de ideia, doou as malas e decidiu que nunca mais irão se mudar.
Eu tive a impressão que a decisão não foi da mãe dela, que alguma coisa sobrenatural influenciou, mas não ficou claro no primeiro livro.
Essa mudança súbita na situação, deixa Nina animada, muito animada! Seu aniversário de 17 anos está chegando e foi um dos melhores presentes que recebeu da mãe.
O problema é que as estranhezas em sua vida só estão aumentando. Os acidentes estão cada vez mais perigosos e acontecendo em intervalos mais curtos. Ela tem a sensação que perde o controle sobre o seu corpo quando esses acidentes estão para acontecer. Ela fica tonta, sem ar, com sensação de desmaio e, por sorte, Kevin ou algum anjo protetor, sempre aparece para salvá-la.
Nina só começa a dar atenção a esses acidentes, tarde demais, quando não tem mais como aceitar uma nova fuga e sumir de Nova York com sua mãe. Quando a Morte, literalmente, se mostra e declara com todas as letras o motivo de a estar perseguindo: ceifar sua vida.
Eu disse a Morte? Não. Desculpem: as Mortes!

Prometo que queria dar mais detalhes, li algumas resenhas que deram mais detalhes, mas eu acredito que o mais legal em uma leitura, é descobrirmos as coisas enquanto lemos. E por mais que já saibam que as Mortes lindas, robustas, calientes, estão nesse livro, como elas agem e porque possuem tanto interesse na Nina, é algo que vocês precisam ler para se envolver.

Conheço outras histórias nacionais que possuem ceifadores como protagonistas, e todas são tão originais em suas tramas quanto esta. No entanto, o mundo sobrenatural que a Pepper criou aqui foi o que mais me conquistou. Cada um dos 4 planos, a forma como as Mortes pensam e agem, a falta de sensações e sentimentos que ela impôs a estes seres e como eles reagem quando sentem, foi incrível e me conquistou demais. Sim, deixei algumas informaçõezinhas nesse paragrafo para vocês, sobre as Mortes, deleitem-se!

Eu intercalei a leitura entre o e-book (ganhei da Nestle!!) e o livro físico (autografado, babem!), e não senti diferença, apesar de algumas pessoas falarem que há diferença.

A escrita da Pepper é fácil, sem manobras linguísticas chatas e entediantes. E a história flui bem, intensa em quase toda a leitura. A ação está presente em quase todo o tempo, o que não nos deixa desgrudar da história. O romance também está na medida certa e o mistério que ronda as Mortes e suas verdadeiras intenções é que prende para valer o leitor.
A diagramação do livro está linda demais!! E não encontrei falhas na revisão.
Estou louca para começar o livro 2, porque o primeiro termina de um jeito que não dá para saber se... cara... dá vontade de matar uma das Mortes! E a Pepper por ser tão malvada! A minha sorte é que já tenho o segundo livro (também autografado) e que o três sairá no ano que vem! E tipo, ano que vem é amanhã!!, já dá para fazer contagem regressiva!

Quer um livro diferente, uma trama única e personagens intrigantes? Leia Não pare! e venha compartilhar sua experiência comigo.

Essa postagem concorre para o TOP comentarista deste mês, aproveite a chance de ter seu ET em casa.

Beijos,







35 comentários :

  1. Amei a resenha. Eu SUPER quero esse livro!
    Amo livros com personagens intrigantes!

    Vou comprar caixa de bombom só para ganhar o livro XD

    Beijos

    ---
    http://surtandocompalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compra HAHAH. Leia e goste por favor!! Beijocas, feliz ano novo Gisele!

      Excluir
  2. Ouço todo mundo falando muito bem desse livro e vejo bastante gente com ele em mãos, mas não tinha parado para pesquisar sobre o que se tratava a história. Fiquei extremamente intrigada após ler a resenha, ainda mais com essas mortes atrás dela. Passei no stande da Editora Valentina na Bienal e não acredito que deixei a chance de comprar o livro passar. Vou reparar meu erro e correr atrás de comprar um exemplar desse livro pra mim. #Ansiosa

    ResponderExcluir
  3. MOMENTO REVOLTS
    Consegui comprar esse livro autografado numa livraria daqui de Campinas. Tinha tanta gente falando e amando o livro que não pensei duas vezes para passa-lo na frente de todas as minhas leituras.
    Foi a maior burrada da minha vida.
    Não consigo escrever de forma educada e sem ofender ngm o quanto odiei o livro. Sério!
    Nem as mortes na Bienal me fizeram gostar dele! Morte bipolar! Decida-se amigo (quem leu entende)
    Enfim... devo ser do planeta de OBSIDIANA!
    Desculpa qualquer coisa
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas Tays do céu, ele ser bipolar faz tooooodo o sentido! Menina, dá mais uma chance e continue lendo comigo! Haha.

      Excluir
    2. kkkkkkk... A Lari ficou tão brava comigo!
      Mas não foi mesmo! Desculpa

      Excluir
    3. A Lari veio falar do livro comigo também HAHA, mas sério menina, to surpresa que vc não curtiu tanto. kkkkkk

      Excluir
  4. Oi Mari!

    Tbm adorei a leitura deste livro e quero ver se agira em 2016, finalmente leio o terceiro livro!
    Parabéns pela resenha, tomara que na Bienal deste ano, a editora traga essas mortes pra eu conhecer viu! kkkk

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos torcendo pra ter Mortes na bienal desse ano! E se tudo der certo, Milosh também haha

      Excluir
  5. Essa capa e o título sempre me chamaram muito a atenção, mas nunca tinha parado pra ver direitinho como ele é. Achei bem intrigante e interessante, esse livro é um sucesso e fiquei com vontade de lê-lo também para conhecer mais desse mundo louco da Nina. Achei o preço ótimo na Saraiva onde você indicou, mas comprei tantos livros recentemente... Que dorzinha do coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale Amanda, me empolguei em 2015 também! Mas 2016 vem aí e você compra haha

      Excluir
  6. Li Não Pare! em março. Fiquei tão empolgada com a história, que comprei logo os outros dois e-books Não Olhe! e Não Fuja!
    Devorei os três livros e quando a história acabou fiquei em crise de abstinência. Queria mais, pois além da história ser muito bem escrita, Pepper conseguiu criar uma trama inovadora e cativante.
    Parabéns pela resenha, Mari. Deu até vontade de ler o livro de novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom quando instigamos alguém a ler um livro através da resenha, mais ainda quando a pessoa deseja reler. Obrigada <3

      Excluir
  7. Olá, Mari.
    Eu conheci esse livro quando a assessoria da autora entrou em contato com o blog para uma parceria com a autora. Eu li em e book e adorei a história. Na época tinha os dois primeiros lançados também e o terceiro estava para sair. E agora que saiu edições físicas eu quero ter os meus na estante. Ainda mais com essas capas lindas de morrer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho as duas versões também, acho que blogueiro é tudo doidinho mesmo *-*

      Excluir
  8. Aah eu fiquei louca por esse livro e comprei o meu na bienal ~e quase não sai mais de lá por causa da mortes...gente fiquei um pouquinho apaixonada por eles kkk

    Então adorei o livro foi um dos melhores livros que li esse ano esta como um dos meus desejados, ele é o tipo de leitura que gosto e quero muito ler o segundo o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As Mortes foram sucesso total ne? HAHA. Vou começar o segundo esse mês ainda, que tal lermos juntas? :P

      Excluir
  9. Mari, tenho este livro a bastante tempo, mas acredita que ainda não tinha ficado animada a ponto de lê-lo? Bom, até agora, né? Porque depois desta resenha é impossível não quer viajar neste livro recheado de aventuras, romance e personagens intrigantes e inesquecíveis.
    2016 que aguarde, porque Não Pare! já está na lista de leituras.
    Bjs e feliz ano novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em deixar vc com vontade de ler *-* depois vem me contar o que achou.
      Beijocas, feliz ano novo!

      Excluir
  10. que lindaaa resenhaaa...adoro a pepper ...não pare,nao olhe e não fuja esta na minha lista de leituras...e que chegue 2016 haha ;)
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já chegou, deixo você ler agora HAHA.
      Tb adoro a Pepper, é uma das escritoras mais fofas que conheci no ano passado <3
      Beijo, Mari Scotti

      Excluir
  11. Oi!
    Vi esse livro e fiquei muito curiosa para ler mas não sabia que o tema da historia era a morte, o que achei muito legal pois ainda não li nada ligado a esse tema e achei a historia muito misteriosa parece que tudo é suspeito o que só me deixou mais curiosa quero, muito ler !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem te conto viu? Ainda sinto que escolhi a Morte errada AUHAUH. Boa leitura!

      Excluir
  12. Olá!
    Adorei sua resenha. Tenho muita vontade de ler esse livro - e a trilogia. Acho super válido você não dar mais detalhes, pois nos deixa mais curiosa.
    As mortes são lindas e encantadoras, quero ser sequestrada por elas *-*
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb quero ser sequestrada ein UAHUAH. Boa leitura Bruna!

      Excluir
  13. Eu sempre vejo o pessoal falando desse livro por aí, já tinha até colocado na minha lista de querências, mas por algum motivo obscuro do universo, nunca o li. Eu eu até tenho no kindle, mas vai saber... Gostei do que falou sobre ele, só reforçou a vontade que tenho de lê-lo, mas ainda não sei quando.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveita que tem no kindle, vai lá, liga o Kindle, acha o livro e começa a ler, depois me conta o que achou :P
      Beijãooo

      Excluir
  14. Olá,
    Eu fiquei doida para ler esse livro quando a Pepper me mandou uma mensagem no skoob, pedindo para que eu desse uma olhada no livro dela. Nunca li uma resenha do livro que desse tantos detalhes como a sua e me deixou bem mais curiosa. Quero muito ler! E parabéns pela sua resenha, que está maravilhosa!
    Um grande beijo,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em ter atiçado mais a sua curiosidade *_*, leiiia. Beijocas, Mari

      Excluir
  15. Olá, eu nem tenho o que comentar que sou fã de carteirinha da Pepper desde que peguei seu e-book na amazon no final de 2014... Eu peguei fiquei fissurada, fui atrás dela e descobri que além de talentosa a mulher é uma querida fofa e simpática, depois dai sou tiete assumida dela.
    Como você só leu os dois primeiros prepare seu coração pro final que é tenso, doido e muito fodástico!
    Se ela escrever qualquer outra coisa vou querer ler, meu sonho é a trilogia Não Pare inteira na minha estante e vou realizar assim que Valentina lançar o terceiro...
    beijos e parabéns pela resenha!!

    Giuliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vou começar o 2 essa semana, já estou com medinho do final! haha.

      Excluir
  16. Ah como eu amei esse livro <3
    Eu comprei ele esse ano, li em dois dias e achei simplesmente perfeito.
    Comprei a continuação, mas ainda não li.
    Muito bom mesmo.
    abraços.

    ResponderExcluir
  17. Estou bastante interessada em ler esta série, pois tenho lido resenhas positivas sobre ela. Adoro essas temáticas sobrenaturais. Só não gosto quando se trata de terror pesado, mas não me parece ser o caso nesta obra. Parabéns pela sua resenha, muito boa, e pelo cuidado em não revelar nada para nós que ainda não lemos, mas pretendemos ler.

    ResponderExcluir
  18. Olá Mari!
    Eu já li o livro da Pepper e fiquei maravilhada com a história. A forma com ela construiu o enredo e os personagens é magnífico. O meu favorito é o Richard ele é a morte mais linda que já vi.
    E o final do livro? É de arrancar os cabelos.
    Já tenho Não Olhe e em breve pretendo ler e me deliciar com mais dessa história.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Ele me deixa muito feliz!