[Resenha] Álbum de Casamento

 
 
 
 
 
 
 
Álbum de Casamento
Livro 1 – Série Quarteto de Noivas
Autor: Nora Roberts
Gênero: romance
Sinopse:
Álbum de casamento conta uma linda história de amor, amizade e família – e daqueles momentos imprevisíveis que transformam uma imagem bonita numa verdadeira obra de arte. Quando crianças, as amigas Parker, Emma, Laurel e Mac adoravam fazer casamentos de mentirinha no jardim. E elas pensavam em todos os detalhes. Depois de anos dessa brincadeira, não é de surpreender que tenham fundado a Votos, uma empresa de organização de casamentos bem-sucedida. Mas, apesar de planejar e tornar real o dia perfeito para tantos casais, nenhuma delas teve no amor a mesma sorte que tem nos negócios. Até agora. Com várias capas de revistas de noivas no currículo, a fotógrafa Mac é especialista em captar os momentos de pura felicidade, mesmo que nunca os tenha experimentado em sua vida. Por causa da separação dos pais e de seu difícil relacionamento com eles, Mac não leva muita fé no amor. Por isso não entende o frio na barriga que sente ao reencontrar Carter Maguire, um colega de escola com o qual nunca falara direito. Carter definitivamente não é o seu tipo. Professor de inglês apaixonado pelo que faz, ele cita Shakespeare e usa paletó de tweed. Por causa de uma antiga quedinha por Mac, fica atrapalhado na frente dela, sem saber bem como agir e o que falar. E mesmo assim ela não consegue resistir ao seu charme. Agora Carter está disposto a ganhar o coração de Mac e convencê-la de que ela é capaz de criar suas próprias lembranças felizes.
Nota: 4/5
Onde comprar:
Saraiva (R$ 17,50) – Álbum deCasamento
Box Quarteto de Noivas
 (R$ 55,80) – Saraiva
 
=== Resenha ===
 
Demorei um pouquinho para escrever essa resenha porque sempre tive vontade de ler algo da Nora Roberts e me envolvi tanto que precisei ler todos os livros antes de parar, respirar, e falar como me senti. Espero conseguir deixá-los ansiosos pela leitura!
 
Algo bem característico nos quatro livros é a amizade e o senso de família que essas quatro amigas possuem e como elas se completam, como se fizessem parte de um bando.

Parker é a típica amiga rica. Não rica, mas riiiicaaaa! E tem um irmão que é o sonho de consumo de qualquer melhor amiga. Falarei mais do Dell em uma das resenhas. No entanto, mesmo nadando em dinheiro, ela não é esnobe, mesquinha, muito menos patricinha. Seus pais os criaram para serem pessoas que batalham pela vida, sem esperar que o dinheiro conquiste tudo por eles. Ela é controladora, extremamente organizada e perfeccionista e podemos acrescentar: adoravelmente leal. Ela é essencial em muitos momentos nos três primeiros livros e a forma decisiva com que age com todos pode ser útil para seus amigos e um alivio para as noivas que contratam os serviços da “Votos”, mas podemos dizer que não a auxilia quando o assunto é o seu próprio coração. Parker é a responsável pela administração geral da empresa dessas amigas e em apagar incêndios para as noivas que as contratam.
Emma é a amiga sonhadora. Acho que devo ter um pouquinho dela, porque flores, arco-íris e um príncipe encantado estão na minha lista de “desejos” desde os meus cinco anos de idade. E para encontrar o tal homem dos seus sonhos, Emma sai com muitos rapazes, a maioria que ela dispensa logo no primeiro encontro ou arranja um par perfeito para ele. Ela ama flores desde criança e é responsável pela decoração e arranjos nos casamentos celebrados pela “Votos”.
Laurel ama cozinhar e desde a adolescência se dedica quase integralmente a estudar culinária, se aperfeiçoar para ser uma grande confeiteira um dia. É responsável pelos bolos, doces e tudo o que será comestível na celebração de união de um casal na empresa. Possui alguns complexos por ter sido muito pobre, é do tipo irritadiça, principalmente com Dell, irmão da Parker, mas tudo porque guarda um segredo que nenhuma de suas amigas desconfia. Apesar de terem uma politica de compartilharem tudo, tudo mesmo, isto ela conseguiu guardar para si.
Mac ou Mackenzie é quem iremos conhecer mais profundamente neste primeiro livro. Diferente de suas amigas que sempre amaram brincar de Casamento na infância, ela preferia fazer qualquer coisa a se vestir de noiva, madrinha, noivo ou padre para as cerimônias que a Parker já organizava quando eram crianças. Foi em uma dessas brincadeiras, depois de ter ganhado uma câmera fotográfica profissional do pai ausente, que Mac descobriu sua paixão pela imagem e essa paixão a fez se profissionalizar e se tornar a responsável pelas fotografias e filmagens nos eventos da “Votos”.
Mac é intuitiva e muito criativa com suas fotos. Assim como as outras, costuma prestar muita atenção aos noivos para ajudá-los a configurar as fotos para o convite, as fotos antes do casamento, durante a cerimônia e depois. O que mais a atrai é a possibilidade de eternizar momentos. Momentos que são lindos, perfeitos e que ela sabe que poderão não durar para sempre. Mas a imagem ela pode fazer durar.
Ela tem uma relação bem complicada com a mãe Linda e seu pai quase não é citado nos quatro livros, pois a abandonou assim que encontrou outra mulher. Linda já se casou tantas vezes que Mac nem se dá ao trabalho de parabenizá-la quando um novo casamento se aproxima, no entanto, sempre acaba cedendo às chantagens da mãe e aos choros fingidos para se livrar rapidamente do problema quando Linda resolve aparecer.
É a típica pessoa egoísta, que só pensa em si mesma, não se preocupa com os filhos que coloca no mundo e que busca por um amor, como se fossem roupas em uma vitrine. Linda me pareceu solitária, o tipo de pessoa que não está satisfeita consigo mesma, mas não consegue perceber que precisa mudar para se sentir feliz e completa. E então, para não se sentir a única infeliz, inferniza a vida dos outros e lamenta cada passo dado.
A relação delas é exaustiva e por sorte, Mackenzie tem suas melhores amigas para ajudá-la quando o furacão Linda aparece. E o trabalho, onde ela se enfia quando está irritada demais para qualquer outra coisa.
É num destes eventos que elas organizam que conhecemos o professor de literatura Carter. Ele estudou com elas na adolescência e teve uma paixonite quase incurável pela ruiva Mackenzie. E sendo o típico nerd tímido e que sofre bullying no colégio, jamais teve coragem de trocar uma única palavra com ela. Para a sorte dele, anos depois, sua irmã vai se casar e contratou a “Votos” para organizar desde a cerimônia à festa depois do casamento.
É durante uma prova de bolos e uma reunião com as quatro sócias da “Votos”, que Carter e Mac se reencontram e aquela chama antiga reacende, deixando o nerd louco para colocar em prática seus pensamentos mais impuros com a antiga colega de escola.
O desenvolvimento do casal é agradável e os obstáculos que a escritora coloca para eles superarem são um pouco óbvios demais, mas ainda assim aceitáveis. Mesmo pensando que a Nora poderia ter explorado um pouco mais as emoções de cada um, deixando o leitor com as próprias emoções em frangalhos, eu gostei de como ela conduziu a história. Não houve grandes momentos de tensão ou de desespero, a história contou o que precisava ser contado. E na sequência podemos acompanhar um pouco mais do casal, mesmo eles se tornando secundários nos outros livros.
Uma característica marcante do Carter: ele é super atrapalhado!
Dei nota 4 porque realmente adorei a amizade dessas quatro garotas e por consequência dos rapazes também. Consegui me sentir como se fizesse parte da “Votos” e da vida delas enquanto lia e isso pra mim é um super ponto positivo.
Amanhã teremos resenha do próximo livro: “Mar de rosas”.
 
Espero que tenham gostado.
 
E não se esqueçam de participar do sorteio da Semana Guardião e de também garantir seu livro na pré-venda!
http://mariscotti.blogspot.com.br/2015/08/semana-guardiao.html
 
Beijos,
 
 
 


2 comentários :

  1. Olá!

    Li os quatro livros (o último resenhei hoje)e sim, a série é demais! Sobre o primeiro livro, Mac é um doce e Carter é o sonho de consumo de qualquer mulher, por incrível que pareça. O que me irritou, além dos capítulos começarem no meio da folha, foi a Linda. Que mulher insuportável!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ei Mari, igual a você eu sempre tive vontade de ler algo escrito pela Nora, mas ainda não consegui hahaha. Quando esse quarteto foi lançado, eu ouvi muitos comentários positivos, e fiquei curiosa pra conhecer a história dessas quatro amigas! Adorei sua resenha , e acho que seus comentários a respeito da obra são muito significativos, partindo do pressuposto que você é uma autora e sabe do que esta falando.

    beijos, Anna

    www.amigadaleitora.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Ele me deixa muito feliz!