[Evento] Semana do Livro Nacional SP 2015

 
 
 

Meus amores!

Na semana passada ficamos sem atualizações no blog porque eu estava ficando maluca com tantos detalhes para terminar para o evento que aconteceu no sábado passado na livraria Martins Fontes.

Para aqueles que não puderam ir, vou contar um pouco de tudo o que rolou por lá.
 


 

Desde 2013 a Semana do Livro Nacional acontece todos os anos no mês de julho. Este projeto foi idealizado e é organizado nacionalmente pela escritora Josy Stoque e visa levar para perto do leitor, escritores conhecidos e desconhecidos na literatura brasileira.

Cada Estado possui seus organizadores regionais, responsáveis por fazer o evento acontecer em uníssono com os demais. Na capital de São Paulo a responsabilidade é da escritora Mari Scotti (euuuu) desde 2014.

No ano passado consegui que o evento ocorresse em duas livrarias, uma em cada sábado da Semana do Livro Nacional, no entanto, este ano, não foi possível, pois é correria demais pra uma pessoa só. Achei melhor me focar em um único evento e fazer bem feito, do que me dividir em mil e não alcançar meus objetivos para 2015:
- dobrar a quantidade de pessoas assistindo;
- melhorar a qualidade das palestras;
- melhorar os sorteios de brindes. 
 

Confesso que quando coloquei estas metas pessoais, não esperava conseguir alcança-las! E fico feliz em dizer que as alcançamos não por meu mérito, mas de todos que se envolveram neste projeto divulgando, doando seu tempo, brindes, chamando os amigos e comparecendo no dia 18/07 lá na Martins Fontes. Meu muito obrigada é para todos vocês!

 

Sobre o evento

Estávamos programados para iniciar as atividades às 14:00h em ponto, mas devido a um acidente na estrada, o ônibus de uma das escritoras que estava previsto para chegar às 10:30h em São Paulo, chegou mais de 13h o que culminou no atraso da organizadora e dos brindes. Eu fiquei bastante agitada com meu atraso, mas o que mais me deixou tensa, foi entrar na sala da Martins Fontes e me deparar com isto:

 (lotadoooooo)
 

Sala lotada, pessoas sorrindo, quase tudo organizado pelos meus amigos Lari Azevedo, Robson Gabriel, Denise Flaibam, Carolina Bizo, Gabriella, Ana Paula Carvalho Martins, Ana Carolina Lyoko e estes são os que eu sei que arrumaram tudo, fora os que se envolveram e eu nem pude agradecer! O mais engraçado é que eu não pedi para ajudarem e fizeram mesmo assim (e para quem eu pedi, não fizeram nada haha, não contem a ninguém). Gente, não sei nem como agradecer o empenho de vocês! Vocês são demais! Obrigada!

Me deparar com a sala lotada me deixou ainda mais nervosa, porque ninguém sabe, mas eu sou MEGA TÍMIDA!

Corremos para finalizar a organização e em dez minutos iniciamos as atividades previstas, enxugando apenas o tempo para conseguirmos fazer tudo.

Algo que ficou para testarmos novamente no próximo evento foi o hangout que infelizmente não deu certo porque meu notebook não captou as vozes. Mas não desistimos disto ainda! 
 

Palestras
 
 Luciana - Amazon

Como em 2014, este ano também contamos com o apoio e a presença de um representante da Amazon para falar um pouco sobre publicações na plataforma e o concurso Brasil em Prosa que está rolando até 31/07/2015. A Luciana é uma fofa, ficou até o final do evento e participou de tudo sorridente! Tirou dúvidas dos presentes e mostrou que ser escritor não é assim tão complicado, basta usarmos as ferramentas disponíveis no site da Amazon.
 

A escritora FML Pepper aproveitou para contar um pouco como foi sua experiência com a Amazon: “Acreditei na Amazon quando ela começou no Brasil”, disse em um de seus comentários.
 
 Eleonor Hertzog - Mundo Uno


A escritora e editora Eleonor Hertzog (Mundo Uno) também palestrou, falando sobre como é o processo de avaliação de originais e também sobre morte de personagens em livros. Nos mostrou o lado inverso da publicação independente, pois para enviarmos nosso original à uma editora, é importante primeiramente sermos críticos de nós mesmos. Escreva, reescreva e somente quando se sentir pronto e que seu livro está excelente, aposte em solicitar avaliações em editoras.

Revelou-nos que é pediatra, que tem medo de sangue, mas que ajuda a muitos escritores (principalmente no chat do grupo Trilhando Páginas) a matarem e ferirem seus personagens de forma convincente, pois o que mais lemos por ai são mortes e ferimentos impossíveis de acontecer na vida real (ou melhor, de se curarem como mágica).
 

 mesa com escritores convidados


Após as palestras, recebemos na mesa os escritores Josy Stoque, Keila Gon, Eleonor Hertzog, Babi A. Sette, FML Pepper, Denise Flaibam, Renan Carvalho e Ignez Scotti. Eles falaram um pouco sobre como começaram a escrever e como conseguiram publicar seus livros e compartilharam sobre a história de cada um, deixando cada expectador desejoso por ler suas histórias.

Meu parabéns especial à escirotra Babi A. Sette que superou sua timidez (maior que a minha) e até segurou o microfone para se apresentar! Estou orgulhosa!
 
 

Abaixo deixarei informações e Book Trailer de cada livro.
 

Uma Janela Fechada - Ignez Scotti
(minha mãe!! Weee)
 
 

Supernova - O Encantador de Flechas
 
 

Os Mistérios de Warthia
 
 

Série Cores
 
 

Cisne - Uma geração. Todas as decisões.
 
 

Não Pare!
 
 
 

Babi A. Sette
 
Entre o amor e o silêncio
 

A promessa da Rosa
 

Josy Stoque
 
Puro êxtase
 

Não espere pelo amanhã
 

 

E como prometi, não deixei de mostrar a capa do segundo volume da série Neblina e Escuridão no final do evento! Quem não viu... surte comigo!
 
(meu coração não aguenta!)
 
Ao fim, fizemos sorteio de mais de 45 Kits com livros e mimos doados por editoras, blogueiros, escritores e cada participante foi para casa com um kit com marcadores, bottons e “primeiros capítulos” também doados. Ninguém saiu do evento sem uma lembrança em mãos. E isso é o que me deixou mais feliz.


Agradecimentos
(tivemos muito mais, mas meu cérebro não lembrou o nome de todos, sintam-se representados)
 


 

Segundo a quantidade de números sorteados, estimamos cerca de 250 pessoas presentes no evento e agradeço a cada um por acreditar e comparecer! Espero revê-los no próximo que não será mais em agosto devido a livraria ter marcado dois eventos similares para o mesmo dia. Quando soubermos a nova data, repassaremos à todos.
 

Quem – assim como eu – já está ansioso para a Semana do Livro Nacional de 2016?
 
 


 Post válido para o TOP Comentarista de julho


6 comentários :

  1. Weeee!!!!!

    Mari, vc sempre arrasa! Adoro seus eventos, qdo não posso ir quase entro em depressão! O.O kkkkkk

    Amei, amei, amei! Muito obrigada por tudo! Tenha certeza que ano que vem estarei lá de novo surtantooooo, como sempre! u.u

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh flor, se eu pudesse te contratava como minha acessora pessoal para assuntos de EVENTOS! haha. Adoro a sua presença. Obrigada pelo apoio de sempre <3

      Excluir
  2. Ola!

    O evento foi demais, mesmo eu não tendo sido sorteada, rs. A palestra da Eleonor foi demais, nem sei como falar de tudo que senti no dia! Meu post só falou uma parte! Espero vê-la em outros eventos e sim, vamos tirar fotos!!!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ah, que post lindo!

    Eaae evento deve ter sido maravilhoso, pena que eu moro no Rio de Janeiro.

    Quantos livros novos!!! Amei.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Que bom que ocorreu tudo bem. Pena que moro tão longe e não pude ir =/ Mas quem sabe no ano que vem não vou??
    Que venha 2016!!

    ResponderExcluir
  5. Deve ter sido muito bom mesmo, infelizmente não pude ir porque é muito longe, e infelizmente esses eventos nunca tem proximos a minha cidade

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Ele me deixa muito feliz!