[Resenha] A mais pura verdade


A mais pura verdade 
Autor: Dan Gemeinhart
Editora: Novo Conceito
Sinopse: Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha. Mas, em certo sentido um sentido muito importante , Mark não tem nada a ver com as outras crianças.

Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram. Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier.Nem que seja a última coisa que ele faça.  A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.


=== Resenha ===

A Mais Pura Verdade é um livro para se devorar em uma tarde. Com uma narrativa extremamente envolvente e fluída, é difícil deixar o livro de lado e não embarcar nas aventuras de Mark e seu fiel companheiro, o cachorrinho Beau. Infanto-juvenil, o livro começa sendo narrado por Mark, um garoto de doze anos que tem câncer e decide realizar seu último grande feito, o que irá definir sua existência: escalar o Monte Reinier. Para ele, é extremamente importante que isso aconteça, já que havia prometido ao avô, mas sabe que por estar frágil e debilitado, seus pais não apoiariam a ideia. Assim, depois de um plano meticulosamente arquitetado, ele junta o pouco dinheiro que tem, coloca Beau em uma mochila, e foge de casa, indo atrás de seus sonhos.

Os capítulos são intercalados entre a narrativa em primeira pessoa de Mark e a narrativa em terceira pessoa, com foco no que acontece na casa do menino, no desespero dos pais em busca do garoto desaparecido e na angústia de sua melhor amiga Jess, a única que sabe para onde ele foi, mas fica na duvida se deve respeitar ou não o desejo de Mark de guardar o segredo. Os capítulos em terceira pessoa são mais curtos, sendo mais considerados como observações, já que são enunciados como capítulos 1 ½, 2 ½, 3 ½ etc. O grande destaque fica para a jornada de Mark.

Com as passagens compradas e pouco mais de 100 dólares no bolso, ele segue para sua aventura, sempre com Beau. Durante a viagem, Mark passa por diversos obstáculos, como ser roubado e espancado por um grupo de adolescentes valentões, ser pego pelo motorista do ônibus em que estava sem ter passagem, ser reconhecido como a criança desaparecida dos jornais, entre outros. Quando estava pensando em desistir, porém, seu cachorro faz com que ele se lembre de seu propósito e o ajuda a seguir em frente.

Considero a relação de Mark com Beau uma das amizades mais bonitas da literatura. Em todos os momentos, eles estão apoiando um ao outro, como melhores amigos. Inclusive, se entendem melhor do que ninguém. Beau sabe da importância da escalada para Mark, por isso, de sua maneira, incentiva o amigo. Durante a jornada eles passam por diversas dificuldades, que quase resultam na morte dos dois, mas o amor e a amizade genuína que um sente pelo outro são capazes de reverter as mais difíceis situações. Para mim, a relação de Mark e Beau é o ponto alto e o que faz valer a história.

O livro traz também uma lição legal de esperança. Por diversas vezes, durante a sua viagem, Mark foi ajudado por desconhecidos, que não conheciam sua história nem suas motivações. Ao invés de enxergar a bondade do próximo, em muitas delas ele reagiu de forma negativa, como se estivesse com raiva do mundo e de todos. Quase tarde demais, ele percebe que estava sendo egoísta, que deveria valorizar mais as pequenas atitudes que transformam o ser humano.

A Mais Pura Verdade é um livro capaz de conquistar o leitor no primeiro capítulo. Ainda que voltado para leitores mais jovens, pode ser apreciado por todos, já que a história é encantadora, assim como os personagens. Impossível não se sentir comovido pelos amigos Beau e Mark e torcer para que tudo dê certo no final. O fim é deixado em aberto, para ser preenchido pela imaginação do leitor, apesar de ter um tom otimista. A narrativa do autor, que publica seu romance de estreia, é muito boa e deixa um gosto de quero mais. Enfim, a obra está mais do que recomendada!

Quanto à edição: gostei bastante da capa, que ao mesmo tempo que singela representa muito bem a história. O projeto gráfico também está bem bonito. Os capítulos que alternam as narrativas são trabalhados de maneira diferenciada e o livro conta com algumas ilustrações. A diagramação facilita a leitura, pois possui um tamanho bom de fonte, assim como margens no tamanho ideal. Além disso, não encontrei erros de digitação ou revisão.

Link de compra:
Submarino


Camila

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Ele me deixa muito feliz!