[Entrevista] Escritor Rodrigo Mendes

 
Olá pessoal!
 
Hoje retorno ao blog para apresentar a vocês um escritor que conheci no primeiro evento do Trilhando Páginas lá em Campinas e que se tornou nosso queridinho logo de cara. Não apenas por ser também autor da Novo Século como a maioria das meninas do grupo, mas por ser a simpatia em pessoa.
Espero que gostem da entrevista e que retornem para ler a resenha de Atemporal que será publicada na próxima semana.
 
Enjoy!

 
1.      Fale um pouco sobre você.
Uau.. isso é difícil né. Bom, vou do básico. Tenho 37 anos, casado há 11 anos, e tenho um filho de 8 anos. Sou uma pessoa tranquila, gosto de ajudar os outros, e gosto de planejar tudo que eu vá fazer.  E isso pode ser bom ou ruim.. J  
 
2.      Como descobriu que gostaria de ser escritor?
Sempre fui apaixonado por livros. Sempre sonhei em trabalhar de alguma forma com literatura, e antes de me tornar escritor, eu sonhava na verdade em abrir uma livraria. Mas de uns tempos pra cá, eu pensei que poderia escrever um livro e comecei a amadurecer a ideia. Mas tinha que ser algo bom...
 
3.      O que você fez para se aprimorar nessa arte de contar histórias?
Acho que a única coisa que eu fiz, foi ler muito. Mas no meu trabalho, eu tenho que escrever muitos e-mails, e tenho que ser claro e sucinto. Acho que isso também ajudou a organizar melhor as ideias e passa-las para o papel.
 
4.      De onde surgiu a ideia para Atemporal? 
A ideia de escrever um livro já estava no meu subconsciente, mas faltava a inspiração para uma boa ideia. Tinha que ser algo bem “uau”... e foi então que tive esse sonho. Claro que não posso contar qual foi o sonho, mas foi com a “cena” inicial e com a “cena” final de Atemporal. Acordei e na hora pensei – “É isso!”
 
5.      Algo na história mudou de acordo com sua ideia inicial? Se puder nos contar sem soltar spoilers...
Bom, eu sabia qual era o início e o fim, mas o meio, esse eu tive que desenvolver e amarrar todas as pontas soltas, o que me fazia mudar alguma coisa que tinha escrito para que fizesse mais sentido. Mas uma coisa que posso falar, é que na primeira versão, a história do livro em 2023 se passava durante alguns meses, e eu mudei para alguns dias, para dar mais dinamismo e dar um senso de urgência à trama.
 
6.      Algum personagem foi inspirado em você ou alguém que conheça? Qual e que característica é mais marcante?
Em mim, não.. Mas o Henrique, o Rico, pai do Lucas, tem bastante coisa parecida com meu sogro. É teimoso, é turrão, não gosta de mexer em tecnologia, e faz de tudo pela família.
 
7.      Tem outros projetos? Pode contar um pouquinho?
Projetos, são vários. rs. Comecei a escrever meu segundo livro, também policial, mas confesso que preciso gastar mais tempo nisso. 
A questão é que estou gastando bastante tempo em outros projetos também... Além da divulgação do livro Atemporal. Nós criamos um grupo com alguns autores e blogueiras da região de Campinas, para realizarmos alguns eventos literários. Mas são um pouco diferentes. Nós falamos um pouco sobre nós, sobre nossas obras, mas o foco maior são mini-palestras, sobre diversos temas, como criatividade, dicas para publicar seu livro, comparações entre literatura nacional x estrangeira, a importância da divulgação e o que são os blogs literários e para que servem. Então esses eventos também estão tomando um pouco do meu tempo, mas é algo maravilhoso. Além disso, estou bolando um evento para atrair amantes da literatura, um churrasco literário... mas isso ainda é apenas uma ideia.
 
8.      No evento do Mochila Literária em Campinas soubemos que é possível que Atemporal tenha uma continuação. Mesmo que os leitores não insistam, por acreditar que é livro único, você pretende nos presentear estendendo em mais um livro?
Olha, os leitores na verdade estão pedindo uma sequência... rs... digamos que ao final do livro, deixo ganchos que podem ser explorados. Mas tenho que tomar muito cuidado. Se eu decidir continuar a história, tem que ser algo tão bom quanto Atemporal, por que caso contrário, a segunda história “estraga” a primeira impressão. Mas pode ser que ocorra sim. Em um futuro não muito distante. ;-)
 
9.      Alguma curiosidade sobre Atemporal que possa compartilhar? Qual?
Uma curiosidade bacana... existe um personagem, e só um, que existe de verdade. Mas não vou falar... hehehe... só que não é tão segredo assim. Procurando um pouquinho na página do livro no FB você encontra essa informação... e se não encontrar, pode me perguntar que eu dou dicas. Ou falo mesmo. Tenho um coração mole. rsrs
 
10.  Sabemos que muitos autores precisam de uma segunda renda, pois no Brasil o escritor não fica rico quando publica como a maioria teima em acreditar, por isso gostaríamos de saber: você tem uma segunda profissão ou trabalho?
Gostei muito da pergunta. Não pelo fato de deixar claro que não ficamos ricos, mas por me perguntar qual é minha segunda profissão. Sou formado em Análise de Sistemas, e trabalho em uma multinacional norte-americana como Coordenador de Projetos.
 
11.  Como é lidar com leitores e blogueiros? É como imaginava?
Com blogueiros, confesso que antes de publicar o livro, eu não tinha ideia, nem imaginava como poderia ser. Tem se mostrado bem interessante. Existem todos os tipos de pessoas, e como esse é um trabalho como outro qualquer, temos que tomar cuidado com quem nos relacionamos. Eu tenho o perigoso costume de acreditar nas pessoas, e às vezes isso nos causa problemas. Mas tive sorte... todos os blogueiros que conheci são super legais, entendem o lado do escritor, e estão sempre dispostos a ajudar. Quanto aos leitores, acho que ainda não caiu a ficha... participei da bienal, e ver uma pessoa fazendo festa porque você está ali, isso é meio surreal para quem até outro dia (e ainda hoje) faz compras no supermercado como todo mundo, leva o filho na escola, abastece o carro... somos pessoas normais, mas a partir do momento que o seu trabalho está lá fora, e muitas pessoas estão conhecendo, você passa a ser alguém “cuja opinião importa”. É estranho. É bom. Mas também é uma responsabilidade. Nos tornamos formadores de opinião. E é preciso ter cuidado com isso.
 
12.  Pretende se aventurar em outros gêneros literários? Quais?
Acho que minha preferência é de ficção policial, mas o céu é o limite. Poderia tentar algo na linha da fantasia. Talvez uma mistura... fantasia policial. Uau... isso pareceu interessante né.  
Comentário da Mari: SIM!!!! Muito interessante. Cheguei a pensar em uma parceria hahaha
 
13.  Deixe um recado para os leitores do Blog Coração de Papel.
Quero agradecer o carinho e a atenção de todos os leitores que chegaram até aqui nessa leitura... rs.. Ah, agradeço também quem começou a ler e parou, mas eles não vão ver esse agradecimento. Quero também dizer que como vocês sabem, a literatura nacional está crescendo cada vez mais. E isso graças a cada um de vocês. Mas para crescer ainda mais, falem a respeito. Compartilhem os posts que vocês gostam sobre os livros nacionais. Apresentem os livros para mais pessoas. Acredito que logo vamos ter o espaço que merecemos. E agradeço também por essa oportunidade de falar com vocês. Vou imprimir essa entrevista e colocar em um quadro. J
 
Abraços e beijos a todos vocês.
Rodrigo Mendes
 
            Só eu achei o Rodrigo um fofo?
            Obrigada pela entrevista Rodrigo e atenção, desejamos que faça muito sucesso! 
            Para adquirir seu livro Atemporal, clique nos links abaixo, o mais barato é no site do WallMart: 
 
Beijo,
Mari Scotti
 
 


6 comentários :

  1. Adorei conhecer!!!
    Ficção policial é meu gênero favorito

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
  2. Uaaaaaaaau isso ai! Meus dois autores favoritos juntos, já pensou? eu ACHO DIGNO!!! *-* Se rolar esse projeto e eu não foi a primeira a saber, vai rolar confusão, confusão das grandes, só avisando... u.u
    Eu sei qual é o personagem haha só não posso contar aqui :P mas você achou né Mari? eu já até vi fotos dele 'real' rs
    E nossa... eu preciso muito ir nesses eventos, meus fds estão corridos, o Rodrigo sabe como a vida de alguns trabalhados aqui da "firma" é :/ ou é nada ou é muito! e estou na fase do MUITO! sem fds :(
    e tenho acompanhado os post dele, e vi que os eventos são bem legais, as ideias... tudo! quero muito ir logo :)
    Enfim... a pessoa aqui se empolga demais! :p mas só queria dizer parabéns!! <3

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que fofa, obrigada! Pode deixar que se rolar, nós te contamos! <3 E espero que logo possa participar de algum evento conosco.

      Excluir

Deixe seu comentário! Ele me deixa muito feliz!