Ajuda... Mesmo?

Oi Pessoas,

Sei que haverão aqueles que me condenarão por este desabafo, mas sou do tipo que não esconde o que pensa e sou acessível para mudar de ideia se houver argumentos corretos e que me convençam que estou errada. Então, se você leitor, blogueiro, parceiro e etc não está a fim de ler verdades, pare por aqui.


Hoje em dia apareceram milhares de novos blogs, pois seus donos descobriram uma fonte fácil para ganhar livros gratuitamente: Autores desesperados por resenha.
Já pararam para pensar que o autor é novo, precisa de apoio e não custear mil livros mais uma vez doando para trocentos mil blogues?
Por que nós blogueiros compramos estrangeiros que já estão ricos, famosos, conhecidos, já tem um puta marketing da editora, resenhamos com gosto e dos nossos autores nacionais, que as vezes não tem nem pão pra comer em casa, nós dizemos que: É pouco você me dar um livro já que vou divulgar seu livro de graça.
Sério. Por que?
Se quer livro gratuito, faça parceria com editoras, elas tem mais condições que nós, escritores iniciantes, de doar livros. 
Eu deixo as vezes de comprar um remédio para a minha mãe, para enviar livros gratuiamente para blogueiros, porque eu pensava que era o mínimo que podia fazer, mas a maioria demora para ler, quando resenha, faz uma resenha porca, denegrindo o livro ou escrita de qualquer jeito (mesmo que o livro seja bom!) e não divulga.
Mas de livros estrangeiros compram até dois, um para si e um para sortear e assim bombar seu blog. 
Eu disse: a maioria e não todos. Tenho orgulho de ter doado livros ou vendido mais barato para blogs sérios, que entendem que a luta do autor nacional é pesada e ajudam de verdade, apoiando não só com resenha, mas as vezes ouvindo até nossos desabafos. Obrigada a vocês que são uns queridos! 

Eu entendo que é legal ganhar livro, faço mais barato para blogs porque eu gostaria mesmo é de ter condições financeiras de doar todos, mas não tenho. Então meus amores, vamos colocar a mão na consciencia e pesar: O que eu posso fazer para apoiar DE VERDADE a literatura nacional? 

O autor tambem divulga seu blog, também entra em suas promoções, também faz mil e uma peripecias para que o parceiro seja visto, é justo e ajuda tanto autor quanto blogueiro.
Vocês não fazem ideia do custo que é publicar um livro, pensar em brindes para chamr atenção, se matar de trabalhar por esse sonho que as vezes morre na praia, porque a fonte seca ($$) e não temos mais para onde correr.

Vamos tomar cuidado para não derrubar autores que só precisam da nossa ajuda para um dia ser bestsellers no Brasil, ser reconhecidos.

Desculpe se magoei alguém, mas ouvir repetidas vezes que doar um livro é pagamento para blogueiro, me machuca. 

Eu dou livros quando sinto no coração, quando o blog me parece sério, quando conversa comigo carinhosamente, ganha meu respeito... e ultimamente nem esses tem ganho, porque eu to meio pobre mesmo. haha

Um beijo, Mari Scotti

11 comentários :

  1. Concordo com tudo que você disse Mari! Faço das suas palavras as minhas. Sou contra tudo isso. É por essas e outras que jamais peço livros para autores; - e se faço uma resenha... é com carinho e tentando ser verdadeira. Infelizmente, os blogs atualmente só focam em quantidade e não qualidade; - e acham que por divulgarem o trabalho do autor, por obrigação o mesmo tem que doar sua obra.
    Eu sei bem o quanto estou gastando à parte $$$ pra ter meu sonho publicado. Mas, não fica assim não viu. Nem vale à pena e doe seus livros pra quem merece e quando você puder.

    Bjoooo grande da **Si.

    http://simplesmentesimoneblog.blogspot.com.br/

    http://eoceoi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Achei que ninguém ia ler rs. Ontem eu fiquei revoltada com quatro conversas que tive, no mesmo dia, com essa situação. É triste. Reconheço que tem pessoas que nos ajudam muito, mas infelizmente não temos como remunerar ninguém, só podemos agradecer sempre e retribuir esse carinho ajudando o blogueiro também.

    Obrigada Si!

    Conta comigo também.

    beijo, Mari

    ResponderExcluir
  3. É revoltante mesmo, Mari! Faço minhas as suas palavras! Já ouvi muita coisa na blogosfera, inclusive de pessoas que pegam o livro exclusivamente para usá-lo como troca pelo Skoob. Entendo até que muitos amem ler, e que não têm como arcar com os custos, mas se pagam fortunas em livros estrangeiros, por que não fazem o mesmo com a literatura nacional? Muito fácil levantarem essa falsa bandeira! Mas, enfim, graças a Deus existem aqueles que honram a nossa causa, e, claro, já aprendi a separar o joio do trigo. Bjss

    ResponderExcluir
  4. Clap, clap, clap! Parabéns por colocar em palavras tão bem escritas o que todos nós autores iniciantes sentimos Mari, e também pela coragem! É bom ver que não estou sozinha nisso...rs.
    Beijos e sucesso sempre querida amiga!!!
    Ah, e como eu digo sempre: continue a nadar, continue a nadar...

    elainevelasco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Concordo Mari, você arrasou! Muitas vezes, investimos dessa forma no nosso trabalho e acabamos não recebendo nada em troca. No início, tudo o que queremos é que conheçam nossa obra e acabamos metendo os pés pelas mãos e fazendo algumas escolhas que lá na frente nos decepcionarão. Mas vamos com fé que tudo dá certo. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Mari não venho aqui pra discorda de de você , mas como você mesma disse ai em cima , creio que esse processo seja uma via de mão dupla! Realmente os blogs literarios se tornaram uma fonte de ganhar livros para muitas pessoas , maas existem aquelas que fazem dele seu trabalho , seu meio de sobrevivência, então levam a serio! Faço Letras e sou uma eterna lutadora para que esse mundo "literario" ganhe aqui no Brasil o reconhecimento que merece , não vou se hipocrita e dizer que só leio nacionais , pois adoro os best sellers espalhados por esse mundão, no entanto tenho tentado balancear as minhas leituras entre nacionais e internacionais! Não quero tirar o merito de ninguém e muito meno julgar , mas acredito que essa blogosfera esta precisando passar por um processo mais criterioso!

    bom , essa é minha simples opinião!

    Beijos , Anna

    ResponderExcluir
  7. Anna, acho que você não entendeu meu desabafo. Não sou contra blogs que leem estrangeiros, eu leio e amo, faço resenhas também. O que eu desabafei foi que tem blog que exige que doemos livros, até que doemos dois, um para eles e um para sorteio, mas fazem diferença com estrangeiros. Não disse que não devem ler estrangeiros, não comprar, eu apenas comparei o absurdo que é.
    O autor nacional que não tem condições financeiras, as vezes é pisoteado por blogueiros que acham que devemos isso a eles, que levantam bandeira de apoio ao nacional, mas nem comprar o livro eles querem.
    Salvo os blogs sérios, de pessoas adultas, que valorizam o trabalho dos outros, sabem o que é batalhar pela vida.
    Enfim, não vou me prolongar, pq já falei o que penso.

    Obrigada pelo seu comentário! Bem vinda.

    Mari

    ResponderExcluir
  8. Oi Mari tudo bem? apoio seu desabafo!!! Aproveito para dar meu apoio e perguntar quando sai a continuação de Híbrida!!! Por favor nos diga alguma coisa!!!:f

    ResponderExcluir
  9. Mari, só tenho a dizer que amo seus livros. Insônia, comprei direto com você. Já Híbrida comprei na livraria. Aguardo ansiosa os próximos lançamentos. Sucesso sempre. :t

    ResponderExcluir
  10. Oi Eliana Vital, o proximo sai em 2014! De Insônia também haha.
    Obrigada pessoal!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Ele me deixa muito feliz!