Livro X Fanfic

Livro X Fanfic
(Postagem original em Sonhos e Contos da Maribell           
            
             Oi galerinha, como vão?
            Faz tempo que ninguém me vê por aqui, ne? Felizmente, é por motivo excelente! Estou nos tramites finais do lançamento de dois livros meus, que antes eram fanfics, e por isso o tempo está escasso. Propaganda básica, as fics eram: Insônia e Neblina e Escuridão. :P
            Aproveitando este gancho, entrarei em um assunto bem delicado, mas que virou mania entre os autores de fanfic, não apenas no TBF (Twilight Brasil Fanfics), como no Nyah, no Obsession e em vários outros ambientes de fanfics que você possa pensar.

“Sou escritor de fanfic, logo escritor de Best Sellers!”
 
            A onda de ex-escritores de fanfics tornando-se escritores de livros virou um tsunami no último bimestre e tenho me assustado com isto. Claro que super aprovo todos nós que começamos como fanfiquetes, a apostar em nosso talento e publicar, mas depois que entrei nesse mundo das fanfiquetes-publicadas, me deparei com um problemão: eu só achava que dominava a escrita, mas não domino.
            É duro aprender errando, o melhor mesmo é se aproveitar do erro dos outros para crescer, isso é usar de sabedoria.
            Considero-me uma boa escritora, não mediana e nem a melhor, mas boa. Tenho paixão e algum domínio sobre a Língua Portuguesa, mas não a ponto de não errar. Tenho feito cursos, lido muito, me aprimorado no que posso, mas sinto que fiz isso tarde, apesar de ter ainda como recuperar o atraso. Se tudo o que tenho aprendido já soubesse antes de publicar “Insônia”, teria melhorado muita coisa no enredo e na escrita. Não está mal escrito gente, calma! Continuem lendo, que entenderão! Hahaha.
            Muitos me procuram perguntando como se faz para publicar. A minha primeira pergunta é: Já terminou a sua história?
            Se a pessoa responde que sim, questiono: Alguém que não seja seu melhor amigo ou da família, leu?
            Se a resposta é não, oriento: Então peça para ler e não fique chateado (a) se acaso não ter o retorno que espera. Sendo negativo, use o que a pessoa lhe disser para melhorar e aprimorar tanto sua escrita quanto o enredo. Sendo positivo, alegre-se, mas continue procurando o aprimoramento.
            Não é porque tenho zilhões de seguidores nas minhas fanfics (a maioria que me procura é escritor de fanfic finalizada), que elas sejam boas.
            Uma crítica é sempre algo positivo, mesmo que magoe. E falo de críticas feitas para nos fazer crescer como escritores e pessoas, porque ofensa não é crítica. Separe bem isso.
            Agora, se quem me procurou diz que as pessoas que leram sua história, elogiaram muito, peço para ler a sinopse e por aí sei se ele tem talento mesmo ou apenas boa lábia. Dou o caminho, indico editoras boas, pessoas que confio e que possam ajudar a alcançar seu espaço, quando posso eu mesma me empenho em ajudar, porém de cinquenta que me procuram, uma pessoa realmente escreve bem e tem uma história excelente em suas mãos.
            Fanfiquete ou fanfiqueto (rs) de plantão, você quer ser escritor um dia? Aprimore-se. Leia muito, procure cursos, encontre pessoas que te ensinem a escrever melhor e a criar enredos mais maduros. Não tenha medo de errar e aceite críticas e, mesmo após alcançar esse tão sonhado patamar de “escritor nacional”, continue buscando o crescimento pessoal e intelectual e se cerque de pessoas que vão te impulsionar e não apenas elogiar sem fundamento nenhum.
            Posso ser um escritor de fanfic famoso hoje, mas um escritor de livros frustrado amanhã, porque fechei meus olhos para os meus erros, não me atentei se o enredo que criei é realmente bom, criativo e com aquele “a mais” que as editoras procuram e minha carreira não engajou. Por isso digo e repito: Aprimore-se.
            Dia 27/04/2013 haverá um curso ministrado pelo escritor Felipe Colbert. Ocorrerá em São Paulo e infelizmente não poderei comparecer porque será casamento do meu irmão no mesmo dia, mas se você leu e sabe que se enquadra entre as Fanfiquetes e Fanfiquetos (rs) que precisam se aprimorar ou entre os escritores que sabem que não podem parar no tempo só porque publicaram, acessem o site e participem dos cursos, tenho certeza que vai abrir horizontes e sua criatividade.
            Site: www.felipecolbert.com.br
           
            Pense nisso!
            Beijinhos, até a próxima.
            Mari Scotti

1 comentários :

  1. Primeiro gostaria de parabenizar Mari pelo excelente texto!
    Particularmente acho que hoje esta o modismo de fanfict, tem quem goste ou não. Para mim depende muito de enredo, tem alguns escritores que conseguem tornar a obra mas atrativa.

    Parabéns! Por seu novo lançamento e espero que seja um sucesso. Pode contar com o a Devoradora de Livros na ajuda da divulgação.

    Ah.. fiz a divulgação de Insônia

    Beijos.
    Deise
    http://www.devoradoradelivros.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Ele me deixa muito feliz!