Resenha: Confusões de um Viúvo

Confusões de um Viúvo
Autor: Rosane Fantin
Editora: Aped
Páginas: 213
Sinopse:
Em Confusões de Um Viúvo, encontramos Leonardo, jovem arquiteto, viúvo há dois anos e pai de duas lindas meninas. Ainda sofrendo com a saudade da esposa, a quem amava muito, tenta evitar o assédio de outras mulheres, pois acha que tem problemas suficientes para lidar – o trabalho, os cuidados com as filhas, a sogra dominadora, amigos que tentam arrumar-lhe um novo amor e a doença de sua mãe. Em meio a tudo isso, a nova professora de balé das meninas, Bruna, parece trazer consigo uma onda de azar a cada encontro. A atração entre eles é inevitável. Acompanhe as aventuras e desventuras de Leonardo nos belos cenários da cidade de Porto Alegre e da serra gaúcha.
Onde comprar:



=== Resenha ===
(com uma pitadinha de spoiler)

                Adquiri o livro “Confusões de um Viúvo” depois de participar de uma promoção no facebook feita pela Editora Aped. Participei como blogueira e fui contemplada com um exemplar logo após o lançamento em janeiro.
                Todos que costumam ler minhas resenhas conhecem meu gosto para literatura fantasiosa e como passo longe de livros que não tenham nenhum pinguinho de fantasia, porém quando vi a capa de “Confusões de um viúvo” há dois meses, logo soube que precisava ler! A pose marrenta do “viúvo”, o queixo quadrado e o jeitão da ruiva na capa (que descobrimos ser loira na história) me deixaram com a sensação que daria boas risadas com a leitura, e não estava enganada.
                Logo de início a Rosane nos cerca com a rotina de um viúvo que precisa abdicar de tudo para cuidar sozinho das filhas pequenas, Tati e Marina. A preocupação que ele tem de que elas não se sintam sozinhas e de estar presente em todos os passos que dão é fascinante e me vi encantada por Leonardo logo na primeira página.
                Ele as leva para escola de ballet e espera pacientemente o final da aula de cada uma das filhas, agüentando os assédios das mães solteironas que freqüentam o lugar. Leonardo, apesar de conviver com a dor de ter perdido sua esposa a pouco mais de um ano, tem reações engraçadas com a investida dessas mulheres. Me peguei rindo sozinha enquanto lia as cenas.
                Para tentar tirá-lo da rotina de cuidar das filhas, levá-las à escola, trabalhar, tentar cozinhar, colocar as meninas para dormir e reiniciar todo o processo de novo, Claudia, uma grande amiga de sua falecida esposa, resolve convidá-lo para um jantar que no fim se mostra ser um encontro às escuras com Denise, a irmã de seu marido.
                Leonardo se sai bem no jantar, conseguindo desviar das investidas femininas com carisma digno de um homem respeitoso e maduro, porém é durante este jantar que as confusões começam com Bruna que o observava de outra mesa e que coincidentemente é professora na escola de ballet das filhas. Ela acredita que Leo é o típico cafajeste que paquera mulheres na frente da própria esposa, pois o mesmo havia sido flagrado olhando a bailarina.
                Tudo acontece com esses dois, desde uma queda no lago do Redenção – outro ponto positivo deste livro é que a história relata divinamente os lugares e nos faz viajar para a cidade de Porto Alegre mesmo sem conhecê-la –, até uma batida de carro no estacionamento de um supermercado.
                Ambos acreditam que um e outro são comprometidos, tratam-se com certa resistência, rudeza e até indiferença, mesmo que sozinhos e longe de olhos curiosos, pensem um no outro sem parar.
                A construção do amor deles, as confusões a que são submetidos e a forma com que a Bruna se envolve com as filhas de Leo é encantadora e me deixou com um gostinho de quero mais ao terminar de ler a última linha.
                Em paralelo conhecemos Miguel e Ana, outro casal inusitado já que ele é um “Don Juan” incurável e ela uma “gata escaldada” que já não se deixa levar por palavras doces e gestos gentis. Ambos se vêem apaixonados logo no primeiro contato, porém possuem marcas em suas vidas que os fazem recear a aproximação em um primeiro momento. É lindo notar como Miguel e Ana mudam por causa do amor que começam a sentir um pelo outro.
                “Confusões de um viúvo” não retrata apenas duas histórias de amor, mas como o amor é a chave para se resolver a maioria das dificuldades que vivenciamos no dia a dia, desde um simples machucado até a falta de contato com um parente que amamos e com quem nos desentendemos. Apesar de ser um livro leve, engraçado e romântico, trás valores de família que às vezes achamos estar perdidos no mundo atual.
                O único ponto negativo que encontrei no livro, infelizmente, foi a revisão. A escrita é muito bem feita, mas em algumas frases percebi um ponto de interrogação no lugar de duas ou três palavras o que me leva a entender que houve algum erro no arquivo antes da impressão e não erro na revisão em si.  

                Já ouvi falar que muitos escritores nacionais querem adquirir esse livro – e também leitores ávidos por histórias fofas –, por isso decidi presentear o meu exemplar para algum sortudo.
                Fiquem atentos às promoções de fevereiro, pois a qualquer momento posso colocar o viúvo na sessão!

Nota: 10!

Amplexos exaustivos – como diria um velho amigo meu.

Mari Scotti

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Ele me deixa muito feliz!